TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DE PALESTRA UFMG TALKS: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Por:   •  11/2/2022  •  Relatório de pesquisa  •  321 Palavras (2 Páginas)  •  83 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

VICTOR GABRIEL MOURA OLIVEIRA

RELATÓRIO DE PALESTRA

UFMG TALKS: INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

BELO HORIZONTE

2021

INTRODUÇÃO:

Este documento se trata de um relatório da palestra, disponibilizada neste link, promovida pelo canal do Youtube TV UFMG, cujo tema é Inteligência Artificial. Na ocasião, houve a participação de dois professores da UFMG: Eduardo Albuquerque - professor do Departamento de Economia da UFMG - e Nivio Ziviani, professor emérito do Departamento de Ciência da Computação.

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL:

Existe no senso comum uma visão deturpada acerca do tema em questão. Muitos possuem o ideal da inteligência artificial como uma utopia futurista, tal como é representado nos filmes de ficção científica. Entretanto, a inteligência artificial já se faz presente em nosso cotidiano, e sua presença tende a se intensificar à medida que novas pesquisas são realizadas. Tais inovações buscam exercer o papel de qualquer outra tecnologia: promover o bem estar da humanidade de forma sustentável. Nesse sentido, o professor Nivio mostra aplicações inovadoras da IA em Startups oriundas de pesquisas realizadas na UFMG, nas áreas da saúde, educação e informação.

Todavia, com o surgimento da IA e das tecnologias de automação surge um novo dilema ético: o desaparecimento dos postos de trabalho em virtude da automação dos processos. Se por um lado isso é uma conquista para o bem estar social, uma vez que as máquinas podem fazer trabalhos tidos como insalubres e repetitivos que promovem problemas de saúde, por outro promove o desemprego de pessoas que atuam nesses postos de trabalho. Nesse âmbito, o professor Eduardo Albuquerque mostra por meio de gráficos estatísticos que tais cenários costumam acompanhar grandes revoluções tecnológicas, e aponta para o fenômeno global de reposicionamento do trabalho, em que há um deslocamento dos postos de trabalho manuais para o pólo de ocupações intelectuais. Sendo assim, urge, nas economias globais, que seja promovida a educação científica e fomentada a criação de pólos científicos, sobretudo em economias onde elevada parcela das ocupações possuem baixo estrato tecnológico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (40.3 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com