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OS PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SOFTWARE DE ENTRADA E SAÍDA

Por:   •  30/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.425 Palavras (18 Páginas)  •  786 Visualizações

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UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

SISTEMAS OPERACIONAIS

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SOFTWARE DE ENTRADA E SAÍDA

DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS TÍPICOS

BELO HORIZONTE

2012

Alberto Lima de Oliveira
Leandro Cardoso Cândido

Ulisses Batista Matos Chaves
Fabiano Gaspar Teixeira
Marcos Roberto dos Santos Cançado
Anderson Rodrigues Reis
Welder Paulo Miguel Xavier
Philipe Barbosa Luquini

SISTEMAS OPERACIONAIS
PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SOFTWARE DE ENTRADA E SAÍDA
DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS TÍPICOS

Trabalho apresentado em grupo no Curso de

Rede de Computadores – Faculdade Estácio de Sá em complemento a didática da

matéria de Sistemas Operacionais do 1º Período do Curso.

BELO HORIZONTE

2012

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO ............................................................................................................4

  1. ENTRADA E SAÍDA ...................................................................................5
  1. PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SOFTWARE DE ENTRADA E SAÍDA...................5
  2. Drives de dispositivo.......................................................................................5
  3. E/S independente do dispositivo.......................................................................6
  4. Entrada e Saída a Nível de Usuário...................................................................7

  1. DISPOSITIVOS PERIFÉRICOS SIMPLES.........................................................8
  1. Discos Rígidos .................................................................................................8
  2. Video ..............................................................................................................11
  3. Teclado  ..........................................................................................................13
  4. Rede...............................................................................................................14
  5. CONCLUSÕES ................................................................................................17

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................................................18

INTRODUÇÃO

A proposta deste trabalho de Sistema Operacionais busca apresentar os funcionamentos dos princípios básicos dos Software de Entrada e Saída. Em resumo as características apresentadas buscam permitir a inclusão de novos dispositivos sem a necessidade de alterar interface com o usuário final.

Em dispositivos periféricos típicos apresentamos as principais características dos dispositivos de entrada e saída presentes em um computador.

ENTRADA E SAÍDA

PRINCÍPIOS BÁSICOS DE SOFTWARE DE ENTRADA E SAÍDA

DRIVERS DE DISPOSITIVO

Um driver é um software que permite que o sistema operacional e os dispositivos de hardware e periféricos se comuniquem. Não é um processo e muito menos um programa gerido independentemente pelo sistema, mas sim um conjunto de tabelas contendo informações sobre cada periférico, bem como os fluxos de informação circulante entre um PC e um periférico.         

COMO FUNCIONA

  • Possui  um Conjunto de estruturas de dados e funções que controlam um ou mais dispositivos interagindo com o núcleo via interface bem definida.
  •  Portanto, um driver é um software que traduz o que diz um hardware ou um dispositivo para que o computador possa entender. Sem um software de driver, o hardware conectado (por exemplo, uma placa de vídeo ou impressora) não funcionará corretamente.

COMO ENCONTRAR

Os drivers são entregues com o sistema operacional na maioria das vezes, podendo ser encontrados em aplicativos de atualizações (como o Windows Update) ou com o fabricante através de download ou CD.

OBSERVAÇÃO

Existem alguns produtos atualmente no mercado que dispensam a instalação de drivers, conhecidos como dispositivos “plug-and-play”. Como o próprio nome diz, basta apenas conectá-los ao PC através de uma porta USB para poder usá-los. Geralmente, HDs externos e máquinas fotográficas utilizam essa tecnologia.

E/S INDEPENDENTE DO DISPOSITIVO

Podemos dizer que a camada de drivers é a camada que “dependente dos dispositivos”, já que ela necessita das funções que estão ligadas diretamente com o hardware dos dispositivos. A camada acima utiliza a interface virtual ou abstrata sendo padronizada e mais amigável, fornecida pelos drivers, dessa forma, a consideramos “independente do dispositivo”. A camada independente de dispositivo inclui funções genéricas (no sentido de valer para qualquer dispositivo) e serviços gerais de E/S importantes para o funcionamento do sistema como um todo. As funções genéricas são incluídas através de estruturas que representam “classes” de dispositivos e operações associadas. Internamente, essas estruturas possuem ponteiros para descritores que especializam as operações. Por exemplo, pode-se ter uma função genérica read cujo primeiro argumento indica o dispositivo a ser usado. Essa operação genérica vai ser mapeada para uma seqüência de operações compatíveis com o dispositivo em questão, pois ler de um teclado é diferente de ler de um disco.

Alguns serviços sob-responsabilidade desta camada são:

Escalonamento de E/S: Usado em dispositivos compartilhados por vários processos (por exemplo, discos magnéticos) para melhorar o desempenho dos mesmos.

Buferização: Um exemplo típico de buferização ocorre em protocolos de comunicação; o usuário pode desejar enviar, 64 Kbytes, mas a interface de rede pode enviar apenas seqüências máximas de 4 Kbytes. Então é necessário armazenar a requisição do usuário e enviá-la em blocos de 4 kbytes.

Cache de dados: Consiste em armazenar na memória os blocos de dados freqüentemente acessados.

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