TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Resumo Economia

Por:   •  27/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.334 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

Semana 01 – Resumo

1) Noções Gerais da Economia

a) Economia: é uma ciência social aplicada que analisa questões relacionadas com a escassez, uma vez que todos os recursos são limitados e as necessidades humanas que podem ser atendidas pelo meio econômico são ilimitadas. Economia positiva é aquela que descreve fatos econômicos como são, apresentando uma análise sem julgamentos. Por outro lado, a Economia normativa está ligada ao que deveria ser feito idealmente, sendo que sua análise é baseada no julgamento.

b) Sistema Econômico: é o conjunto de agentes econômicos (família, firma, governo) que interagem entre si formando uma dinâmica econômica.

c) Mercado: local físico ou não que confronta vendedores e compradores, colocando em prática a oferta e demanda. Se organizam em estruturas de mercado.

d) Preço: foi enfatizado em sala o preço relativo, que diz respeito ao preço de um bem em relação aos outros bens. Como exemplo, é possível citar a taxa de câmbio.

e) Variáveis: qualquer mensuração capaz de variar. Variável fluxo seria a renda, já a variável estoque seria o patrimônio.

2) Questões Econômicas Fundamentais

        A Curva de Possibilidades de Produção (CPP) é uma ferramenta utilizada para discutir a relação entre escassez e escolha, sendo que são pressupostas as seguintes hipóteses: recursos limitados que não podem ser alterados à curto prazo, pleno emprego dos recursos e tecnologia constante à curto prazo.

        Observe abaixo a CPP de uma fazenda, em que deve ocorrer uma decisão dos grãos que serão produzidos.

        A eficiência produtiva irá ocorrer apenas na linha da CPP, uma vez que nessa linha todos os recursos estão sendo plenamente utilizados. Portanto, é possível afirmar que no ponto G a produtividade não está sendo máxima, ocorrendo o chamado desemprego, uma vez que os recursos não estão sendo todos aproveitados. Em contrapartida, o ponto H representa uma situação que precisa de mais recursos para ser atingida. Seria possível que a curva atingisse o ponto H com, por exemplo, investimento em inovação tecnológica, de modo que a produtividade aumente. Além disso, vale ressaltar que a CPP é côncava em relação a origem pois o custo de oportunidade, que expressa os custos no que se diz respeito às alternativas sacrificadas, é crescente.

        A organização econômica foi outro ponto abordado no vídeo 2. Nesse contexto, é possível dividir a economia em três tipos: economia de mercado, economia planificada centralmente e economia mista.

a) Economia de mercado: é uma economia capitalista, baseada na propriedade privada, busca pelo lucro, oposição entre oferta e demanda e não intervenção Estatal. As famílias determinam o valor dos bens e serviços pelo mercado, sendo que a renda define o que será produzido. A produção ocorre de modo a minimizar os custos e utilizar intensamente recursos de menor preço.

b) Economia planificada centralmente: é oposta a economia de mercado e típica de países socialistas. Prevê a propriedade estatal e tudo que é produzido é decidido pelo governo. O preço funciona como mecanismo de recurso contábil para planejamento econômico.

c) Economia mista: une o mercado e o governo, sendo que a função do Estado é a de orientar e controlar a economia. O governo interfere através de normas, leis e regulamentos, sendo também o responsável por promover uma distribuição mais justa da renda. Já o setor privado atua com base na concorrência, estabelecendo mercados e preços.

3) Demanda, oferta e equilíbrio de mercado        

         A demanda começa a ser analisada a partir do conceito de demanda individual, que representa o desejo que um indivíduo possui de comprar determinado bem ou serviço. A renda é fator essencial para a análise de demanda, uma vez que fazem parte da curva de demanda apenas os indivíduos que podem pagar por determinado bem. Dentre os fatores principais que influenciam a demanda do consumidor estão: o preço do próprio bem (sendo que quanto maior o preço, menor a quantidade de demanda); a renda e patrimônio do consumidor; o gosto e preferência do consumidor; o preço dos bens relacionados (bens complementares, utilizados em conjunto, e bens substitutos, que são concorrentes); e variáveis psicológicas (que envolvem expectativas sobre o preço, renda e disponibilidade).

4) Escala de demanda individual

        Inicialmente, é importante esclarecer o conceito de “Coeteris paribus”, expressão do latim que significa mantidas constantes as demais variáveis e é utilizada para simplificar a análise da demanda. Portanto, do ponto de vista da análise da demanda, qualquer variação da demanda será decorrente apenas da variação do preço de determinado bem.

        Na imagem abaixo, tem um exemplo de uma curva de demanda individual, determinada pela quantidade máxima de garrafas que um consumidor está disposto a comprar em diferentes preços. No gráfico pode-se perceber a relação entre preço e quantidade, sendo que quanto maior o preço, menor a quantidade demandada. Assim, forma-se a “Lei geral da demanda”, que afirma que, sendo mantidas constantes as demais variáveis, a quantidade de demanda de um bem ou serviço varia inversamente ao seu preço.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (61.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com