TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NA PINTURA AUTOMOTIVA

Por:   •  10/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  5.063 Palavras (21 Páginas)  •  863 Visualizações

Página 1 de 21

[pic 1][pic 2]

                      KROTON EDUCACIONAL

                                                             UNIC TANGARÁ SUL

 Joab Pinto dos Santos

O USO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO SETOR DE PINTURA AUTOMOTIVA

Tangará da Serra-MT

2016/1


JOAB PINTO DOS SANTOS[pic 3]

[pic 4]

O USO DE FERRAMENTAS DE QUALIDADE NO SETOR DE PINTURA AUTOMOTIVA

Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Engenharia de Produção, do 10º semestre da Unic-Universidade de Cuiabá campus Tangará Sul, como requisito para obtenção do título de graduação em Engenharia de Produção.

Orientador: Nayara Schwolk Fontan Sguassabia


Tangará da Serra-MT

2016

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

        1.1 PROBLEMA        

2.        OBJETIVOS        

        2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        

        2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        

5.        METODOLOGIA        

6.        CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        

7.        REFERÊNCIAS        

APÊNDICE        

ANEXO        

        

  1. INTRODUÇÃO

O cenário atual do mercado está cada vez mais competitivo e isso faz que as organizações buscam a cada dia aprimorar suas atividades em relação a qualidade dentro e fora em seus processos produtivos, para que possa alcançar os resultados esperados.

Segundo Ishikawa, citado por Santos(2004), empresa que progride em qualidade é uma empresa aprende a aprender. A conscientização acerca da qualidade e da diminuição de riscos da empresa, induz o administrativo a propor metas e realizar analises, para poder serem avaliados os resultados que foram alcançados, visando a melhoria dos processos.

A cada dia, a melhoria da qualidade é exigida pelos consumidores finais com mais frequência, faz com que as empresas desenvolvam ações de constante melhorias, para atender a demanda, apresentando assim um sistema mais eficiente de produção que possa produzir mais em pouco tempo e baixo custo.

Para Stevenson (2001), a relação entre ganho de produtividade e competividade de uma empresa é estabelecida no momento em que duas organizações oferecem o mesmo produto ou serviço e uma se destaca de tal forma que consegue atender a demanda com um volume inferior de recursos de entrada.

As empresas que almejam essa melhoria de forma continuam para o processo, compreendem que o planejamento de suas atividades bem como o tratamento de anomalias deve ser feito de forma mais eficiente, utilizando as ferramentas que ajudam no processo de gestão.

Dentro dos processos industrias existe um fato em comum que são as não conformidades e falhas, que geralmente são observadas pelo controle de qualidade. Dependendo da proporção em que ocorre ou até mesmo da frequência, podem afetar em maior ou menor grau de qualidade do produto ou serviço. Isso resulta em retrabalhos, consequentemente gerando perdas de tempo, até mesmo acréscimo dos custos.

Esse estudo apresenta uma sugestão de melhorias utilizando a metodologia de estudo de caso junto com revisão bibliográfica, utilizando as ferramentas, 5S, Diagrama de Pareto e Diagrama de Causas e Efeitos, como ferramentas de implantação em oficina de automotiva. Porém o estudo será especificamente sobre o setor de pintura automotiva, que é o carro chefe da empresa.

        

  1. PROBLEMa

Outrora a produção era de baixa escala e os empreendimentos nacionais eram quem supriam o mercado nacional, hoje tanto as nacionais como as internacionais disponibilizam esses produtos para o mercado com alta qualidade e preços acessíveis, o problema é sobreviver em meio a tantas concorrências, e para que isso venha dar certo cada empresa precisa fazer estudo detalhado das vantagens e desvantagens nas ferramentas de qualidade a empregar em seu processo produtivo.

Cita-se que as empresas que hoje não aderem a ferramentas de qualidade capaz de suprir a perspectiva de seus clientes acabam que perdendo espaço em meio à grande concorrência dentro de seus respectivos segmentos, e aos poucos findando suas atividades. Através desse estudo propõe responder a pergunta: Qual a importância da utilização das ferramentas da qualidade em uma empresa do ramo de pintura automotiva?

  1. OBJETIVOS
  1.  OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Esse trabalho tem como objetivo pesquisar as ferramentas de qualidade e projetar suas vantagens e desvantagens, dessa forma possibilitando a empresa melhorias em sua produção

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

Estabelecer critério para o processo de preparação para a pintura;

Analisar o ambiente de trabalho e identificar se há estrutura adequada;  

 Identificar quais ferramentas da qualidade é a mais apropriada na empresa alvo.

  1. JUSTIFICATIVA

Perante esse problema, sabem-se que a repintura é uma das principais etapas da reparação de um veículo pois exige cuidados essências para que o serviço seja de qualidade, e ao ver o setor que a cada dia cresce sem o devido preparo para atender o mercado, que por sua vez exige eficiência e rápido.                                                        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (31.4 Kb)   pdf (230.1 Kb)   docx (54.7 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com