TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO INTERDICIPLINAR – CORRIDA MALUCA

Por:   •  1/5/2020  •  Artigo  •  2.579 Palavras (11 Páginas)  •  115 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]


 

 [pic 2]

PROJETO INTERDICIPLINAR – CORRIDA MALUCA 

OLIVEIRA, Haniel Cardoso*; MELO, Lucas Paiva de*; PEREIRA, Mateus Veloso*; FIGUEIREDO, Renato Fernandes

Fonseca*; PEREIRA, Vinicius Galha*; OLIVEIRA, Gilzerene** 

 

* Discentes do curso de Engenharia Mecânica das UNIFIPMoc; ** Docente das UNIFIPMoc

 

 

 

 

RESUMO 

 

Como primeiro PPI na Engenharia Mecânica, foi proposto aos acadêmicos a realização da Corrida Maluca, tendo como base a já realizada pela Red Bull, e para isso, foi projeta e construído um veículo para dois ocupantes sem sistema de propulsão para participação na corrida a ser realizada nos arredores do CEPEAGE. Contendo no presente percurso definido duas curvas e uma rampa, sendo obrigatória a presença de dois integrantes da equipe no interior do veículo

durante todo o trajeto.  

Palavras-Chave: Carro. Corrida. Engenharia. Mecânica.

 

 

 

 

INTRODUÇÃO 

 

Com o fim da turma Engenharias Integradas os acadêmicos chegam ao curso escolhido, a Engenharia Mecânica, e logo de início têm como proposta a realização de uma Corrida Maluca já idealizada pela Red Bull, onde pessoas comuns confeccionam carros sem sistema de propulsão, conhecimentos científicos e se atiram ladeira abaixo em nome da diversão. A corrida Maluca que inspira o projeto do presente período foi inspirada na animação que fez muito sucesso em anos passados e compartilha o mesmo nome desde a animação, corrida da Red Bull e corrida realizada pela coordenação e acadêmicos do quinto período de Engenharia Mecânica a ser realizada no dia 29 de junho de 2019 - A Corrida Maluca.

Por se tratar de um ambiente acadêmico, a construção dos veículos possui um refinamento maior, pois levam em consideração às pesquisas, aplicação dos conhecimentos teóricos, desenvolvimento em ambiente

CAD, dentre outras  

atividades que compõem as etapas do projeto ao longo do semestre até a construção do veículo e a realização da corrida. A corrida tem como percurso os arredores do CEPEAGE saindo da rotatória atrás do prédio, tendo duas curvas e uma rampa até a chegada na entrada principal do Centro de Práticas. Além da aplicação dos conhecimentos teóricos, o projeto em questão possibilita a aprendizagem de técnicas de construção utilizando metais e ferramentas de corte, solda e medição, além do comum e fundamental trabalho em equipe, indispensável não só nos projetos acadêmicos, mas no mercado de trabalho.

 

 [pic 3]

 

          

Referencial teórico  

Resistência dos Materiais

 

Ela é uma das matérias mais importantes e complexas do curso de Engenharia Mecânica. Uma vez que, a estrutura do veículo será submetida a diversas forças em diferentes pontos e terá em seu habitáculo dois acadêmicos as chances de erro devem ser reduzidas aos menores níveis possíveis e essa redução se faz possível através da aplicação dos conhecimentos obtidos.  

É de fundamental importância para o sucesso do protótipo e segurança dos membros da equipe presentes no veículo, o cálculo, dimensionamento e montagem correta da estrutura considerando às mais diversas variáveis e propriedades dos materiais utilizados. A Resistência dos Materiais possibilita, através das propriedades dos materiais, o cálculo dos esforços pelos quais ele será submetido para uma maior assertividade na parte prática do projeto objetivando eficiência no cumprimento dos requisitos definidos para a competição e otimização dos custos.

Na Engenharia dos Materiais, a resistência dos mesmos é a capacidade de resistir a uma determinada força sobre ele aplicada, em função do processo de fabricação do material, de modo que os cientistas envolvidos aplicam vários processos para alterá-la. Devido ao profundo conhecimento sobre o assunto, a manipulação da resistência dos materiais pode ser feita de maneira perfeitamente quantificável e qualificada. Apesar disso, alterar essa resistência pode significar perder alguma outra propriedade mecânica (CELI, Renata, 2018).

Utilizando o somatório das forças nos eixos X, Y e o cálculo de momento (F.d) é possível determinar às forças exercidas sobre o veículo (tração, compressão,

cisalhamento, flexão, torção, deformação, tensão) e,  

 

 

através das propriedades dos materiais e técnicas utilizadas na montagem, têm-se a resistência do veículo como um todo ou em um determinado ponto de sua estrutura para que sejam feitas às melhores escolhas atendendo às mais diversas necessidades. Na engenharia não têm espaço para o senso comum, uma vez que a mesma objetiva o cumprimento das demandas com o menor custo possível. Isso evidencia a importância de um profissional da área desde a fase de concepção de um projeto até sua execução.

Além de toda essa responsabilidade, o estudo da resistência dos materiais é essencial para que se evitem prejuízos com gastos desnecessários de recursos. Ainda pode impedir o excesso de peso nas estruturas, facilitando a criação de projetos sustentáveis e com melhor rendimento (CELI, Renata, 2018).

A preocupação com os custos sempre está presente nos mais diversos projetos de inúmeras áreas, mas quando existem tensões atuando sobre a estrutura e o iminente risco a vida, a precisão deve ser alta para o sucesso do projeto. O domínio do conhecimento sobre resistência dos materiais é imprescindível e deve ser valorizado, pois, pode salvar vidas ou colocá-las em risco, podendo ceifá-las, nos casos mais extremos. 

[pic 4]

 

Desenho Mecânico 

 

  Desenho mecânico é de suma importância para Acadêmicos de Engenharia. A matéria implica no aprendizado em projetos, auxilia na leitura e na interpretação de desenhos mecânicos. A Engenharia mecânica, por exemplo, é uma ciência que recorre ao desenho técnico. Um veículo ou até mesmo peças e ferramentas podem ser representados em vistas (Frontal, lateral direita, lateral esquerda, Superior ou posterior) com Informações sobre as dimensões do projeto assim auxiliando profissionais ou acadêmicos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com