TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Objetivos de Desempenho da Organização

Por:   •  11/3/2021  •  Relatório de pesquisa  •  988 Palavras (4 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 4
  1. O que significa cada um dos objetivos de desempenho para a organização?

Ao nível operacional Slack (2018) aponta 5 Objetivos de Desempenho básicos que se aplicam a todos os tipos de operações produtivas, são eles:

Qualidade do Produto

Qualidade é o atendimento consistente às expectativas dos clientes - “fazer as coisas certo”. É a parte mais visível de uma operação, é um dos critérios usados pelos clientes e todas as operações a consideram como um objetivo importante. O objetivo qualidade significa ser coerente com as expectativas do consumidor. A qualidade pode ser julgada em quatro operações, são elas: Qualidade na Operação (criar e entregar consistentemente conforme especificado); Qualidade reduz custos (Quanto menos erros houver, menos recursos serão necessários para corrigi-los); Qualidade aumenta a confiabilidade (tem impacto externo – “processo” e externo – “clientes”)

Ex.: Nível de satisfação do cliente; Medição de variabilidade, Proporção de defeitos por unidade; Foco nos clientes, Quantidade de reclamações; Nível de Refugo; Uso da garantia; Tempo médio entre falhas; Padronização, Controle,...

Velocidade

Velocidade significa o tempo entre a solicitação de produto/serviço pelo cliente e o momento em que os recebe. A velocidade assume diferentes significados para cada operação: Velocidade na Produção (rapidez na tomada de decisão e pela movimentação rápida de materiais e informações dentro da operação); Velocidade reduz estoques (Quanto mais tempo os itens levam para se mover no processo, mais elevados são os níveis de estoque); Velocidade reduz riscos (fazer a previsão no curto prazo é menos arriscado que no longo prazo).

Ex.: Leadtime do pedido, Periodicidade de ciclo, Tempo real x tempo esperado; Frequência de pedidos/entregas, Tempo de cotação do cliente.

Confiabilidade

A confiabilidade diz respeito à entrega dos pedidos, significa ter credibilidade no mercado e ter um histórico de cumprimento do que foi proposto ao cliente. Confiabilidade na Operação (é julgada pelos clientes internos, as operações mais confiáveis são mais eficazes); Confiabilidade economiza tempo (Alguma falta de confiabilidade no processo pode gerar interrupção e perca de tempo); Confiabilidade poupa dinheiro (o uso ineficaz do tempo resultará em custo extra); Confiabilidade gera estabilidade (em uma operação coerente é previsível).

Ex.: nº de entregas em atraso; tempo médio dos pedidos; nº de entregas feitas no prazo; aderência à programação; Desvio médio; Promessa de chegada/entrega;...

Flexibilidade

É a possibilidade de reação frente às necessidades e exigências dos clientes de forma rápida e eficiente, significa ser hábil em alterar a operação. Possibilidades de flexibilidade: Flexibilidade de serviço/produto (introduzir produtos/serviços novos/modificados); Flexibilidade de mix (amplo conjunto de serviços/produtos); Flexibilidade de volume (possibilidade de mudar o nível de output/atividade conforme a necessidade); Flexibilidade de entrega (adaptação no tempo de entrega). Benefícios: Agiliza a resposta, economiza tempo, mantém a confiabilidade,...

Ex.: Customização em massa; Agilidade; Tamanho médio do lote, Capacidade média/máxima; Tempo para mudar programações; faixa de produtos ou serviços;...

Custo

A maneira como a administração de produção influencia o custo depende de onde incorrem os custos da operação. O interesse das organizações é sempre manter os custos de produção baixos (objetivo universalmente atraente) e se compatíveis com os demais objetivos de desempenho. Cada tipo de organização tem discriminações típicas de custo. A Produtividade é frequentemente usada para medir o sucesso da operação visto que é o índice resultante do que é produzido por uma operação (seu output), dividido pelo que é exigido para produzi-lo (seu input).

Ex.: Variação de orçamento, Utilização de recursos, Eficiência, Custo por hora de operação,

  1. Qual dos objetivos de desempenho vocês acreditam ser o escolhido como prioritário pela organização? Por quê?

Todos são de suma importância para a organização de forma que em um mundo ideal busca-se o equilíbrio entre esses objetivos de desempenho. O objetivo de desempenho prioritário costuma variar conforme o tipo de organização e a sensibilidade do cliente ao produto/serviço que este oferta. De forma geral como as empresas buscam o lucro, julgamos que o Custo dos produtos é prioritário para a organização, principalmente para as empresas que competem por preço, pois precisam que seus custos de produção estejam baixos aumentando a margem de lucro e adaptando-o para que seja compatível com aos demais objetivos de desempenho, como diferencial. De forma que conseguem se manter no mercado, maximizar seus lucros e aumentar o número de clientes potenciais. O custo é o critério mais importante objetivo da operação, com interferência direta na competitividade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.1 Kb)   docx (9.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com