TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO CST EM RECURSOS HUMANOS EAD

Por:   •  26/1/2016  •  Projeto de pesquisa  •  3.078 Palavras (13 Páginas)  •  836 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

CST EM RECURSOS HUMANOS

JAQUELINE RODRIGUES DE MEDEIROS FRIAS

PROJETO INTEGRADO CST EM RECURSOS

HUMANOS EAD

Professor Orientador:

Rozenilda Coleta Ferreira

São Paulo, 13 de Janeiro de 2016.

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

CST EM RECURSOS HUMANOS

JAQUELINE RODRIGUES DE MEDEIROS FRIAS

PROJETO DE PESQUISA:

A IMPORTÂNCIA DA ÉTICA PROFISSIONAL ENTRE OS GESTORES E COLABORADORES

Professor Orientador:

Rozenilda Coleta Ferreira

Projeto Integrado apresentado ao curso Tecnólogo em CST em Recursos Humanos EAD na Universidade Camilo Castelo Branco - UNICASTELO para obtenção e aprovação do 1 º módulo.

São Paulo, 13 de Janeiro de 2016.

UNIVERSIDADE CAMILO CASTELO BRANCO

CST GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS

JAQUELINE RODRIGUES DE MEDEIROS FRIAS

ÉTICA PROFISSIONAL

São Paulo / 2016

Sumário

  1. INTRODUÇÃO6
  2. ÉTICA EMPRESARIAL7
  1. CÓDIGOS DE ÉTICA ORGANIZACIONAL8
  1. ASSÉDIO MORAL 9
  1. TIPOLOGIA E CARACTERÍSTICAS DO ASSÉDIO MORAL10
  1. ESTUDO DE CASO EMPRESA X 11
  2. CONCLUSÃO 14
  3. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICA 15

 

RESUMO

Este projeto faz abordagem teórica dos conceitos relacionados e estudo de caso sobre ética nas empresas, que tem um papel relevante na conduta dos colaboradores, e para imagem da empresa. Vivemos em uma sociedade que exige maior atenção ás questões sociais, transformando assim os objetivos empresariais não só em lucro, mas também em responsabilidade social. Considerando que a importância da ética profissional em um ambiente de trabalho, contribui para as responsabilidades profissionais, mas pessoais também. Outro fato muito importante na ética é o assédio moral, que pode ser considerado crime de acordo com o artigo 483 da CLT, mas muitos profissionais se omitem para garantir o emprego.

RESUME

This design makes theoretical approach of the concepts related to the case study on ethics in businesses, which plays an important role in the conduct of employees, and company image. We live in a society that demands greater attention to social issues, thereby transforming business objectives not only on profit but also on social responsibility. Whereas the importance of professional ethics in a working environment, contributes to the professional responsibilities, but also personal. Another very important fact in ethics is bullying, which can be considered a crime according to article 483 of the Labor Code, but many professionals are omitted to secure employment.


  1. INTRODUÇÃO

“A ética se imporá naturalmente, quando compreendermos que ela é indispensável à sobrevivência da sociedade.”

 Valter da Rosa Borges

A sociedade vem sofrendo com as mudanças, os novos costumes, culturas, valores, princípios morais têm, gerado conflitos turbulentos. Mas aqui irei especificar a ética profissional, mas antes disso vamos entender o que é ética e o que é moral segundo Wikipédia:  

   Etimologicamente o que significa a palavra ética? "Ética" (do grego ethos, que significa modo de ser, caráter, comportamento) é o ramo da filosofia que busca estudar e indicar o melhor modo de viver no cotidiano e na sociedade. Diferencia-se da moral, pois enquanto esta se fundamenta na obediência a normas, tabus, costumes ou mandamentos culturais, hierárquicos ou religiosos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar o bom modo de viver pelo pensamento humano. Tem como princípio básico o direito universal. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tica

A Ética está atrelada ao bom convívio do homem e da sociedade, ou seja, no convívio familiar, na comunidade, e em uma empresa.  A busca de uma resposta para várias questões  entre os seres humanos, a busca pela igualdade, liberdade. De acordo com o magistério de Freire (1996, p. 33), que diz o seguinte:

[...]. Mulheres e homens, seres histórico- sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser. Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer da ética, quanto mais fora dela. Estar longe ou pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão.

A ética no contexto empresarial tem levado a introdução desta pesquisa, as empresas tem adotado um sistema de planejamento estratégico para alcançar seus próprios interesses. Como o planejamento estratégico que é um conjunto de  atividades necessárias para determinar metas, gerenciamento para manter ou melhorar as posições relativas no que  se diz potenciais favoráveis, e futuras ações para o mercado de trabalho. As empresas de Call Center trabalham o tempo todo com seus colaboradores, com metas, em busca de resultados  os colaboradores são contratados para ultrapassar metas e quebrar paradigmas, que por sua vez poderá gerar opressões no ambiente de trabalho, pois os resultados de suas metas nem sempre podem superar o esperado o que traz á tona uma das abordagens sobre assédio moral.

2. Ética Empresarial

A ética empresarial “pode ser entendida como um conjunto de comportamentos explicitados pelas organizações quando atuam em conformidade com os princípios, os valores e os padrões éticos que são impostos e aceitos como corretos pela sociedade” (BONDARIK, PILATTI & FRANCISCO, 2006, p. 73). Monteiro et Al (2005) descrevem que a ética empresarial está relacionada a reflexões ou indagações sobre morais e costumes, refletindo sobre normas e valores dominantes da empresa.

Hoje, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha, no mercado, a mancha vermelha da desconfiança. Jacomino (2000, p. 28).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.4 Kb)   pdf (194.3 Kb)   docx (25 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com