TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Métodos Criados como o CPS e TRIZ

Por:   •  17/2/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 5

A capacidade de resolver problemas é uma das competências mais requisitadas e valorizadas pelas empresas hoje em dia.

Pesquisas realizadas apontam que os jovens precisam desenvolver competências / habilidades para proteger o seu futuro profissional, sendo a capacidade de resolver problemas de forma criativa uma das principais, pois certamente não serão afetadas pela constante evolução tecnológica que vivemos.

A busca por novas habilidades, como a descrita, acontece por conta do alto número de profissionais “disputando” uma mesma vaga e como forma de se destacar dos demais é necessário se adaptar e inovar.

Essa soft skill vai muito além de resolver problemas corriqueiros do dia a dia no trabalho. Ela significa a capacidade de criar soluções fora dos métodos tradicionais e com processos bem definidos e estruturados para resolver questões que nem sempre estão bem desenhadas.

Os profissionais com essa capacidade hoje são extremamente valorizados no mercado de trabalho pois demonstram uma combinação de criatividade, pensamento estratégico e segurança em suas ações (união perfeita entre inteligência emocional e cognitiva). Profissionais com essa habilidade apresentam também aptidões como habilidade de identificar e se antecipar a possíveis problemas, pensamento lógico e estratégico, uso e aplicação da criatividade de forma organizada e tomada de decisões de forma rápida e segura.

Outra característica desse profissional é não ter medo de perguntar, dar atenção aos detalhes ao invés de supor e não ficar apenas na tentativa de encontrar culpados, mas trabalhar para alcançar as soluções para tal.

Profissionais com habilidade de resolução de problemas são um ativo valioso e confiável em qualquer equipe, pessoas que pensam em novas ideias, melhores maneiras de se fazer algo (processos).

CPS – Creative Problem Solving

É um processo para desenvolver a fluência e flexibilidade em indivíduos e alcançar um modelo otimizado para resolver problemas de forma rápida e participativa.

Sua proposta também é fortalecer a atenção e habilidades necessárias pata resolver problemas de forma criativa. É necessária uma atitude específica que permita que a pessoa procure novas ideias e use o conhecimento e experiência para fazer do normal algo extraordinário.

O CPS é importante e usado para a produção de várias ideias e soluções para problemas que necessitam de propostas inovadoras e orientadas para a elaboração de produtos, transformação de processos ou produção de melhores formas de interação.

É desenvolvido sobre duas hipóteses. Todos têm potencial criativo, as habilidades de desenvolvimento de soluções criativas podem ser aprendidas.

Suas premissas são:

• Manter equilíbrio entre pensamento convergente e pensamento divergente;

• Os problemas devem ser apresentados como perguntas a serem solucionadas, como perguntas de múltiplas opções corretas que podem gerar novos insights;

• Eliminar o pré-julgamento, pois tende a esconder novas ideias por medo de rejeição;

• A construção das ideias deve começar com foco no “sim”, pois permite a expansão das idéias.

O método possui seis etapas: A construção de oportunidades (MS), exploração de dados (FF), definição do problema (PF), produção de ideias (IF), desenvolvimento de soluções (SF) e construção de aceitação (AF).

A construção de oportunidades, o ambiente é preparado com o reconhecimento das problemáticas e compromisso de todos para enfrentar os desafios. É realizada uma análise de identificação das oportunidades mais promissoras para a obtenção das propostas. O real problema pode não estar obvio até que os cenários e fatos sejam analisados cuidadosamente. Essa fase é importante para processo criativo pois deve-se partir do que pode ser considerado o problema da situação, que mais tarde pode ser corrigido.

A exploração dos dados, essa fase deve ser considerada a base de conhecimento e informação sobre aspectos de diversos eventos, lugares, indivíduos e situações. É a fase onde ocorre o levantamento da situação com pesquisas e coleta de dados específicos sobre fatos como: o que é o problema, como ele é caracterizado, quem está envolvido com o problema. O importante nessa fase é a observação de tudo que pode contribuir para a construção da solução. Algumas perguntas para exploração de dados são: O que aconteceu?, Qual a magnitude do problema?, Quem e o que foi afetado?, Pode acontecer novamente? Estes questionamentos, entre outros, podem apresentar dados que futuramente podem servir de base de informação sobre o problema.

A definição do problema, é um dos componentes mais importantes da criatividade. É o processo utilizado para produção de situações criativas. Nessa fase, o problema deve ser analisado e comparado com o problema inicial para verificar se são os mesmos ou se houve alterações em sua forma. A partir da criação e descoberta de problemas e soluções para o problema

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (44.1 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com