TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RESUMO DA PALESTRA DE YUVAL HARARI NA CAMARA DOS DEPUTADOS

Por:   •  15/4/2022  •  Relatório de pesquisa  •  490 Palavras (2 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2]

Atividade 01:

“RESUMO DA PALESTRA DE YUVAL HARARI NA CAMARA DOS DEPUTADOS”

Curso: Engenharia Elétrica

Unidade: Botafogo

Disciplina: Eletrônica 1

Período: Noite

Professor: Juliano Vianello

Data: 18/03/2022

Aluno:

  • Gabriel Amaral de Azevedo

  1. Resumo

A palestra referida neste resumo ocorreu no salão Negro da Câmara dos Deputados, com o professor Yuval Noah Harari abrindo os trabalhos do projeto Modernizar, uma iniciativa a qual apresenta os desafios dos proximos anos para a sociedade, incentivada pelo parlamento brasileiro para formulação de políticas públicas.

O autor é apresentado como um historiador que leva a reflexões dos cenários atuais e futuros, em meio a revolução industrial internacional a qual irá modificar as relações sociais, trabalhistas e governamentais ao longo dos próximos anos.

Inicialmente aborda-se as diferenças que destacam a sociedade humana, a qual é baseada em princípios que unem desconhecidos ou os regem como um todo, tal como a linguagem e o sistema monetário. A partir destes conceitos, começa-se a abordagem das reflexões a respeito do cenário futuro.

A medida que a tecnologia cresce exponencialmente, cresce os questionamentos a respeito do impacto a médio  e curto prazo sobre a sociedade humana. Esse impacto até então afetava a melhoria do conforto e a comodidade, porém com a indústria 4.0 e a inserção da robótica, hoje estima-se que boa parte dos empregos serão substituídos pela robótica, oque levará a sérios problemas de desemprego e a questionamentos quanto ao papel do Estado ante a esse problema.

Um reflexo indireto da revolução da robótica também será a concentração de renda. Uma pequena parcela populacional será a detentora dos códigos e processos de inteligencia artificial, enquanto boa parte da população será substituída.

Da mesma forma que na revolução industrial do século XIX, também nesse momento existem países a frente desse processo. O professor faz uma analogia com esse processo e destaca as diferenças, onde aponta a maior dificuldade do momento futuro em relação ao passado.

O autor aborda a problemática de estar atrasado em relação a outros países na corrida tecnológica e os possíveis impactos quanto a isso num país, tal como o controle de dados, a nova riqueza mundial. Aborda-se abertamente sobre o perigo do controle de dados concentrados em poucos países e o quanto isso é nocivo aos países em desenvolvimento criando um vácuo enorme entre os países que estão no topo e os que estão atrás.

Quanto aos desafios das próximas décadas a análise continua como as necessárias reformas da seguridade social devido ao aumento da expectativa de vida impactando diretamente nas contas dos governos e abrindo o tópico quanto a reflexão das atitudes dos governos nesse novo momento da humanidade.

E finalmente, aborda-se e a questão crucial dos dados onde estes conseguem influenciar comportamentos e até mesmo controle social. Aborda-se a dualidade dos pontos positivos e negativos da tecnologia a qual pode ser bem utilizada para o bem da humanidade ou pode ser utilizada para opressão social. A capacidade da inteligencia artificial de captar informações pessoais e utiliza-las para influenciar socialmente assim como na tomada de decisão das corporações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (101.7 Kb)   docx (23.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com