TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS OBJETIVOS DE DESEMPENHO

Por:   •  27/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.220 Palavras (5 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 5

ESTUDO DE MICROMOVIMENTOS

Todo e qualquer trabalho envolve: diferentes atividades, diferentes tarefas, diferentes durações para realização de uma determinada tarefa, diferentes níveis de complexidade de execução de trabalho, diversidade na atuação dos trabalhadores, combinação de movimentos fundamentais (micro movimentos).

Qualquer trabalho pode ser compreendido como uma sucessão de movimentos que são comuns a todo e qualquer tipo de trabalho.

  • Estudar muito bem o trabalho que esta sendo realizado.
  • Identificar tais micros movimentos.
  • Identificar métodos para executar o trabalho de forma mais eficiente possível.

O principio que todo mundo tenta seguir é racionalizar o tempo o máximo possível.

A logica criada por Taylor: compreensão de forma detalhada de como o trabalho ocorre, desdobramento do trabalho (tarefas menores), eliminar as atividades que não agregam valor, Micromovimentos (desdobramentos do trabalho em partes menores), qualquer atividade pode ser explicada a partir dos movimentos que são executados, estudo de tempos e movimentos (Frank Gilbreth).

A forma com que desenvolveram seus estudos ocorria por meio da sequencia:

  • Dividir cada ação necessária para desempenhar uma tarefa
  •  Analisar cada ação de forma detalhada
  • Encontrar meios melhores de desempenhar cada ação
  • Reorganizar cada uma das ações componentes pensando na ação como um todo

Registro de todas as ações do trabalho

Associação dessas ações com medidas de tempo.

Um exemplo simples é pregar um prego em uma superfície de madeira: alcançar um prego, pegar um martelo, escolher o local onde o prego será fixado, posicionar o prego, posicionar o martelo, martelar, movimentar o conjunto madeira e martelo.

Alguns questionamentos sobre essa ação de martelar um prego: qual o numero de movimentos necessários para realizar essa tarefa, quanto tempo demora cada um deles, todos os movimentos são essenciais, os recursos já se encontram perto do operário, existe algum deslocamento para se obter os recursos, os recursos são os mais apropriados para realização dessa tarefa, existe algum POP (procedimento operacional padrão) para essa tarefa.

Movimentos fundamentais das mãos (Therbligs)

Podemos analisar o trabalho repartindo-o em partes, analise dos detalhes de cada parte, sugestão de melhorias, pare para pensar, importante a compreensão dos movimentos fundamentais das mãos, alguns poucos movimentos simples que se repetem e se combinam, compõem movimentos mais complexos da execução do trabalho.

Praticamente todos os movimentos do trabalho envolvem o uso das mãos.

Você pode explicar qualquer tipo de movimento a partir dos movimentos fundamentais;

Desdobramento de uma atividade em uma sequencia de movimentos simples e conhecidos;

Analise;

  • Quais movimentos são essenciais?
  • Quais movimentos são desnecessários?
  • Posso substituir um movimento por outro mais eficiente?
  • Posso combinar dois movimentos em um só?
  • Posso realizar dois movimentos ao mesmo tempo?

Quais movimentos são feitos pelas mãos:

1. Buscar (Sh): a parte do ciclo durante a qual os olhos ou mãos estão à procura do objeto.

2. Selecionar (St): a escolha de um objeto dentre os demais do grupo. EXEMPLO: Localizar um determinado lápis em uma caixa contendo vários lápis, canetas e outros objetos.

3. Agarrar (G): estabelece controle sobre um objeto, fechando sobre os dedos como preparação para levanta-lo, segura-lo ou manipula-lo. EXEMPLO: fechar os dedos ao redor de uma caneta.

4. Transporte carregado (TL): movimentando um objeto de um lugar para outro, o objeto pode ser carregado com as mãos ou com os dedos ou pode ser movimentado de um lugar para outro deslizando, puxando ou empurrando. EXEMPLO: transportando a caneta.

5. Posicionar (P): orientar um objeto, adaptação do objeto ao local de destino. EXEMPLO: alinhar uma chave para introduzir no buraco da fechadura.

6. Montar (U): colocar um objeto em outro, formação de uma peça inteira.

7. Usar: aplicado somente a ferramentas, dispositivo ou equipamento; manipulação para execução de determinada atividade. EXEMPLO: usar uma caneta para escrever ou uma pistola para pintar.

8. Desmontar (DA): separar um objeto que é parte integrada de outro, tem inicio quando a mão começa a remover a parte do conjunto e termina quando a parte estiver totalmente separada dele.

9. Inspecionar: exame de um objeto para determinar se ele obedece ou não a dimensão, forma ou cor, ou outra propriedade previamente estabelecida; utiliza-se um ou mais de nossos sentidos (visão, audição, tato, olfato, paladar).

10. Pré-posicionar para o próximo movimento (PP): a diferença entre posicionar e pré-posicionar é que neste ultimo o objeto é colocado em uma posição aproximada a que será usado da próxima vez. EXEMPLO: ao terminar de usar uma caneta se você fosse devolvê-la a uma posição especifica em um estojo seria colocar, mais se você posiciona-la em uma porta caneta seria pré-posicionar.  

11. Soltar carga (RL): ocorre quando se relaxa o controle sobre um objeto que se inicia quando a mão começa a abandonar o objeto e termina quando ele se separa completamente da mão ou dos dedos. EXEMPLO: se ao termino de usar uma caneta ao invés de colocar em uma porta canetas você simplesmente soltar.

12. Transportar vazio (TE): movimentar a mão na direção de um objeto, se aproximando ou afastando sem resistência.

13. Descanso de fadiga (R): permite que o trabalhador se recupere resultante do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.4 Kb)   pdf (71.1 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com