TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento do produto e do processo de produção

Por:   •  9/7/2018  •  Resenha  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 3

2.2.1 Planejamento do Produto

O Planejamento do Produto consiste em idealizar um produto, decidindo sobre sua forma, pesquisando a associado sua provável aceitação no mercado e calculando os custos de sua produção de forma a adequar os interesses e as necessidades dos clientes com os interesses e capacitação da empresa. O Planejamento do Produto está estritamente ligado à análise do ambiente, às vantagens e desvantagens existentes para determinado produto . Esta fase envolve decisões sobre um produto novo ou melhorias e adequações em produtos existentes, e envolve os seguintes aspectos:

Análise Econômica do Produto: Consiste em comparar o preço de mercado do produto com os custos de fabricação, usando se a análise do ponto de equilíbrio, uma técnica utilizada para calcular a quantidade do ponto de equilíbrio (QPE) que é a produção mínima necessária para pagar os custos totais envolvidos na produção e venda do produto. Esta técnica relaciona os custos fixos e variáveis da produção com o preço do produto para determinar a quantidade mínima de vendas necessárias para que o produto seja economicamente viável. O Ponto de Equilíbrio é aquele em que a linha da Receita Total produzida pela multiplicação das quantidades vendidas pelo preço unitário do produto, cruza com a linha dos custos totais, definindo a partir de quando ele gerará lucro (abaixo do ponto de equilíbrio, produzirá com prejuízos). A QPE indica a quantidade mínima que deve ser produzida e vendida para se obter resultados econômicos.

Custos Fixos (CF): São valores que não variam de acordo com a quantidade produzida, como aluguéis ou seguros.

Custos Variáveis (CV): São valores que variam de acordo com a quantidade produzida, como matéria-prima, materiais paraa embalagens e outros.

Custos Totais (CT): A soma dos custos fixos e variáveis.

Receita Total (RT): Referente à multiplicação da quantidade vendida pelo preço do produto.

Simulação e Desenvolvimento do Produto: Esta etapa inclui o desenho do produto, a contrução de modelos e protótipos, teste para garantia de aceitação do produto, entre outros.

Especificação do Material: Etapa que consite em pesquisas e identificação de todos os componentes e materiais necessários para a confecção do produto, na composição do serviços, como também o estudo das fórmulas, receitas e demais instruções para a fabricação.

2.2.2 Planejamento do Processo de Produção

Com o produto definido, o próximo passo é planejar o processo de produção. Esta fase é necessária tanto para uma empresa em início de operação, como para o caso de um produto novo, numa empresa em funcionamento. Esta fase do processo visa especificar as etapas de fabricação do produto ou criação do serviço, obedecendo a uma sequência lógica e racional. Inicia-se com o fluxo de entrada de matéria prima e termina com a estocagem do produto acabado. O Planejamento do Processo de Produção envolve as seguintes etapas:

Definição do Layout da Fábrica: (arranjo físico de máquinas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com