TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto integrador

Por:   •  14/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.978 Palavras (12 Páginas)  •  59 Visualizações

Página 1 de 12

 UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

UZIEL LAMEIRA MOREIRA - RA 1809909

VANDERLEI DOMINGOS DA SILVA - RA 1801878

VICTOR SILVA GONÇALVES DOS SANTOS - RA 1811927

WEKSLEY CAPRONI PEREIRA - RA 1811236

 

 

 

 

 

 

REVISÃO NO PROCESSO DE PINTURA

 

 

 

 

 

 

 

 

Link da apresentação no YouTube:

 

 

 

 

 

Votorantim

        2021          

UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO

 

 

 

 

 

 

 

REVISÃO NO PROCESSO DE PINTURA

 

 

 

 

 

 

         

 

 

Relatório Técnico - Científico apresentado na disciplina de Projeto Integrador para o curso de Engenharia de Produção da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Votorantim

2021

RESUMO

 

         

         O problema escolhido pelo grupo esse semestre é a revisão de outro projeto integrador, que acabou não obtendo o êxito desejado. Tudo acontece em uma célula de pintura na empresa em que um dos membros do grupo trabalha, a falta de eficiência e o grande desperdício, estão impactando em várias partes do processo, desde atrasos no contrato até mesmo redução da margem de lucros, devido a gastos não previstos.

O grupo revisitou o último projeto e as ações de melhorias tomadas, confrontando com o que foi visto em campo, encontramos alguns pontos que podem ter uma solução melhor e mais viável economicamente.

         Como fizemos algumas simulações no projeto anterior, já temos uma base de dados sólida para sugerir alguns equipamentos que realmente irão gerar impacto no processo e no meio ambiente.

 

 

 

Palavras chaves: Processo, revisão, melhorias.

         

LISTA DE ILUSTRAÇÕES Figura 1 - Peças em processo de pintura        Erro! Indicador não definido.

Figura 2 - Processo manual de pintura        7

Figura 3 – Cabine de pintura        7

Figura 4 - Simulação para um processo automatizado de pintura – sequência de operações        11

Figura 5 - Exemplo de esteiras aéreas para processo de pintura        12

Figura 6 - Exemplo de um processo modular com ciclo completo        12

 

 

         


SUMÁRIO

 

  1. INTRODUÇÃO         6 
  2. DESENVOLVIMENTO         7 
  1. Objetivos         7 
  2. Justificativa e delimitação do problema         9 
  3. Fundamentação Teórica         9

        2.3.1. Globalização 4.0         10

  1. Metodologia         11 
  1. Resultados e Considerações         11 

REFERÊNCIAS         15 

 

 

 

1. INTRODUÇÃO  

 

 

 Nesse projeto integrador nosso grupo decidiu por fazer uma revisão de um processo de pintura, que já foi tema de um dos nossos projetos integradores. Em etapas posteriores ao projeto, percebemos que algumas soluções escolhidas talvez não fossem as melhores soluções para aquele problema, dessa forma decidimos revisar todo o projeto e propor novas soluções.

Dessa vez vamos aplicar, como sugerido pela UNIVESP, alguns pontos que aprendemos com a globalização 4.0, tais como, questões sociais e ambientais, como essas melhorias podem gerar impacto nesse sentido. Também os constantes avanços tecnológicos como: Robótica, internet das coisas (loT), big data, realidade aumentada, inteligência artificial, dentre outras.

Mais uma vez nosso projeto terá como foco uma indústria metalúrgica que produz peças sob encomenda, e o foco será no processo de pintura que é ineficiente, consumindo tinta em excesso, aumentando os custos desnecessariamente. Para melhor avaliar o problema, nosso colega Weksley Caproni, que trabalha nesta empresa hoje, ficou responsável por visitar o setor e coletar maiores informações.

Os problemas detectados na análise anterior persistem, e são eles: Desperdício excessivo de tinta, falta de produtividade pois são realizados muito retrabalhos, tanto do processo de pintura em si e pela quantidade de movimentações necessárias para realizar a pintura.

Analisando o fluxo do processo, podemos notar que existem várias falhas no em sua execução e pontos para melhorias, dessa forma, vamos analisar os pontos mais críticos, para concentrarmos nossos esforços, e obter um melhor resultado.

 

 

 

         

  1. DESENVOLVIMENTO

2.1. OBJETIVOS 

 

O objetivo do projeto é melhorar o processo de pintura de componentes, otimizando o fluxo e aumentando a qualidade dos trabalhos desempenhados hoje nesta metalúrgica.

Um dos maiores problemas encontrados foi o desperdício de tinta, que além de gerar um grande prejuízo financeiro, acarreta em falta de produtividade com o tempo de espera para a compra de galões de tinta adicionais para o termino dos trabalhos. Como podemos notar na imagem abaixo, grande parte da tinta ficou no chão da fábrica e não apenas nas peças, além do desperdício ainda pode agredir o meio ambiente, nesse caso o solo, se não forem tomadas as precauções corretas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (609 Kb)   docx (364.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com