TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE EMPREENDIMENTOS E PERFIL DOS EMPREENDEDORES DO CENTRO COMERCIAL DE NOVA CRUZ (RN)

Por:   •  19/5/2019  •  Monografia  •  8.389 Palavras (34 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 34

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO CENTRO MULTIDISCIPLINAR DE ANGICOS BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA[pic 1]

MATHEUS SILVA ANANIAS

PESQUISA DE EMPREENDIMENTOS E PERFIL DOS EMPREENDEDORES DO CENTRO COMERCIAL DE NOVA CRUZ (RN)

ANGICOS

2019

MATHEUS SILVA ANANIAS

PESQUISA DE EMPREENDIMENTOS E PERFIL DOS EMPREENDEDORES DO CENTRO COMERCIAL DE NOVA CRUZ

Monografia apresentada a Universidade Federal Rural do Semi-Árido como requisito para obtenção do título de Bacharel em Ciência e Tecnologia.

Orientador: Prof.ª Andrezza Cristina da Silva Barros Souza

 

ANGICOS

2019


        

Dedico primeiramente a Deus que sempre me deu forças para estudar.

Aos meus Pais e familiares que mim apoiaram sempre nos momentos mais difíceis.

Aos meus amigos que sempre estavam para me consolar nos “perrengues” enfrentados no decorrer do curso.

AGRADECIMENTOS

Agradeço primeiramente a Deus que me deu a possibilidade de estar vivo e esteve sempre comigo nas minhas orações no decorrer do curso.

A minha mãe Rita de Cassia que não é uma simples mãe e sim uma guerreira que trabalhou de dia e noite para me sustentar nessa jornada que está apenas começando.

Ao meu pai João Ananias Neto que estava sempre ajudando minha mãe e segurando sempre a barra lá em casa, posso dizer que quero ser parecido com ele quando me tornar um “homem” de verdade.

Ao meu irmão Lucas Silva Ananias que é muito brincalhão e chato as vezes, mas sei que ele sempre estará torcendo por mim.

Ao meu avô que sempre esteve comigo, posso dizer que sou um grande homem devido a ele e meu pai, sempre me espelho neles. ( espero que um dia vocês voltem a se falar).

A minha tia Nega que é outra guerreira que nunca baixou a cabeça e sempre esteve ao lado da minha mãe nos momentos mais difíceis.

A minha tia Vera que sempre me aconselhou a estudar e sempre me apoiou dando várias dicas.

A minha tia Izabel que desde criança esteve junto da minha mãe ajudando no auxílio dos meus estudos e sempre dando conselhos importantes.

Ao meu tio Bica com seu jeito extrovertido e brincalhão que tem, e aprendi um pouco sobre a arte de paquerar porque ele é um rei nesse assunto.

Ao meu tio Tetinho que mesmo longe me fez rir bastante com suas ligações diárias atrás de ver os nudes que eu recebia e recebo “kkk”.

A minha priminha Heloisa que mesmo sem entender fez parte disso me fazendo sorrir em muitos dias ruins.

A Minha prima Leticia que mesmo enjoada me ajudou em várias traduções de inglês e dando dicas de filmes, porque fera é ela.

Ao meu primo Fernando que sempre que estive em Caicó ele esteve lá para tomarmos uma.

Ao meu amigo e irmão que a UFERSA me deu Ismael Rodrigues que sempre me aconselhou e ajudou nos momentos mais difíceis da minha jornada.

Ao meu amigo e irmão que a UFERSA me deu Jeferson Joares que sempre me aconselhou e sempre cuidou de mim aqui em angicos e nas farras da vida.

A Emylle e Heloisa que mesmo sendo chatas são uns amores, me auxiliaram nos almoços e nas farras da vida.

A pequena Bruninha que tenho um amor por ela.

Aos meus amigos do BDE que posso dizer que é minha casa, amo aquele meu sítio velho.

Aos meus amigos do vôlei (um hobby que vou levar para vida) que me fizeram sorrir diariamente.

E a todos que me ajudaram nessa minha jornada que está apenas começando.

A um grande casal que vi sendo junto aqui em angicos Matheus e Karol que tenho grande carinho por eles.

A família Frazão que me acolheu na sua residência e me tratou como um filho e principalmente a Kidja Frazão que tenho ela como uma irmã.

 

 


Sou um guerreiro, espero batalhar até morrer.

Autoria própria

RESUMO

Nos últimos anos o empreendedorismo tem sido um assunto muito discutido no Brasil e no mundo, visto que, a crise econômica mundial vem elevando pessoas a buscar fonte de renda em outros meios. Observando que o sistema capitalista que a economia se baseia exige que o mercado seja cada vez mais competitivo, fazendo com que os produtos e serviços estejam cada vez mais inovadores. Pesquisa de empreendimentos e perfil dos empreendedores do centro comercial de Nova Cruz. Tem como objetivo mais abrangente verificar qual é o perfil de empreendedor mais comum de ocorrer no município, tendo em vista a forma que o contexto econômico da cidade influencia isto. Para verificar de uma forma mais específica o setor mais comum de ocorrer o empreendedorismo para compreender o desenvolvimento dessa atividade, se utiliza idade da empresa, do empreendedor, a tecnologia, forma de uso, se utiliza aplicativos que já existem no mercado ou os próprios para atender as suas necessidades específicas. Por fim buscar entender qual a motivação mais comum que leva a esses cidadãos a empreender neste segmento, se foi influência de cursos ou conversas entre amigos, herança, por exemplo. A importância deste trabalho está na necessidade de traçar o perfil do empreendedorismo na cidade de Nova Cruz, além de analisar a sua contribuição para o estado do Rio grande do Norte, pesquisando os motivos para se empreender que são mais comuns no município. Com o termino da análise do nosso questionário (que foi a base da nossa pesquisa) observamos que os homens predominam os comércios da cidade e que a falta de incentivo ou de informação vem levando a isso, e que a falta de indústria e de empregos consequentemente vem levando a população procurar o empreendedorismo para crescer na vida.

Palavras-chave: Empreendedor. Empreendedorismo. Nova Cruz - RN.


ABSTRACT

In the past few years, entrepreneurship has been a widely discussed subject in Brazil and across the world since the global economic crisis drove people to seek alternative sources of income. Noticing that the capitalist system in which the Economy is based on demands an increasingly competitive market setting, driving the products and services to become increasingly innovative. Undertaking survey and entrepreneurs profiles of Nova Cruz’s commercial center sets a wide-ranging goal of checking what is the town’s most common entrepreneurs profile, considering how the city’s economic setting influences such area of investment. To check a more specific way and to comprehend where the entrepreneurship is most likely to appear, we consider Company’s age, its owner’s age, its technology, method of use, already existing inside the market apps or individuals to attend their most common specific needs. At last, we seek to comprehend which factor is most likely to motivate the citizens into investing in this sector, whether the influence of courses, conversation among friends or heritage, for example. The importance of this job is based on the need of tracing an entrepreneurship profile in the city of Nova Cruz, besides analyzing its contribution to the state of Rio Grande do Norte, searching for the reasons why one seeks to invest. At the end of questionnaire (the ground of our academic research), we noticed that male individuals are prevailing within the city’s overall business and that the lack of incentives and information has led to that scenario, and that the absence of Industry and employment consequently drove the population to look for entrepreneurship to grow as human beings.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (57.8 Kb)   pdf (934.2 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com