TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origem e Formação dos Solos: Feira de Santana

Por:   •  3/4/2017  •  Dissertação  •  1.320 Palavras (6 Páginas)  •  3.043 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DA BAHIA

Campus Feira de Santana


Av. Deputado Luis Eduardo Magalhães, Rod. BR 324, KM 102,11; Bairro Aviário - Feira de Santana - Ba. CEP:44.096 - 486

                               

"Caracterização dos solos de Feira de Santana sob os critérios de classificação quanto a sua origem e formação"

Aluna: Thainá Souza Matos Santana

Disciplina: Mecânica dos Solos

Orientador: Marcelo Pedreira

Setembro - 2016

Feira de Santana/Bahia

Origem e Formação dos solos:

 Feira de Santana é uma cidade do interior da Bahia que está localizado na zona de planície entre o recôncavo baiano e os tabuleiros semiáridos do nordeste baiano e também geograficamente no agreste baiano. Nesta pesquisa, faremos um estudo sobre os tipos de solos predominantes, visto a importância de conhecer a origem e formação de tais solos.

[pic 2]

Imagem 01. Mapa dos solos do município de Feira de Santana – BA.

Solo 01: Aluviais (A)

1.1 Origem e formação:

São solos que são formados a partir da atuação de intemperismo químicos, ação de agentes naturais, tais como: rios, chuvas, vento. Foram formados por rochas em outra localização e graças aos intemperes, os sedimentos dessas rochas desgastadas foram transportadas para outro local e se acumularam. São muito comuns em áreas ribeirinhas e fazem parte dos solos sedimentares .

Esse tipo de solo é constituído por materiais retrabalhados e transportados por causa da água em suas marginais ,são também depositados em fundos de lagos e lagoas.Seu processo é de acordo com a força da correnteza que inicialmente transporta grandes detritos provenientes da erosão e ao longo do curso e perde a força e velocidade as partículas carregadas reduzem de diâmetro ,inicialmente são pedregulhos, depois areias e silte e por fim a camada argilosa.

No município de Feira de Santana é encontrado na região de Ipuaçu, ao extremo sul da área, ocupando uma pequena fração desses solos locais.
Embora esses solos sejam boas fontes de materiais para a construção civil ,são péssimos materiais para a fundação.

Solo 2. Podzólico vermelho e amarelo (PV) e eutrófico  (PE)

2.1 Formação e Origem:

Esse solo é originado predominantemente de saprólito de gnaisses e migmatitos (substrato que ainda possui características da rocha sã/mãe que é encontrada em certa profundidade na camada C) do Pré-Cambriano Indiviso, de granitos e anortositos e de micaxitos do Pré-Cambriano, entre outras rochas menos frequentes É caracterizado por ser um solo mineral ,não-hidromórfico ,com horizontes A ao E (perda de argila, ferro ou material orgânico) e logo após horizonte B onde apresenta  cor avermelhada até amarelada e com teores ácidos de ferro ao teor de fertilidade e  a utilidade dos mesmos para a agricultura como é o caso do eutrófico que é extremamente fértil (horizonte B).

O solo podzólico em geral tem profundidade variada e de ampla variação das classes.

A diferença entre o solo podzólico vermelho e amarelo e o podzólico vermelho e amarelo eutrófico esta também no fato deste ultimo apresentar média a alta saturação de bases ,baixa satuação de alumínio ,menos acidez e grande quantidade de minerais primário facilmente decompostos ;tem estrutura geralmente em blocos subangulares, consistência dura quando seca ,quando úmida apresenta porosidade que varia.

O solo podzólico vermelho e amarelo ,equivalente ao eutrófico, (PVE) no município de Feira de Santana é encontrado em duas pequenas áreas do Bonfim de Feira .O solo PV é encontrado em pequena parte da Matinha ,e encontrado também em quase todo o centro da cidade ,e nos distritos de Jaiba ,Humildes e São José ,ou seja ,é um tipo de solo mais recorrente na região de Feira de Santana.

Solo 3: Brunizem Avermelhado (BV)

3.1 Origem e Formação:

Faz parte dos solos minerais, não-hidromorficos, localizados no horizonte B com alta atividade argilosa e eutroficos ao longo dos seus perfis, estes que são pouco profundos de 50-100 cm, com apresentação de pedras na sua superficie e/ou misturadas ao solo. Horizonte A com espessura que varia entre 25-40 cm e com estrutura granular se distinguindo muito nitidamente do horizonte B que possui maior acumulo de argila e estrutura em blocos angulares ou subangulares. Tambem possuem fertilidade natural elevada.

Quase sempre se desenvolvem de rochas basicas, igneas (ou nao) bastante ricas em magnesio e calcio, ou de rochas sedimentares com lentes de calcario.

Este solo é escontrado apenas no Distrito de Ipuaçu, ocupando tambem uma pequena porção do territorio.

Solo 4. Latossolo Vermelho Amarelo (LV) 

4.1 Origem e Formação

Encontrado em duas pequenas áreas do distrito de Jaguara ,Tiquaruçu, Matinha ,Ipuaçu. O latossolo vermelho amarelo é um dos tipos mais recorrentes no município de Feira de Santana .

Esse tipo de solo é constituído predominantemente por matéria mineral apresentando horizonte B latossolico ,logo abaixo do horizonte A , dentro de 200-300 cm da superfície , As argilas são predominantemente do tipo caulimita ,que tem suas partículas revestidas por ácidos de fero ( responsáveis pela cor avermelhada). A transição e granulometria deste solo é bastante uniforme apresentando uma pequena diferença na coloração da camada A e agregados com formação arredondado e tamanho muito pequeno (0,5 a 3,0 mm) ,os quais se encontram em grande número e acomodados que deixam muitos macroporos, entre eles, o que fazer como que haja auto-permeabilidade á água, mesmo com os altos teores de argila.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (318.4 Kb)   docx (133.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com