TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE AÇÃO NO RECURSOS HUMANOS

Por:   •  1/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.206 Palavras (9 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1. A PRESENTAÇÃO 3

2. JUSTIFICATIVA 4

3. OBJETIVOS 4

3.1OBJETIVOSGERAL................................................................................................4

3.2 OBJETIVOS ESPECIFÍCOS 4

4. PÚBLICO ALVO 4

5. METAS ATINGIR 5

6. METODOLOGIA 5

7. RECURSOS HUMANOS 6

8. PARCEIROS OU INSTITUIÇÃO APOIADORAS 6

9. AVALIAÇÃO 7

10. CRONOGRAMA 8

11. BIBLIOGRAFIA REFERENCIADA 9

1 APRESENTAÇÃO

Este e um projeto que salienta a problemática da Restruturação Familíar, levado preventivamente fortalecer esses vínculos das famílias com seus Adolescentes no município de Uruguaiana, que será desenvolvido pela Aluna Márcia Helena Alves Freitas no campo de Estágio no CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) constitui-se numa unidade pública estatal, de prestação de serviços especializados e continuados a indivíduos e famílias com seus direitos violados, promovendo a integração de esforços, recursos e meios para enfrentar a dispersão dos serviços e potencializar a ação para os seus usuários, envolvendo um conjunto de profissionais e processos de trabalhos que devem ofertar apoio e acompanhamento individualizado especializado. O CREAS oferta atenções na ocorrência de situações de risco pessoal e social por ocorrência de negligência, abandono, ameaças, maus tratos, violência física/psicológica/sexual, discriminações sociais e restrições a plena vida com autonomia e exercício de capacidades, prestando atendimento prioritário a crianças, adolescentes e suas famílias, idosos, mulheres, pessoa com deficiência, homossexuais e toda população que estiver sob violação de direitos.

Os serviços previstos no CREAS são, Serviço de Enfrentamento à violência, abuso e exploração sexual contra crianças, adolescentes; Serviço de Orientação e Apoio Especializado a Indivíduos e Famílias com seus Direitos Violados; e Serviço de Orientação e Acompanhamento a Adolescentes em Cumprimento de Medida Sócio-Educativa de Liberdade Assistida e de Prestação de Serviços à Comunidade.

A proposta do projeto para esse plano de estágio preve a possibilidade de efetuar ações para demonstrar de forma clara para os Adolecente e suas famílias a importância da união entre os seus membros, focando principalmente nós vínculos entre país e filhos, prevendo uma superação das dificuldades próprias proporcionando, estratégias no sentido de promover autonomia dos adolescentes é seus familiares quanto ao cumprimento de seus pápeis na relação familiar e na sociedade, para construção e reconstrução de um novo projeto de vida com atividades de socialização, estimulando autoestima, e independência a sua conduta solidária e participativas, serão utilizados instrumentos essênciais como arte terapia, palestras informativa, dinâmica de grupo, que tem como objetivo possibilitar o acesso a informações de novos conhecimentos, enriquecendo o cotidiano das famílias atendidas pela assistência social, visando dar continuidade ao trabalho que já é prestado pelo CREAS.

Conta com uma equipe multidisciplinar, composta por uma Coordenadora, Assistente Social, Auxiliar administrativo, Estagiaria, Motoristas, Serviços Gerais. O funcionamento da instituição se dá de segunda à sexta feira, das 08h00min as12h00min e 14h00min às 17h00min, desenvolvendo um trabalho de acolhimento, orientação, atendimento psicossocial, jurídico e encaminhamentos.

“Uma vez apoiada e protegida a família constitui-se em importante referência para a instituição de vínculos e participação social.”

Em 2004 foi aprova a PNAS (Política Nacional de Assistência Social), onde são concebidas como medidas de proteção social aos familiares pobres em situação de vulnerabilidade social. Dentre as garantias de segurança da proteção social está o:

“de convívio ou convivência, ou vivência familiar: (...) supõe a não aceitação de situações de reclusão, situações de perda das relações.” (BRASIL, 2004).

A Constituição Brasileira em seu artigo 226 afirma que a família é a base da sociedade, tendo proteção especial do Estado. Neste sentido é preciso proteger as famílias brasileiras incentivando à convivência harmoniosa entre pais e filhos, dando-lhes assim o direito dos filhos crescerem como cidadãos de bem e os pais tornarem-se cidadãos melhores.

2 JUSTIFICATIVA

O CREAS considerando a definição expressa na lei nº12.435/2011,é uma unidade pública estatal de abrangência municipal ou regional que tem como papel construir-se em lócus de referência,nos territórios, da oferta de trabalho social especializado no SUAS a familias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violação de direitos, violência em todos os nível.

No CREAS de Uruguaiana foram 350 (trezentos e cinquenta) atendimentos no ano de 2013, contabilizando o ingresso de até o mês de Outubro de 2014, em média por mês 70 (Setenta) casos realizados com o público de adolescentes e familiares, fazendo um acompanhamento continuo e eficaz trabalhando juntamente com toda a rede de serviços interligados. Com reuniões semanais da equipe para o planejamento e avaliação do processo de formação das equipes. Considerando que os perfis de famílias que frequentam o CREAS são famílias, que tem a mãe como chefe de família que trabalha o dia inteiro, e mesmo trabalhando muito seu salário não é o suficiente, então como último

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (63.8 Kb)   docx (19.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com