TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto do Produto

Por:   •  20/9/2020  •  Resenha  •  7.806 Palavras (32 Páginas)  •  235 Visualizações

Página 1 de 32

Projeto do Produto

Unidade 1

Aula 1

  • O desenvolvimento do produto

No final dos anos de 1980 e início dos anos de 1990, foram desenvolvidos projetos importantes de pesquisa com a manufatura enxuta e a gestão relacionados ao processo de desenvolvimento do produto. Os primeiros foram exclusivamente analíticos. Eles tornaram-se clássicos e geraram muitos conceitos, tendo um escopo de aplicação bem mais amplo do que uma abordagem específica. Os projetos são empregados por uma grande parte das pessoas que estudam e trabalham com o desenvolvimento do produto, criando uma base de abordagem para gerenciar o processo. Nessa abordagem, os autores dividem o processo de desenvolvimento de produto em três etapas maiores:

  • Estratégia de desenvolvimento: Apresenta uma estrutura para o planejamento e o gerenciamento do portfólio dos projetos em andamento.
  • Gerenciamento do projeto específico: Aborda o gerenciamento, a liderança, os tipos de interação entre atividades e outros assuntos relacionados a um projeto específico.
  • Aprendizagem: Apresenta formas para garantir a melhoria do processo e a aprendizagem organizacional a partir da experiência com o projeto.

Entre 1990 e 1996, para atingir o objetivo da busca de uma visão total da atividade de projeto e não mais as visões parciais de cada setor tecnológico específico, Stuart Pugh desenvolveu um modelo que ficou conhecido como total design:

Um conjunto de seis etapas interativas e aplicáveis a qualquer tipo de projeto, no qual cada etapa é representada por um cilindro, significando que nela são empregados um conjunto específico de conhecimentos compostos por diversas visões tecnológicas parciais.

Somando os conceitos de Pugh e Taguchi, Don Clausing criou a total quality development, dividindo o processo de desenvolvimento de produto em:

  • Conceito.
  • Design – Divide-se em projeto dos subsistemas e projetos das partes.
  • Preparação/produção – Divide-se em verificação do sistema, prontidão e produção piloto.

Surge, então, uma abordagem mais sofisticada para a engenharia simultânea por meio de Prasad (1998), englobando os diversos fatores em uma estrutura bastante independente das fases de um processo de desenvolvimento de produto, possuindo ainda em seu centro a descrição dos quatro elementos de suporte que são os modelos, os métodos, as métricas e as medidas. Essas fases são compostas por duas rodas:

  • Organização do produto e processo (product and process organization wheel – PPO) – Aborda os fatores que determinam o grau de complexidade do gerenciamento do desenvolvimento de produto e os fatores organizacionais.
  • Desenvolvimento de produto integrado (integrated product development wheel – IPD) – Define de uma maneira bastante flexível a integração do processo de desenvolvimento do produto.

Desenvolve-se o manual de planejamento e controle da qualidade do produto dentro do conjunto de normas da QS-9000, a qual possui uma estrutura que resume um conjunto de preocupações técnicas e um modelo suficientemente detalhado capaz de servir de base para intervenções no processo de estruturação e no gerenciamento de desenvolvimento de produto.

  • Tomada de decisão

É o processo pelo qual são escolhidas algumas, ou apenas uma, entre muitas alternativas para as ações a serem realizadas. A decisão é tomada a partir de probabilidades, possibilidades e/ou alternativas. Para toda ação existe uma reação. Portanto, é a partir das reações que são baseadas as decisões apresentadas no diagrama de tomada de decisão, sendo a 3ª etapa a mais crítica do processo, tendo em vista que é o primeiro passo para a implantação da decisão para a inserção do projeto do produto no sistema produtivo, com foco na avaliação de desempenho no mercado consumidor fundamentado no “feedback” positivo (lucro) ou negativo (prejuízo).

[pic 1]

O foco no projeto do produto apresenta as seguintes observações na escolha da opção (etapa 3), sendo elencados os seguintes parâmetros, segundo Suzano (2013):

  • Futuro: Nosso projeto do produto tem que alcançar objetivos, minimizar incertezas, concretizar sonhos, assim como alcançar uma realidade desejável, a produção, o consumo e o mercado.
  • Resultados: Buscamos o fim almejado, a ação de trabalho, o desempenho, os critérios de avaliação, o feedback, a medida de eficácia e a questão de sobrevivência com o mercado consumidor ao visualizar uma utilidade em nosso produto.
  • Produtos e serviços: Produto é algo que pode ser oferecido em um mercado para satisfazer a um desejo ou a uma necessidade. Contudo, ele é muito mais do que apenas um objeto físico. Ele é o pacote completo de benefícios ou a satisfação que os compradores percebem que obterão se o adquirirem. O produto é, portanto, a soma de todos os atributos físicos, psicológicos, simbólicos e de serviço.

Nota:

  • Produtos = Bens Tangíveis
  • Serviço = Bens Intangíveis
  • Utilidade: É a capacidade de sanar a necessidade, é o valor agregado (econômico ou não), a real vantagem e a falta de utilidade, que leva o produto ao desaparecimento.
  • Satisfação: É definida pela qualidade, desempenho, atendimento, eficiência, conforto, utilidade e bem-estar com nosso produto.
  • Felicidade: A estrutura organizacional, bem como os consumidores, tem que viver bem, servindo, de forma alegre, assim como viver aprendendo, em paz. Ela tem que viver, assim, a vida.

Aula 2

  • Conceito de projeto

Segundo Baxter (2011), um projeto (português brasileiro) ou projecto (português europeu) é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. Os projetos e as operações diferem, principalmente, no fato de que os projetos são temporários e exclusivos, enquanto as operações são contínuas e repetitivas, sendo abordados os seguintes aspectos:

  1. PRODUÇÃO

É o processo de transformação intencional com a finalidade de geração de bens econômicos ou de todas as operações que lhe agreguem valor. Pode ser classificada em:

  • Produção de bens econômicos.
  • Produção de serviços.
  1. TRANSFORMAÇÃO

É o uso de recursos para mudar o estado ou a condição de algo para produção de saídas. A maioria das operações produz tanto produtos como serviços. Sendo os processos de transformação:

  • De materiais: processam suas propriedades físicas (forma, composição e características).
  • Informações: processam suas informações do produto.
  1. ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

É a atividade que se responsabiliza pela transformação de entradas (de materiais e serviços) em saídas (de bens e serviços), gerenciando todas as atividades necessárias para que isso ocorra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.1 Kb)   pdf (395.7 Kb)   docx (279.3 Kb)  
Continuar por mais 31 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com