TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Planejamento e Projeto do Produto

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  728 Palavras (3 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA[pic 1]

Centro de Tecnologia

Departamento de Engenharia de Produção

Curso de Graduação em Engenharia de Produção Mecânica

Disciplina: Planejamento e Projeto do Produto

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO

Titulo do Projeto

(Projeto Básico)

EQUIPE DE DESENVOLVEDORES

Carlos Eduardo Di Monaco Durbano

Nome

Nome

Nome

João Pessoa, fevereiro de 2015

2014.1

1. Estrutura de Decomposição do Trabalho

Apresentar a Estrutura, com a função global, as subfunções e as atividades. Será analisado a relação das subfunções com a função global e se elas, somadas, perfazem 100% do projeto. Além do grau de decomposição escolhido.

2.Matriz de Decisão de Pugh

Apresentar os conceitos que foram construídos ou escolhidos no Projeto Conceitual. Após isso, fazer a seleção daquele mais adequado, utilizando-se da Matriz de Pugh e de quaisquer critérios que o grupo julgue interessante. Justificar cada escolha ou rejeição. Ao final dessa parte, descrever o conceito escolhido.

3.Requisitos do Produto

3.1. Modelo de Kano

O professor Noriaki Kano, preocupado com a satisfação dos clientes, desenvolveu um modelo relacionado ao desenvolvimento de produtos, que tem por objetivo auxiliar na priorização dos requisitos de um produto ou serviço, para atender as necessidades dos stakeholders do projeto. O modelo permite definir melhor os requisitos e o escopo do produto e do projeto, para melhorar o desempenho e a eficiência.

Noriaki Kano definiu o modelo em cinco categorias de preferência:

  • Requisitos obrigatórios: São atributos básicos e obrigatórios em um projeto, caso o produto não os possua, a insatisfação do cliente será garantida, caso os possua não produzira nenhum aumento de satisfação do cliente.
  • Requisitos atrativos: São atributos que se estiverem no produto, aumentarão a satisfação do cliente, excedendo as expectativas, porem se o produto não possuir estes requisitos, não diminuirá na satisfação do cliente. São considerados os requisitos de luxo do sistema.
  • Requisitos unidimensionais: São requisitos que trazem a satisfação do cliente de acordo com o grau de desempenho ou coerência.  
  • Requisitos neutros ou indiferentes: São requisitos que não geram nem satisfação e nem insatisfação para o cliente
  • Requisitos reversos: São requisitos em que se estiverem no projeto podem gerar insatisfação para o cliente, nos casos em que sua ausência geraria satisfação.

Analisando o modelo de Kano para este projeto, foi definida a utilização de três dos cinco requisitos, sendo eles: requisitos básicos; requisitos explícitos e requisitos de atratividade.

  • Requisitos básicos:

Rampa para subir os obstáculos;

Suporte para adequar a rampa ao obstáculo;

  • Requisitos explícitos:

Suportes simples e que facilite a utilização;

Projeto que fique bem armazenado, sem atrapalhar quando não estiver em utilização;

  • Requisitos de atratividade:

Rampas antiaderentes;

                         Suspensões no suporte para ajudar na subida.

3.2.Matriz de Requisitos

Na matriz de requisitos, para os requisitos finais do produto, tem-se para este conceito dois fatores que juntos buscarão a melhoria do projeto e o aumento da satisfação dos clientes.

        Como primeiro fator tem-se o desempenho. Com questões a serem feitas para a melhoria do desempenho como: Quão rápida é a preparação do produto para uso? Quão rápido é o processo de desmontar e a guarda do produto?  Quão eficiente é para o cliente? E se realmente cumpre a missão de facilitar na subida dos obstáculos, fazendo com que o cliente exerça o mínimo de força possível e não necessite da ajuda de terceiros.

        E como segundo fator tem-se a dimensão e o peso, onde devem ser observados para que estes não atrapalhem a usabilidade do produto, sendo muito pesado podendo interferir na movimentação da cadeira de roda, ficando mais pesada e necessitando de mais força do usuário, e sendo muito grande onde atrapalharia quando o produto não estivesse em uso ou até muito pequeno onde também dificultasse no manuseio.  

4. Portadores de Efeito

Descrever a relação entre Portadores de Efeito e os requisitos e subsistemas do produto. Quais Portadores de Efeito atenderão os requisitos? Mais de um requisito será atendido por um Portador?...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (131.5 Kb)   docx (399.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com