TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Preparo de Soluções

Por:   •  11/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  704 Palavras (3 Páginas)  •  108 Visualizações

Página 1 de 3

No experimento, foram realizados os preparos das soluções de ácido clorídrico e hidróxido de sódio. E, posteriormente, suas diluições. Para isso, foi utilizada balões volumétricos, djkdkpk...

  1. Ácido Clorídrico
  1. Preparo da solução

Em primeiro lugar, é necessário calcular a massa de HCl para preparar 100 mL de solução 0,4 mol/L.

Dados da solução concentrada de Ácido Clorídrico utilizada:

Densidade = 1,19 g/mL; Massa molar = 36,461 g/mol; Pureza = 37%

O valor encontrado de 1,22 mL corresponde somente ao volume de HCl. Como a solução utilizada apresenta pureza de 37%, é preciso descobrir o volume que deve ser pipetado da solução concentrada de HCl.

Assim, foi pipetado 3,3 mL da solução de ácido concentrado para fazer a solução de HCl de 0,4 mol/L em um balão volumétrico de 100 mL.

É importante ter cuidado ao adicionar a água no balão volumétrico para que não ocorra a ultrapassagem do menisco. Uma vez que, se isso acontecer, altera-se a concentração da solução preparada.

Também, é fundamental ressaltar que, por se tratar de um solução concentrada de ácido, deve-se ter cuidado com seu manuseio no laboratório e no preparo da solução. Uma das precauções é que não se pode adicionar água diretamente a uma solução concentrada de ácido, porque esse procedimento ocasiona em uma grande liberação de calor. Isso pode resultar em respingos de ácido para fora do balão volumétrico. Diante disso, deve-se acrescentar o ácido a água.

  1. Diluição

Para realizar a diluição, a partir da solução feita anteriormente, utiliza-se a seguinte equação:

C1V1 = C2V2, onde C1=

Assim, foi pipetado 25,00 mL da solução de ácido concentrado para fazer a solução de HCl de 0,1 mol/L em um balão volumétrico de 100 mL.

  1. Hidróxido de Sódio
  1. Preparo da solução

Primeiramente, calcula-se a massa de hidróxido de sódio necessária para preparar 100 mL de solução 1,0 mol/L.

Dados do sólido de NaOH utilizado:

Massa molar = 39,997 g/mol; Pureza = 98%

O valor encontrado de 3,9997 g corresponde somente a massa de NaOH. Como o sólido utilizado apresenta pureza de 98%, é preciso descobrir a massa que deve ser pesada de NaOH.

Assim, foi pesado 4,076 g de NaOH para fazer uma solução de 0,1 mol/L em um balão volumétrico de 100 mL.

Deve-se esperar a solução esfriar para transferi-la para o balão volumétrico e, assim, completa-lo com água destilada. Uma vez que, a solução quente apresenta volume maior, o que pode alterar a concentração final da solução. E, além disso, pode haver a evaporação da água enquanto a solução está quente, devendo-se esperar o seu esfriamento para que o volume correto de solução seja preparado.

Também, é importante ressaltar que o hidróxido de sódio é uma substância higroscópica - apresenta capacidade de absorver a umidade do ar - e corrosiva, já que é uma base forte. O fato de ser higroscópico dificulta a sua pesagem, e além disso, o NaOH é capaz de absorver CO2 do ambiente formando carbonato de sódio, reduzindo a quantidade real de NaOH presente. Dessa forma, uma solução com molaridade completamente conhecida só pode ser preparada em um ambiente livre de ar e umidade. Assim, no experimento, só é possível a preparação de uma solução de NaOH de concentração aproximada de desejada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (93.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com