TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Integrador

Por:   •  17/9/2021  •  Artigo  •  2.077 Palavras (9 Páginas)  •  109 Visualizações

Página 1 de 9

INSTALAÇÕES HIDÁULICAS – PRINCIPAIS METODOLOGIAS DE TRATAMENTOS DE EFLUÊNTES INDUSTRIAIS. 

MARTINS, Carlos Eduardo de Azeredo.[1]

  1. RESUMO 

Este trabalho descreve alguns dos principais métodos de tratamento de efluente, tais como os processos físicos, biológicos e químicos; em especial o processo eletrolítico. Esse último, por sua vez se divide em três principais etapas, sendo elas a eletrofloculação, eletrocoagulação e a eletroflotação, tendo em vista que todos esses métodos de tratamento buscam manter a preservação do meio ambiente.

Palavra Chave: Tratamento de efluentes; Processo eletrolítico;

  1. INTRODUÇÃO 

A quantidade total de água no planeta Terra tem permanecido constante nos últimos 500 milhões de anos. A distribuição dos volumes estocados nos principais reservatórios de água da Terra mostra que 97,5% do volume total constituem os oceanos e mares sendo somente 2,5% é de água doce. Porém, a maior parte dessa água encontra-se congelada nas calotas polares e nas geleiras ou ainda se situa no subsolo. Assim, somente 0,3% da água existente no planeta Terra encontram-se acessível, podendo ser utilizada pelo ser humano para o consumo, irrigação e usos gerais (FELIX et al., 2005).

Atualmente, com o surgimento de problemas relacionados à escassez e poluição de água nos grandes centros urbanos, há um grande interesse por parte de vários setores econômicos, ambientais e políticos pelo tratamento adequado da água (SAUTCHÚK et al., 2009).

  1. OBJETIVO

O presente trabalho tem como objetivo realizar, por processo eletrolítico, o tratamento de efluentes industrial contendo alto teor de matéria graxa e óleo e converter esse resíduo em produtos secundários.

  1. METODOLOGIA 

Este trabalho teve como base de estudo a pesquisa bibliográfica, que de acordo com Gil (1999) é a pesquisa fundamentada em bibliografias, uso de material já elaborado, como livros e artigos científicos, periódicos e obras de referência. A pesquisa deu-se através da seleção de trabalhos sobre o tema fundações profundas. Foram levantados vários trabalhos, sendo entre eles dissertações, teses e artigos. Destes, foram selecionados os que atenderam as delimitações impostas pelo trabalho.

  1. DESENVOLVIMENTO

        5.1 TIPOS DE TRATAMENTOS PARA EFLUENTES INDUSTRIAIS

Um sistema de tratamento de efluentes é constituído por uma série de etapas e processos, os quais são empregados para a remoção de substâncias indesejáveis da água ou para sua transformação em outra forma que seja aceitável pela legislação ambiental, os principais processos de tratamento são reunidos em um grupo distinto, sendo eles os processos físicos, químicos e biológicos (PROJETO MUNICIPIO VERDE, 2012).

Os principais processos estão sendo representados na figura 1.

Figura 1: Fluxograma dos processos de tratamento de efluente[pic 1]

  1. PROCESSOS FÍSICOS

Dentre os vários processos de tratamento de efluentes, pode-se destacar os processos físicos, que são caracterizados por métodos de separação de fases, sendo que este fato pode ocorrer através de gradeamento, peneiramento, sedimentação ou decantação e por flotação dos resíduos (CRESPILHO, et al., 2004).

  1. Gradeamento

O sistema de gradeamento tem por objetivo reter o material sólido grosseiro em suspensão no esgoto, para proteger tubulações, válvulas, bombas e outros equipamentos. O gradeamento pode ser feito utilizando grades constituídas por barras metálicas paralelas e igualmente espaçadas (de limpeza manual) ou por grades mecanizadas (de limpeza mecânica) (BRANDÃO; CASTILHO. 2001).

  1. Peneiramento

O peneiramento tem como objetivo principal, a remoção de sólidos grosseiros com granulometria maior que 0,25 mm. As peneiras podem ser classificadas em estáticas e rotativas estas devem ser usadas principalmente, em sistemas de tratamento de águas residuárias industriais, sendo que em muitos casos, os sólidos separados podem ser reaproveitados (MELLO, 2007).

A figura 3 apresenta um dos vários modelos de peneiras rotativas que podem ser encontradas no mercado atualmente.

  1. Sedimentação ou Decantação

O processo de sedimentação reduz parte da matéria orgânica presente nos esgotos, removendo os sólidos em suspensão sedimentáveis e sólidos flutuantes, pois o processo ainda contém sólidos em suspensão, não grosseiros, e mais pesados que a parte líquida. O processo de sedimentação ocorre em decantadores ou tanques de sedimentação, nos quais os sólidos se sedimentam, indo para o fundo destes, formando assim o lodo primário bruto (MELLO, 2007)

  1. Flotação

A flotação é uma técnica de separação de misturas que consiste na introdução de bolhas de ar a uma suspensão de partículas. Com isso, verifica-se que as partículas aderem às bolhas, formando uma espuma que pode ser removida da solução e separando assim seus componentes de maneira efetiva. O importante nesse processo é que ele representa exatamente o inverso da sedimentação das partículas (MASSI, et al., 2008).

  1. PROCESSOS BIOLÓGICOS

São considerados como processos biológicos, aqueles que necessitam da ação de microrganismos aeróbios ou anaeróbios, na transformação da matéria orgânica, sob a forma de sólidos dissolvidos e em suspensão, em compostos simples como sais minerais, gás carbônico, água e outros, sendo que este processo se subdivide em aeróbios e anaeróbios (PROJETO MUNICIPIO VERDE, 2012).

  1. Processo Biológico Aeróbico

No tratamento biológico aeróbio, os microrganismos, mediante processos oxidativos, degradam as substâncias orgânicas, que são assimiladas como "alimento" e fonte  de energia, sendo que nesse processo ocorre a utilização de O2 para que ocorra a biodegradação. Dentre os processos aeróbios o processo de lodo ativado é o mais aplicado e também o de maior eficiência, o termo lodo ativado designa a massa microbiana floculante que se forma quando esgotos e outros efluentes biodegradáveis são submetidos à aeração (BARCELLO; CARVALHO, 2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)   pdf (176.8 Kb)   docx (182 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com