TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Sistemas Produtivos

Por:   •  2/11/2019  •  Trabalho acadêmico  •  952 Palavras (4 Páginas)  •  122 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS - UEMG

ANA CAROLINE VIANA CASTRO

ORGANIZAÇÃO INDUSTRIAL

LEGO – EXEMPLO DE INOVAÇÃO PARA SE REINVENTAR

Atividade desenvolvida para a validação de créditos parciais relacionado à disciplina de Organização Industrial, ministrada pela professora Lígia Betânia.

Divinópolis - MG

2º Semestre/2019

1. INTRODUÇÃO  

 

O termo inovação refere-se a introdução de algo novo em qualquer atividade humana, atrelada ao desenvolvimento humano e melhoria da qualidade de vida em diversos ambientes e condições. Nas empresas, este termo significa introduzir algo novo ou modificar algo já existente, seja nos produtos ou serviços, no modelo de negócio ou nos processos, de modo a alcançar resultados positivos.

Atualmente o mercado está cada vez mais globalizado, as economias instáveis, alta concorrência e tecnologia avançada, diante deste cenário a inovação deixou de ser um diferencial entre as organizações, e passou a ser uma necessidade para sobrevivência no mercado.

Devido a isso, é muito importante buscar a inovação empresarial e o desenvolvimento constante da organização diariamente. Vale ressaltar que a inovação precisa ser viável, sustentável e dar retorno financeiro.

A empresa exemplificada é a LEGO, marca muito conhecida no mercado, e fortemente ligada à criatividade. A criatividade, inclusive, é uma grande parceira da inovação, o que faz com que este case seja ainda mais justificado.

2. LEGO

        A Lego foi criada em 1932, pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen. Hoje, a companhia está presente em mais de 130 países e emprega mais de 10 mil pessoas.

        O nome “Lego” vem da junção das palavras “leg godt”, que em dinamarquês significam “brincar bem”. Inicialmente feitos de madeira, os brinquedos eram produzidos manualmente, um por um. Foi somente no fim da década de 40 que os primeiros blocos encaixáveis de plástico injetado passaram a ser vendidos.

        Em 1958, Christiansen aperfeiçoou os brinquedos criando sistemas, com conexões e tubos, o que alavancou o negócio, já que agora as crianças poderiam fazer um número muito maior de construções de brinquedo.

        Hoje, o grupo Lego evoluiu ainda mais. Já são concebidos e fabricados milhares de conjuntos temáticos como os dinossauros, castelos, robôs, temas de mergulho e piratas. A empresa também lançou uma série de edições especiais como a Indiana Jones, Harry Potter e SpongeBob SquarePants, além de Speed Racer, Batman e Star Wars.

         A sua popularidade passa de pais para filhos e continua a ser um brinquedo recomendado por educadores e terapeutas em todas as áreas do ensino de aprendizagem.

2.1 INOVAÇÃO NA LEGO

        No início dos anos 2000, a LEGO estava enfrentando o risco da falência. Mesmo como uma marca dominante no mercado, a marca precisou se revitalizar e utilizou exemplos de inovação para isso.

        O primeiro passo para a inovação foi a criação do The Future Lab, um laboratório comandado por uma equipe de pesquisa e desenvolvimento encarregada de inventar novas “experiências lúdicas” tecnologicamente aprimoradas para crianças em todo o mundo.

        Uma das novas apostas do Future Lab foi em prototipagem rápida. A empresa começou a testar novas ideias de produtos em menor escala, para aprender a inovar sem correr grandes riscos. O time do Future LAB passou a criar protótipos de novos produtos a serem testados e colocar novos produtos no mercado em pequena escala e velocidade. Validados pela aceitação do público no mercado, eles passavam a ser produzidos em larga escala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (106.2 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com