TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Curricular Articulado

Por:   •  7/5/2021  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE UNIGRANRIO

ELTON JOHN ALVES DOURADO – 5803315

OLINDA PAULA SALLES KORZINSKI -5803385

Projeto Salix – parte 1

Rio de Janeiro/ 2018

INTRODUÇÃO

A SALIX é uma indústria de transformação, nacional, situada na cidade de Duque de Caxias-RJ . Fabricante de sacos plásticos de baixa e alta densidades, sacolas e bobinas para compactador. Utilizando na sua fabricação, matéria prima virgem e, em sua grande maioria, material gerado na reciclagem de sacos plásticos descartados.

A SALIX se destaca no mercado com a alta qualidade de seus produtos, máquinas modernas de fabricação, polietileno de produção própria e entrega dos produtos através de transporte próprio.

A SALIX assim como outras empresas do mesmo segmento,  possui problemas latentes, como ambientais, ocupacionais e também de seu processo de fabricação.

Abaixo, listamos problemas levantados através do vídeo institucional divulgado:

  • Problemas ambientais

Gerenciamento de resíduos líquidos utilizados durante o processo de fabricação de seu produto.

Esses efluentes após o processo devem ser encaminhados devidamente em tanques estanques para empresas especializadas no tratamento final com devida emissão de certificado de destinação final. O que pôde se perceber é que o efluente vai para uma estação de tratamento dentro da empresa para ser reaproveitado. Para que isto seja uma atividade legal, a SALIX deve obter em sua licença de Operação, a descrição desta atividade e obter toda documentação para realizar tal processo dentro das esferas dos órgãos ambientais reguladores (Secretaria Municipal de Meio Ambiente, INEA e IBAMA) .

É válido ressaltar que a estação de tratamento apresenta condições precárias, podendo ser prejudicial para o meio ambiente e também para o funcionário que opera a estação.

Para solucionar esta problemática seria muito conveniente obter consultoria de um Engenheiro Ambiental que iria levantar junto aos administradores da SALIX uma solução com melhor custo benefício, uma vez que para os efluentes industriais serem lançados no meio ambiente, parâmetros físico-químicos devem ser analisados e atenderem ao CONAMA 430/2011 que dispõe sobre as condições e padrões de lançamento de efluentes.

Esta não é uma tarefa simples, uma vez que o engenheiro deverá caracterizar o tipo de efluente de acordo com o tipo de indústria para determinar o melhor método de tratamento para que os parâmetros atendam a legislação.

Outro ponto de suma importância é o licenciamento da Estação de Tratamento de Efluentes junto ao órgão ambiental competente no estado – INEA (Instituto Estadual do Ambiente).

Caso esta solução não seja a mais adequada para SALIX, o engenheiro deverá verificar  a NBR10004/2004 (Resíduos Sólidos – Classificação), para verificação da melhor forma de armazenamento e disposição final do resíduo.

  • Problemas de produção

Uma das dificuldades em seu processo, encontrado pela SALIX é a compra da material para reciclagem, devido a necessidade de a matéria ser  mais limpa possível. Cortando assim etapas do processo de reciclagem e reduzindo os gastos com tratamentos de efluentes.

Outra dificuldade no processo da SALIX é para adquirir a matéria prima utilizada em seu processo, pois devido a empresa comprar pequenas quantidades de matéria prima se torna difícil obter este produto de imediato de acordo com a necessidade surgida, tendo assim que fazer um bom planejamento de estocagem.

Foi observado também que a empresa possui etapas do processo de fabricação ainda manuais, como dobramento das sacolas e empacotamento, gerando uma grande dependência de recurso humano em uma das etapas finais. Estas etapas poderiam ser automatizadas reduzindo custo com mão de obra neste sentido. Esta mesma mão de obra poderia ser treinada e utilizada em outros setores como gestão ambiental e controle de documentação, caso a SALIX se concretize como também empresa de tratamento de efluentes por ela gerados.

  • Problemas Laborais

No processo de fabricação das sacolas e reciclagem, a utilização do maquinário gera muito ruído. Percebeu-se que funcionários estavam utilizando protetores auriculares em alguns momentos, mas não em todos. A não adesão do uso contínuo de protetor auricular neste ambiente laboral poderá acarretar em perdas auditivas irreversíveis aos funcionários no decorrer dos anos.

Um Engenheiro de Segurança poderia intervir neste processo, conscientizando toda força de trabalho a utilizar os Equipamentos de Proteção Individual de acordo com o preconizado no documento denominado PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) preconizado pela NR-9 (Norma Regulamentadora) do Ministério do Trabalho e Emprego.

 

DESENVOLVIMENTO

REFERÊNCIAS

- Site da empresa Salix , www.salix.com.br

Resolução CONAMA 430/2011. http://www2.mma.gov.br/port/conama/legiabre.cfm?codlegi=646. Acessado em 14 de outubro de 2018.

ABNT NBR 10004/2004. Resíduos Sólidos – Classificação.

NR-9 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais. http://trabalho.gov.br/images/Documentos/SST/NR/NR9.pdf. Acessado em 14 de outubro de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (97.9 Kb)   docx (38 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com