TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Reuso Da água:

Dissertações: O Reuso Da água:. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/12/2013  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 5

O REUSO DA ÁGUA:

CONTRIBUIÇÕES PARA REDUÇÃO DOS IMPACTOS AMBIENTAIS

Projeto de pesquisa elaborado como requisito de avaliação da disciplina Prática de Engenharia Civil I, ministrada pela Prof.ª RAQUEL ROSARIO MATOS, no curso de Engenharia Civil, pela Universidade Tiradentes no segundo semestre do ano 2013.

Aracaju - SE

Dezembro, 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3

2. REFERENCIAL TEÓRICO 4

3. OBJETIVOS 8

3.1 Geral 8

3.2 Específicos 8

4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 9

5. CRONOGRAMA 10

6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11

1. INTRODUÇÃO

A construção civil é uma das atividades humanas que mais causam danos ao meio ambiente no mundo. Boa parte dos recursos extraído da natureza tem como destino este setor, além de utilizar os recursos naturais de forma abundante. Esse trabalho vem a dar ideias de como reduzir os danos ao meio ambiente direcionado ao consumo de água no segmento do setor da construção civil. O consumo desmedido e o descontrole na exploração dos recursos naturais se transformaram em uma séria ameaça para sua existência. Por isso a preocupação em tomar medidas que possam amenizar os danos. A grande quantidade de resíduos produzida por ações humanas causa severos danos ao meio ambiente, poluindo solos, cursos d'água e o ar, trazendo graves consequências para o homem e para o mundo. Entre os maiores consumidores dos recursos naturais e geradores de resíduos, analisaremos o ramo da construção civil, assim destacamos como objetivo principal da presente pesquisa, analisar formas de redução dos impactos ambientais, através do reaproveitamento e captação dos recursos hídricos na construção civil, durante a realização das obras como também posteriormente em sua utilização diária. Para isso serão seguidos alguns passos que conduzirão a tal objetivo. Primeiramente pretende-se Conhecer os diversos meios de redução do consumo, reaproveitamento e capitação dos recursos hídricos que se aplicam à construção civil, em seguida analisar-se-á as técnicas e meios, bem como a viabilidade de sua implementação em projetos de construção civil e por fim pesquisar-se-á formas de desenvolvimento de projetos estruturais capazes de permanecerem reduzindo o consumo de água mesmo após o termino da execução da obra, durante a utilização do imóvel.

2. REFERENCIAL TEÓRICO

2.2 Viabilidade Econômica do Reuso da Água na Construção Civil

As questões ambientais passam a ser prioridade para as empresas em termos de responsabilidade social de quem está envolvido diretamente ou à margem do seu negócio. A água é um dos recursos naturais cuja escassez vem sendo debatida em nível mundial. A necessidade de se economizar água está cada vez mais evidente e o tema escassez da água a cada dia ganha mais destaque e importância no mundo. Diante disso, necessita-se de ferramentas que sirvam para identificar, mensurar e divulgar os dispêndios e os resultados obtidos com economia da água. Por isso escolheu-se esse tema, pois o reaproveitamento de águas cinza nas residências classificadas como apartamentos é um fator de grande colaboração para economia de água e, consequentemente, para o meio ambiente. No Brasil são consumidos, em média 246m3/habitante/ano, considerando todos os usos da água (2007, p. 55).

Alguns fatores que contribuíram para tornar a água uma substância rara foram: O crescimento populacional, desmatamento, desperdício, entre outros. Cerca de 40% da agua captada e tratada para a distribuição se perde no caminho até as torneiras, devido à falta de manutenção das redes e até mesmo ao roubo. Este fato não ocorre somente no Brasil. A reutilização de agua tem sido praticada em todo o mundo há muitos anos. Ao liberar as fontes de agua de boa qualidade para o abastecimento publico, o uso de esgotos contribui para a conservação dos recursos hídricos. A importância da agua para os seres que habitam esse planeta é vital, sem ela seria impossível a nossa existência.

Hoje, temos varias classificações para a água:

- Aguas urbanas: Resultam de chuva, lavagens de pisos, regas, etc.

- Agua Mineral: Aguas provenientes de fontes naturais ou artificiais captadas.

- Agua Salgada: Toda a agua que compõe o oceano, as geleiras e a agua encontrada nos manguezais.

As principais variáveis físicas e químicas da agua são:

- Cor: A coloração da agua varia de acordo com as substancias nela dissolvida.

- Resíduo Total: Em saneamento, sólidos nas aguas correspondem a toda matéria que permanece como resíduo, após evaporação, secagem ou calcinação da atmosfera a uma temperatura pré-estabelecida durante o tempo fixado.

- Temperatura: Corpos de aguas naturais apresentam variações sazonais e diurnas, bem como estratificação vertical. A temperatura é influenciada por fatores como latitude, altitude, etc.

- Turbidez: A turbidez é uma atmosfera de agua e o grau de atenuação de intensidade que o feixe de luz sofre ao atravessa-la.

- Demanda Química de Oxigênio: É a quantidade de oxigênio necessária para a oxidação da matéria orgânica através de um agente químico.

- Óleo e Graxas: Consiste no consumo de substancias que em determinado solvente consegue extrair da amostra e não se volatiliza durante a evaporação do solvente a 100°C.

- Oxigênio Dissolvido: O oxigênio proveniente da atmosfera dissolve nas aguas naturais, devido à diferença de pressão parcial.

- Potencial hidrogeniônico: O PH é um parâmetro importante nos estudos do saneamento ambiental, por influir em diversos equilíbrios químicos.

- Potássio: Encontrado em concentrações baixas nas aguas naturais, já que as rochas que contenham

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com