TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO CURRICULAR ARTICULAR

Por:   •  2/12/2021  •  Resenha  •  963 Palavras (4 Páginas)  •  148 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO

ALINE MACIEL ALVES – 2034203

ALAN DELON DA SILVA FONSECA - 2034762

HENRIQUE MORTAGUA DOMINGUES – 2035071

ANDRÉ LUIZ NASCIMENTO DA SILVA – 2036673

PROJETO CURRICULAR ARTICULAR – PCA.

PCA EM FINANÇAS

Rio de Janeiro - RJ

2021

PROJETO CURRICULAR ARTICULAR – PCA.

PCA EM FINANÇAS

Trabalho de aplicação dos conceitos estudados nas primeiras unidades de aprendizagem compreendendo a importância dos temas.

Professor:

EDUARDO DE OLIVEIRA ORMOND

Partindo do pressuposto da necessidade de reservas financeiras emergenciais, que é agravada pelo desejo de aumentar a rentabilidade e expandir o capital, é importante ter um conhecimento mais preciso do desempenho sistêmico do mercado financeiro, dados os diferentes fluxos de investimento à disposição dos investidores. Portanto, uma compreensão e análise adequadas dos ativos em questão aumentam a probabilidade de lucro e o suporte para decisões de compra ou venda.

A gestão eficiente dos recursos financeiros é uma tarefa difícil que requer tempo e conhecimentos especiais sobre os tipos e o perfil dos investimentos no mercado financeiro e de capitais.

O mercado financeiro é um ambiente sistêmico que promove a intermediação na comercialização de produtos financeiros necessários ao processo de desenvolvimento econômico. Trata-se de negociações entre as duas partes, uma que empresta dinheiro e outra que o devolve a juros. Vale destacar também que, segundo Faccini (2015), “o mercado financeiro para referência do estudo está dividido em quatro seções: mercado monetário, mercado de capitais, mercado de câmbio e mercado de crédito. ”

Os títulos públicos podem ser emitidos por qualquer um dos domínios do governo (federal, estadual e municipal). Segundo Cavalcante, Misumi e Rudge (2009), a emissão de títulos públicos tem por objetivo o refinanciamento da dívida pública, o financiamento do déficit orçamentário, entre outros fins específicos previstos em lei.

Os títulos federais - emitidos pelo Tesouro Nacional e conhecido como Tesouro Direitos, quando emitidos para pessoas físicas - conforme amplamente expresso por Assaf Neto (2012), são amplamente aceitos e líquidos no mercado e executáveis. As políticas fiscais do governo são usadas com a previsão do orçamento. Receitas ou financiamento de déficits financeiros.

Assim como as instituições privadas precisam de recursos para financiar certos setores da economia, o mesmo ocorre com o governo. Esse financiamento é feito principalmente por meio da arrecadação de tributos e da emissão de títulos de dívida pública, que são distribuídos entre os atores econômicos. Esses títulos do governo são outra opção de investimento segura para os indivíduos.

Para atender a essas pessoas, ampliar o conceito de dívida pública e estimular a formação de poupança de médio e longo prazos, em janeiro de 2002, o Tesouro Nacional, em parceria com a BM & FBOVESPA, lançou o programa Tesouro Direto. Com sua implantação, os títulos do governo foram liberados via Internet, facilitando o acesso aos pequenos investidores.

Visando atender ao pequeno investidor, um dos objetivos do Tesouro Direto é democratizar o acesso aos títulos públicos e torná-los heterogêneos por meio do aumento da base de investidores em dívida pública interna. A ampliação dessa base de investidores contribui para uma maior flexibilidade do governo na gestão da dívida pública brasileira, pois reduz a concentração da dívida ao permitir a expansão da dívida a custos mais baixos (PROITE, 2009).

O tema tesouro direto, por ser um título público de renda fixa, de rentabilidade maior que a poupança e por ser seguro, está sendo bastante procurado ultimamente pela população. Não é necessário muito dinheiro para iniciar a investir nestes títulos, e como mencionado anteriormente, a segurança neste tipo de investimento, existe pois é como se qualquer pessoa emprestasse dinheiro para o governo federal a um certo juro preestabelecido. O tesouro direto é um bom investimento tanto para investidores com maior conhecimento, quanto para pessoas que estão ingressando agora no universo dos investimentos.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (273.1 Kb)   docx (225.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com