TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PRECONCEITO FEMININO NOS ESPORTES

Por:   •  8/2/2022  •  Artigo  •  3.573 Palavras (15 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 15

PRECONCEITO FEMININO NOS eSPORTES

Women’s prejudice in eSports

Lazaro Santos de Jesus1

Rafael Rezende Cunha2

Riviane Oliveira de Andrade3 

Thainá Menezes dos Santos4

Resumo: O machismo está perpetuado em meio a sociedade durante décadas, um comportamento que rejeita a igualdade de condições sociais e direitos entre homens e mulheres. Apesar de estar pouco aparente em meio a sociedade atual, ele aparece bastante no meio dos games, por ser um local em que o anonimato está evidente e sendo redirecionado para as mulheres que estão em meio ao mundo gamer. O gênero feminino representa mais da metade dos jogadores, e mesmo assim são constantemente atacadas por homens. O intuito dessa pesquisa é demonstrar as consequências causadas pelo anonimato e como as mulheres se comportam e passam pelos assédios constantes nas plataformas de games. Ainda que existam formas de diminuir o preconceito de gênero, nada se é feito, pois em meio a toda pesquisa se constata que a sociedade se faz omissa as denúncias e apoio as mulheres.

Palavras-chaves: Mulher; Games; Jogos Online; Violência; Assédio; Gênero.

Abstract: The male chauvinist has been perpetuated in Society for decades, a behavior that rejects equal social conditions and rights between men and women. Despite being little apparent in today’s Society, it appears a lot in the game, for being a place where anonymity is evidente and being redirected to women who are in the gamer world. The female gender representes more than half of the players, and even so they are constantly attacked by men. The purpose of this research is to demonstrate the consequences caused by anonymity and how women behave and undergo constant harassment on gaming platforms. Even though there are ways to reduce gender prejudice, nothing is done, because in the midst of all the research, it is found that society is silente on complaints and support for women.

Keywords: Women; Games; Online Games; Violence; Herassment; Gender.

1. INTRODUÇÃO

As mulheres veem apresentando ao longo do tempo um grande interesse com relação aos esportes, e ainda que hoje, encontremos uma participação delas em diversas modalidades esportivas, também é muito presente os preconceitos sofridos por elas. É evidente que mesmo tendo uma grande representatividade e feitos em meio ao esporte, a visibilidade e credibilidade feminina é julgada apenas pelo gênero e não pelos seus esforços.

O preconceito feminino nos esportes vem sendo visto durante anos, em qualquer tipo de esporte onde existem competidores de ambos os gêneros, é evidente que o gênero feminino, por vezes é mais prejudicado. Talvez por ser consideradas mais frágeis, temos percebido um certo receio em incluir mulheres em esportes que exigem muito contato físico ou que aparentemente contenham riscos. Vale ressaltar que entender essa problemática nos dias atuais requer um olhar mais analítico, tendo em vista que não é somente no esporte que afeta as mulheres, e sim, em suas vidas pessoais, podendo prejudicar tanto física quanto emocionalmente, pois no contexto, a perspectiva que uma mulher deve representar é de uma pessoa sensível, uma pessoa frágil. Esse tipo de concepção pode atordoar e trazer problemas psicológicos em torno do esporte.

Frente a essa realidade, com base em estudos científicos, este texto tem como objetivo identificar e analisar os impactos sofridos por mulheres que experienciam preconceitos no esporte online, mais conhecidos como eSports. Tendo isso em vista, o estudo está focalizado em como as mulheres procuram desassociar os preconceitos sofridos com a sua saúde mental, para que ao final não seja possível a intervenção em sua vida pessoal, contudo, observa-se que as mulheres sofrem a todo momento, e a internet em si propaga inúmeras fontes de informação que são inadequadas e fraudulentas, contando ainda com assédios e agressões psicológicas e verbais.

O simples fato de ser mulher já é algo bastante difícil, em pleno século XXl é possível observar a falta de respeito sofrida por elas, mesmo que em meio a sociedade haja a conscientização de que esses fatos aconteçam, ainda se tem um longo caminho a ser trilhado para que a igualdade seja alcançada.

O intuito desse trabalho é transparecer o estranhamento das adequações à resistência que o gênero feminino sofre acerca dos jogos online, com ênfase no League of Legends (LOL), um jogo que já se tem bastante visibilidade em todo o mundo, mas que ainda transparece a indiferença com as mulheres.

No Brasil em 2020 foi realizado um levantamento pela Pesquisa Game Brasil (PGB) onde mostrou que o gênero feminino faz parte de 69,8% do público que jogam games, mesmo sendo mais do que os homens, a indiferença com elas é ainda alarmante.  

        A metodologia aplicada foi o método de pesquisa, com base em artigos e sites que fornecem dados a respeito dos eSports e notícias com relação a plataforma do jogo, tendo isso em vista, o objetivo principal da pesquisa é transparecer as restrições sofridas pelas mulheres no meio virtual, e evidenciar que com tanto preconceito é possível notar a objetificação dos corpos femininos em personagens, mas ainda sim não respeitam as mulheres.

2. DESENVOLVIMENTO

Motivos pelos quais as mulheres estão sempre em meio ao preconceito

        No cotidiano é perceptível o tratamento que muitas mulheres sofrem com relação ao gênero masculino, infelizmente, esse costume advém do patriarcado que perdurou durante muitos séculos, mas que até os dias atuais deixa seus rastros em meio a sociedade. Mesmo com o crescimento atual do empoderamento feminino, há ainda o intuito de uma ruptura da desigualdade social entre os gêneros, pois é evidente que o tratamento com relação a mulher é de que são um gênero que não tem o direito de estar onde desejam.

        Atualmente existe o “patriarcado mascarado” onde ainda se perdura a desigualdade de gênero, tendo em vista que na sociedade atual é possível a observação de determinadas subordinação das mulheres, que consequentemente acaba influenciando diretamente na identidade feminina. A evidencia desse ponto está atualmente em meio aos games, onde mesmo que as diretrizes digam que não pode haver assédio, perseguição ou ameaça dos jogadores a qualquer tipo de gênero, a realidade não condiz com o que é proposto, pois hoje, muitas se escondem por trás de nomes falsos para que possam jogar em paz.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (145.3 Kb)   docx (21.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com