TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DO ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A CRIATIVIDADE, A OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA, A APLICABILIDADE DE IDEIAS E INVENÇÕES EM RELAÇÃO AS TENDÊNCIAS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS DA ÉPOCA

Por:   •  6/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  974 Palavras (4 Páginas)  •  129 Visualizações

Página 1 de 4

O TRABALHO DO ENGENHEIRO DE AUTOMAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM A CRIATIVIDADE, A OBSERVAÇÃO CIENTÍFICA, A APLICABILIDADE DE IDEIAS E INVENÇÕES EM RELAÇÃO AS TENDÊNCIAS SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS DA ÉPOCA

O mundo moderno é um mundo de constante mudança, e uma grande parte dessas mudanças tem um engenheiro responsável por trás do desenvolvimento. Muitos enxergam o engenheiro como um profissional que sabe utilizar papel e lápis (ou, no mundo moderno, que escreve documentos em um computador), mas se esquecem que as verdadeiras ferramentas de um engenheiro são a Criatividade, a Inovação e um grande leque de Conhecimento.

De todo o leque de disciplinas que caem sob o domínio da Engenharia, existe muito em comum. Para qualquer disciplina, seja civil, química, elétrica, automação, ou outro, o engenheiro deve gostar de Criar, Projetar, Construir e posteriormente “Fuçar” nas suas próprias criações, ou seja, um engenheiro sempre busca sempre desenvolvimento tecnológico. No nosso caso de engenheiros de automação, nosso interesse é melhorar processos industriais, solucionar problemas de produção, viabilizar a produção de produtos inovadores e novas tecnologias, entre outros.

De certa forma podemos dizer que o desenvolvimento tecnológico nem sempre foi tão valorizado para a sociedade (em especial em relação aos campos da filosofia e da ciência). Podemos olhar para o passado, para todo o período da Antiguidade Clássica (800 a.C. – 476), especialmente as civilizações egípcias, gregas e romanas, onde a ciência era focada em entender o mundo e a “essência humana” como são (disciplina intelectual atualmente caracterizada como filosofia), totalmente desconectada do desenvolvimento tecnológico (onde o foco é modificar o mundo para atender as vontades humanas).

Podemos citar nesse aspecto o grego Tales de Mileto (624 — 546 a.C), dos maiores sábios da Grécia Antiga, descobridor de diversos teoremas matemáticos fundamentais, mas sua obra magna foi descrever a água como a essência de todas as coisas (inclusive a vida). Foi pioneiro na questão de pensar na essência do mundo e da mente humana, por isso, é considerado o fundador da filosofia.

Há evidências que na Grécia Antiga foram desenvolvidas tecnologias fundamentais para o desenvolvimento tecnológico humano, como parafusos, engrenagens, guindastes, diversos instrumentos de medição, entre outros. Podemos dizer que boa parte da base tecnológica para o desdobramento da Revolução Industrial foi criada ainda na Grécia Antiga, mas por não ser o foco dos intelectuais e da sociedade da época, as tecnologias quase nunca eram utilizadas para fins práticos, muita tecnologia era usada somente como demonstração e impressionismo, quase que como fenômenos paranormais.

Nesse contexto é válido falar de outro grande grego, Heron de Alexandria (10 — 85 a.C). Heron hoje é visto como um cara à frente de seu tempo, desenvolveu na época equipamentos e mecanismos que só viriam a ser utilizados no desdobramento da Revolução Industrial. Heron descreveu em suas obras o uso de ar, água, vapor ou outros fluidos para realização de trabalho e até mesmo tratou da confecção de mecanismos automáticos (autômatos), conhecimentos que no mundo moderno iniciaram os pensamentos em pneumática, automação e robótica, porém, em sua obra, Heron emprega esses mecanismos como ferramentas de impressionismo a serem aplicadas nos templos religiosos da época.

Algumas vertentes de pensadores afirmam que o desenvolvimento tecnológico só é viabilizado sob a ótica capitalista (ou, pelo menos, sob a ótica da economia liberal). Apesar de pessoalmente discordar, é notável que o início da Revolução Industrial corrobora um pouco desse pensamento.

O escocês James Watt (1736 — 1819), foi um grande mecânico trabalhando e coordenando sua oficina mecânica de instrumentos para servir a Universidade de Glasgow. Seu trabalho em oficina era relevante, mas ficou ainda mais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (42.2 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com