TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Índice de Massa Corporal (IMC)

Por:   •  25/11/2023  •  Tese  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  40 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução:

O Índice de Massa Corporal (IMC) é uma medida utilizada para avaliar a relação entre o peso e a altura de uma pessoa. Ele é amplamente utilizado como um indicador de saúde e ajuda a determinar se uma pessoa está dentro de faixas de peso proporcionalmente. Neste relatório, descreverei como desenvolvi um programa para calcular o IMC utilizando a linguagem de programação Python, e também falarei sobre a utilização da ferramenta Google Cloud Shell Editor para esse fim.

Métodos:

Para criar o programa de design do IMC, utilizei a linguagem de programação Python devido à sua simplicidade e características. A linguagem Python é adequada para tarefas de desenvolvimento rápido e é amplamente utilizada no domínio da programação para iniciantes e profissionais.

Captura de Dados:

Utilizamos a função input()para capturar a altura e o peso do usuário. Esses valores são armazenados como números de ponto flutuante após serem convertidos com a função float().

Cálculo do IMC:

O cálculo do IMC é realizado pela fórmula: IMC = peso / altura^2. Utilizamos essa fórmula para calcular o IMC com base nos valores fornecidos pelo usuário.

Exibição do Resultado:

Utilizei a função print()para exibir o resultado do cálculo do IMC na tela. Formatamos o valor do IMC com %.4fpara apresentar o resultado com quatro casas decimais.

Utilização do Google Cloud Shell Editor:

O Google Cloud Shell Editor é uma ferramenta baseada em nuvem que oferece um ambiente de desenvolvimento integrado para escrever, testar e executar código. Utilizamos essa ferramenta para criar e editar nosso programa em Python. Ela oferece recursos como realce de sintaxe, autocompletar e acesso a um terminal para executar o código.

Resultados:

Após desenvolver o programa, testei sua funcionalidade utilizando diferentes valores de altura e peso. O programa foi executado com sucesso em todos os cenários de teste, calculando o IMC corretamente e exibindo o resultado de maneira adequada.

Conclusão:

O desenvolvimento do programa para calcular o IMC utilizando a linguagem Python foi bem sucedido. A linguagem Python mostrou uma escolha eficaz devido à sua facilidade de uso e clareza de sintaxe. A utilização do Google Cloud Shell Editor proporcionou um ambiente de desenvolvimento conveniente e acessível, permitindo escrever e testar o código de forma eficiente. Ao longo deste projeto, compreendi não apenas o processo de design do IMC, mas também a importância de escolher as ferramentas certas para o desenvolvimento de software.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com