TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os sistemas de projeções e sua importância para os levantamentos topográficos.

Por:   •  21/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.707 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

Os sistemas de projeções e sua importância para os levantamentos topográficos.

1. Coordenada geográfica

A coordenada geográfica é um sistema de localização que através de um conjunto de linhas imaginárias cortam o planeta Terra. São traçadas paralelamente entre si nos sentidos norte-sul, leste-oeste, de forma que seus encontros nos fornecem a localização de pontos na superfície terrestre e, as linhas horizontais são os paralelos, tendo como referencia a linha do Equador, e as linhas na vertical são os meridianos, sendo o principal o meridiano de Greenwich.

Tendo como medida graus de uma circunferência, os paralelos e meridianos determinam as latitudes e longitudes respectivamente. Um grau, 1°, é o que equivale a uma parte de uma circunferência dividida 360 vezes igualmente, sendo que um grau divide-se em 60 minutos e cada minuto divide-se em 60 segundos.

Os paralelos são linhas paralelas ao Equador, onde o mesmo marca 0°, o Polo Norte 90° e o Polo Sul corresponde a -90°. Os meridianos por sua vez, são perpendiculares a linha do Equador, e tem como marco inicial o observatório de Greenwich, na qual marca-se 0° para os meridianos. A leste, são medidos de maneira crescente até 180°, parte oriental, e a oeste são medidos até -180°,parte ocidental do planeta, dando origem assim aos diversos fusos horários existente no globo terrestre.

Coordenada geodésica

Com uma forma esférica e levemente achatada nos polos, o planeta Terra é caracterizado por uma superfície muito irregular. Tornando assim, praticamente impossível medir essa superfície devido a sua grande variação de depressões e depressões, planícies e planaltos, entre outras situações geográficas do planeta. Para ser possível o estudo de pontos nesta superfície, utiliza-se três formas com o intuito de localiza-los.

 A superfície física da terra

É a superfície terrestre contendo toda a massa terrestre, ou seja, todo declive terrestre, contando também com a profundidade dos oceanos, utilizando o método das medidas físicas.

 O geóide

É uma figura geométrica relativa a superfície terrestre levando em consideração o nível médio do mar, momento em que os oceanos estão em repouso.

Embora seja a melhor forma de representar a superfície terrestre, é muito difícil a sua representação matemática devido a irregularidade de massas na terra. Logo, adotou-se o elipsóide como melhor método de estudos matemáticos da terra.

 O elipsóide

“É o sólido geométrico definido pela rotação de uma semi-elipse em torno de seu eixo menor.”

É o meio mais utilizado para cálculos já que é uma forma conhecida e possível de adquirir informações a partir de cálculos.

Um ponto na superfície definido por suas coordenadas geodésicas (latitude, longitude e altitude geométrica ou elipsoidal) considera-se um elipsóide de revolução. Define-se como coordenadas geodésicas de um ponto P qualquer na superfície do elipsóide como: Latitude geodésica é o ângulo formado entre a normal (linha perpendicular ao elipsóide) no ponto considerado e o plano equatorial do elipsóide. Esta coordenada tem sinal positivo no hemisfério norte e negativo no hemisfério sul, pode-se também ser indicada pela letra N quando no hemisfério norte ou S no hemisfério sul.

Longitude geodésica é o ângulo formado entre o meridiano de origem (Greenwich) e o meridiano do ponto considerado, contado sobre o plano equatorial. Esta coordenada é positiva a leste de Greenwich e negativa a oeste. Podendo ser indicada pelas letras E e W para leste ou oeste respectivamente (Silva; Gualberto; Tupinambás, 2013).

2. Projeções cônicas

As projeções cônicas são o oposto ao das cilíndricas, são utilizadas na representação das zonas temperadas. Para essa projeção, a esfera terrestre é envolvida por um cone imaginário, faz-se necessário situar o vértice paralelo à da linha que une os dois hemisférios, a partir do centro da esfera terrestre, de onde esta um observador, que ao ser aberto será visto no plano do mapa. Os meridianos ficam retos e convergentes aos polos, e os paralelos são arcos concêntricos dos polos, esses se cruzam perpendicularmente. Na projeção cônica, as deformações são pequenas próximas ao paralelo de contato, mas tendem a aumentar à medida que as zonas representadas estão mais distantes. Essas projeções são mais apropriadas à representação cartográfica das áreas de latitudes médias. Apesar de a forma resultante ser de um polo apenas, os cartógrafos geralmente utilizam esta projeção para estudos de países e continentes, onde são apresentadas apenas pequenas partes da superfície terrestre.

3. PROJEÇÕES PLANAS OU AZIMUTAIS

Projetam da superfície terrestre em um plano tangente à superfície, onde o azimute do centro da projeção a qualquer direção é mostrado corretamente, por isso são chamadas também de azimutais. a Terra é apresentada redonda, todos os círculos que passam pelo centro de projeção são apresentados como linhas retas, o caminho mais curto do centro da projeção para qualquer ponto do mapa serão sempre retas. à medida que se afasta do centro da projeção, mais amplas as distorções. os meridianos são linhas retas convergentes ao polo e os paralelos são círculos concêntricos, abrangendo apenas um hemisfério. Essas projeções são mais comumente usadas para mapear as regiões polares. As principais projeções azimutais são as ortográficas, estereográficas, gnomônicas, equivalente Azimutal de Lambert e azimutal eqüidistante.

4. Projeções cilíndricas

São projeções da esfera terrestre em um cilindro envolvido ao seu redor, os meridianos e paralelos projetados nesse cilindro, após a abertura do mesmo resultará em um retângulo no qual essas linhas de referência se apresentam retas, paralelas e perpendiculares entre si.

Essas projeções mostram a terra como um todo, porém sua precisão é melhor em regiões tropicais do globo. Quanto mais nos afastamos da linha do Equador, maior será a distorção, por ser uma projeção conforme, que altera a área do continente. Além de podermos observar, os ângulos formados entre uma latitude com uma longitude é de 90º, desta maneira é que é possível vermos as distorções.

Na projeção de Mercator as linhas de latitude e longitude formam retângulos. Isso

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (63.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com