TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Conceitos de Tensão

Por:   •  26/8/2019  •  Seminário  •  684 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

1- O ensaio de cisalhamento é um importante ensaio mecânico que pode ser realizado em um material, pois é através dele que se obtém dados sobre a resistência deste material à tensão de cisalhamento. Ele consiste, basicamente, na aplicação de uma força na direção perpendicular ao eixo longitudinal da peça, dessa forma, submetendo-a ao cisalhamento. Este ensaio pode ser realizado na Máquina Universal de Ensaios, posicionando os devidos equipamento e garras adequadas para a realização do mesmo.

Na prática, estes dados são interessantes quando a peça em questão a ser utilizada se trata de um pino, um parafuso, um rebite, entre outras peças de conexão, que estarão sujeitas à tensão de cisalhamento.

Como geralmente são peças simples e com um baixo custo de produção, o ensaio é realizado na peça já acabada, ou seja, no formato de sua aplicação final. Sendo assim, não é necessário que haja uma norma que padronize o formato dos corpos de prova para a realização deste ensaio. Portanto, pode-se obter resultados mais precisos ainda sobre os esforços que este material suporta, pois está sendo ensaiado em seu formato final de uso.

Ademais, analisando a peça após sua ruptura, pode-se obter informações sobre sua ductibilidade, pois o formato e aparência da seção transversal após a ruptura pode indicar se o material em questão sofreu uma fratura dúctil ou uma fratura frágil;

2-

a) No laboratório em questão, foram utilizados os seguintes equipamentos:

- 1 Paquímetro Digimess, com faixa de indicação de 0 à 150 mm e resolução de 0,02 mm. Em polegadas, possui faixa de indicação de 0 à 6 polegadas e resolução de 0,001 polegadas;

- 1 Máquina Universal de Ensaios EMIC linha DL, devidamente calibrada (Data da calibração 14/12/2015) e com os dispositivos de fixação corretos (A garra específica e duas placas, unidas pelo pino) para a realização do ensaio de cisalhamento. Seus resultados podem ser acompanhados em um software em um computador;

- 1 Pino de Cobre com diâmetro de 2,60 mm;

- 1 Pino de Alumínio com diâmetro de 3,60 mm;

- 1 Pino de Latão com diâmetro de 2,50 mm;

- 1 Pino de aço com diâmetro de 3,24 mm;

b) Na realização do ensaio de cisalhamento do primeiro laboratório, foram anotados certos parâmetros:

-Velocidade da garra da máquina universal de ensaios: 1mm/min;

-Força máxima suportada pela máquina: 30 kN;

-Temperatura ambiente: Aproximadamente 26 ºC;

c) A calibração dos equipamentos é um fator indispensável, que, se feita de maneira incorreta, pode condenar todas as medições realizadas no laboratório, gerando resultados incorretos.

A calibração é a garantia de que o equipamento está em perfeitas condições, e que irá fornecer dados confiáveis e corretos. Dessa forma, existem empresas especializadas na calibração dos equipamentos, que periodicamente realizam a calibração e conferência das condições do equipamento.

A máquina de ensaios universais é uma das principais a ser calibrada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (34.2 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com