TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Computadores pessoais e equipamentos portáteis

Por:   •  30/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.171 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

SUMARIO

1. Introdução à arquitetura de computadores.

2. Computadores pessoais e equipamentos portáteis.

3.Arquiteturas RISC e CISC.

4. Opções disponíveis no mercado de Ultrabook.

5. Opções disponíveis no mercado de Tablets.

1.0 Introdução à arquitetura de computadores.

Um computador é uma máquina capaz de sistematicamente coletar, manipular e fornecer os resultados da manipulação de informações para um ou mais objetivos. A manipulação dessas informações é chamada de processamento de dados e consiste em uma série de atividades ordenadamente realizadas com objetivo de produzir um arranjo determinado de informações, a partir de dados obtidos inicialmente.

A busca de técnicas mais eficazes de processamento de dados aliada ao natural avanço tecnológico em diversos outros ramos de atividade, como a eletrônica e a mecânica, por exemplo conduziu o mundo ao desenvolvimento de equipamentos como os computadores.

O conceito de efetuar cálculos com algum tipo de equipamento data pelo menos, do século V a.C. com os babilônicos e sua invenção do ábaco, dispositivo que permitia a contagem de valores e efetuar cálculos aritméticos simples.

Mais tarde no século XVII, o filosofo e matemático Blaise Pascal construiu um contador mecânico que realizava operações aritméticas de soma e subtração por meio de rodas e engrenagens. A máquina de Pascal era rudimentar, porém muito eficaz para sua época, sendo inteiramente mecânica e não automática, ou seja, funcionava por comando de uma manivela acionada manualmente.

Algum tempo após, a primeira utilização pratica de dispositivos mecânicos para computar dados automaticamente veio por volta do ano de 1800 quando Joseph Jacquard produziu com sucesso um retrato em tecelagem inteiramente de forma mecânica e controlada automaticamente por instruções registradas em cartões perfurados. Mais tarde os cartões perfurados desenvolvidos por Joseph seriam muito utilizados nos computadores.

Um dos últimos e mais importantes trabalhos pioneiros em computação por processos mecânicos foi realizado por um inglês de nome Charles Babbage que em 1823, foi contratado com a finalidade de gerar tabelas de navegação para a Marinha Britânica.

Babbage desenvolveu a máquina de diferenças que realizava adições e subtrações e cujos cálculos se baseavam no processo de diferenças finitas, muito parecida com a máquina de Pascal, porém era acionada por um motor movido a vapor e possuía um dispositivo de gravação em uma chapa de cobre, uma espécie de agulha que marcava os valores na chapa.

Além da máquina de diferenças, Babbage desenvolveu uma outra máquina conhecida como maquina analítica que era na realidade, um computador mecânico capaz de armazenar 1000 números de 20 algarismos e que possuía um programa que podia modificar o funcionamento da máquina, fazendo a realizar diferentes cálculos, pode-se dizer que esta máquina foi a precursora dos primeiros computadores eletrônicos.

Embora inteiramente mecânica, a máquina analítica de Charles Babbage essencialmente possuía os mesmos componentes que um computador atual: memória: rodas dentadas de contagem; processador: operando com pares de registradores; saída: para uma impressora ou para um dispositivo perfurador de cartões.

1.2 Dispositivos Eletromecânicos

Com a criação dos motores elétricos no fim do século XIX, uma nova classe de máquinas de calcular foi criada: as máquinas calcular elétricas. Neste tipo de equipamento a lógica e o controle continuavam iguais às máquinas de calcular puramente mecânicas, mas um motor elétrico era o responsável por girar as engrenagens para a obtenção dos resultados.

 Em 1889 o americano Herman Hollerith criou uma máquina que contava, classificava e ordenava as informações, utilizando cartões perfurados e um processo de tabulação. Essa máquina utilizou pela primeira vez motores elétricos no processo de separação dos cartões perfurados.

Em 1935 o engenheiro alemão Konrad Zuze inventou uma calculadora eletromecânica que utilizava relés no lugar das engrenagens mecânicas e lia as informações de uma fita de papel perfurada. Sua primeira máquina profissional foi denominada Z1, utilizava um teclado como entrada de dados e um conjunto de lâmpadas como saída. Mais tarde suas sucessoras viriam a ser usadas pelos alemães nos projetos de aviões na segunda guerra mundial.

Em 1941 o cientista Howard Aiken concluiu seu Mark I para a marinha americana, este computador era baseado na máquina analítica de Babage e utilizava relés eletromecânicos.

O grande problema dos dispositivos mecânicos e eletromecânicos é o desgaste de suas partes móveis, além disso, no caso dos relés onde temos contatos elétricos que se chocam e se afastam constantemente, esses contatos vão se estragando com o uso. Outro fator que impediu a tecnologia dos computadores a relé de ter grande eficiência foi a limitação da velocidade de chaveamento dos seus contatos a relé.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (13.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com