TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PALESTRAS E INCLUSÃO DE ATITUDES SUSTENTÁVEIS, COMO FORMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

Por:   •  2/6/2015  •  Artigo  •  1.506 Palavras (7 Páginas)  •  289 Visualizações

Página 1 de 7

PALESTRAS E INCLUSÃO DE ATITUDES SUSTENTÁVEIS, COMO FORMA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO BÁSICO DA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM

Éverton DIAS1 

(1)  Universidade Federal do Pará; Belém, Pará; eng_evertondias@hotmail.com; Graduando (a) em Engenharia Sanitária e Ambiental e integrante do PET;

RESUMO

O fato de que, o elevado índice de descaso da população em relação ao meio ambiente em que vive, seja por conta da carência de informações ou por não se preocuparem com as consequências que seus atos podem acarretar em um futuro próximo; gerou imensa necessidade de alertá-los sobre estes problemas, expondo formas de evitá-los ou amenizá-los, caso já estejam ocorrendo. Por isso, o grupo PET (Programa de Educação Tutorial) de Engenharia Sanitária e Ambiental da UFPA decidiu realizar ações relacionadas à educação ambiental nas instituições de ensino básico da Região Metropolitana de Belém, na qual a escola Mendara está inclusa, sendo que o objetivo de tais intervenções é utilizar os alunos contemplados como agentes multiplicadores desse conhecimento.

PALAVRAS-CHAVE: Educação ambiental; Mendara; Grupo PET; Agentes multiplicadores.

CONTEXTO

O ser humano, através de suas atividades, tem provocado profundas transformações neste planeta, pois com o desenvolvimento de técnicas e novos conhecimentos o homem acelerou o seu processo de ocupação territorial na Terra e assim também iniciou a utilização dos recursos naturais nela existentes. Primeiramente, este uso era feito de forma racional ou como subsistência decorrentes da produção e do consumo (FARIA; SANTOS, 2004). Porém, com o passar dos anos, esta utilização já não ocorre mais desta maneira, já que o grande apelo consumista, influenciado pelo capitalismo, acarreta grande parte dos desequilíbrios ecológicos, no qual as pessoas geram desperdício e uso descontrolado dos bens encontrados na natureza, seja nos solos, nas águas ou florestas (CUBA, 2010).

Além da exploração irracional que o ser humano protagoniza, atualmente, ele também deixou de se preocupar com os resíduos gerados, assim como as consequências acarretadas com este mau uso. Todos os dias se vê notícias sobre a quantidade de lixo que está sendo produzido e o quanto eles causam mal quando não são acondicionados de forma correta.

Segundo a Política Nacional de Educação Ambiental entende-se como educação ambiental (PNEA, 1999) "os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade." Sendo assim, o grupo PET - Engenharia Sanitária e Ambiental decidiu repassar os conhecimentos adquiridos na graduação para os alunos de escolas tanto particulares quanto públicas.

O trabalho aborda experiências na Escola Mendara, situada no bairro da Marambaia, Belém, na qual parte dos integrantes do grupo PET de Engenharia Sanitária e Ambiental realizaram uma visita à escola durante o primeiro semestre de 2014. Esta atividade teve início no ano de 2013 e pretende-se dar continuidade a ela. Tais visitas ocorrem de forma bilateral, ou seja, da mesma forma que os petianos visitaram a escola Mendara, os alunos da instituição também devem se deslocar até a universidade, para conhecer o espaço em que se encontra o PET Engenharia Sanitária e Ambiental.

A atividade tem como objetivo primário proporcionar Educação Ambiental na sociedade através das escolas de ensino fundamental e médio de Belém e região próxima, levando, por conseguinte, conhecimentos adquiridos no que diz respeito à sustentabilidade dos recursos ambientais. Além disso, a educação ambiental visa contribuir para uma formação mais completa do cidadão. Pois, acredita-se que esta é uma das formas de conscientizar as pessoas sobre a nova realidade ambiental e, ainda mais importante, como agir para que ela possa ser alterada ou mitigada.

A atividade também proporciona aos integrantes do PET - Engenharia Sanitária e Ambiental a oportunidade de interagir com os alunos do ensino médio e fundamental, compreendendo suas dúvidas e opiniões sobre assuntos relacionados ao saneamento. Pois, dessa maneira, é despertado nos alunos um dos conceitos de educação ambiental descrita por Mousinho (2003, p. 158):

Processo em que se busca despertar a preocupação individual e coletiva para a questão ambiental, garantindo o acesso à informação em linguagem adequada, contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência crítica e estimulando o enfrentamento das questões ambientais e sociais.

Além disso, ainda fornecem a oportunidade aos petianos habituarem-se à falar em público e entenderem quão complicado é ministrar uma palestra. Dessa forma, eles têm a oportunidade de se preparar melhor para sua vida profissional.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA

Para a concretização desta atividade nas escolas da região, primeiramente é realizado o contato com as instituições de ensino, previamente explicando o objetivo do projeto e qual a metodologia adotada. Durante o período de preparação, os petianos realizam pesquisas bibliográficas, sendo supervisionados pelo tutor do PET - Engenharia Sanitária e Ambiental e professores da FAESA (Faculdade de Engenharia Sanitária e Ambiental), as quais estão relacionadas aos temas que serão abordados durante a atividade, envolvendo as mais diversas áreas do saneamento ambiental.

As apresentações são ministradas com apoio de equipamentos visuais, enquanto um ou mais petianos apresentam o conteúdo proposto, eventualmente, o tutor pode intervir em questões não exploradas por completo ou que requisitem uma explicação mais detalhada. Cada palestra tem duração em média 30 minutos, soma-se ainda tempo igual para discussões ou qualquer questão que possa ser levantada durante a atividade. Para que haja uma eficiente fixação do conteúdo apresentado, os integrantes do grupo PET também fazem uso de outros recursos como cartilha, folders, cartaz, vídeos e outros meios que facilitem a divulgação da atividade.

Na escola Mendara foi ministrada palestra voltada para o micro ciclo da água especificando a estação de tratamento de esgoto da rua Tavares Bastos, localizada no mesmo bairro que a escola. Contando com três petianos mais o tutor do grupo no dia da apresentação, a atividade foi benéfica adquirindo a atenção de todos presentes no auditório, e inclusive excedendo o tempo de discussão, fazendo-se necessário um alongamento desta etapa. Após a realização da palestra vários alunos se mostraram interessados nos temas que permeiam o saneamento e no curso de engenharia sanitária e ambiental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (120 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com