TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS EMPREENDEDORES E EMPREENDIMENTOS DO CENTRO COMERCIAL DE SERRA DO MEL

Por:   •  5/3/2016  •  Relatório de pesquisa  •  1.816 Palavras (8 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO[pic 1]

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS EXATAS, TECNOLOGICAS E HUMANAS

      BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA

        

KAMILLA THUANY DE MORAIS RIBEIRO

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS EMPREENDEDORES E EMPREENDIMENTOS DO CENTRO COMERCIAL DE SERRA DO MEL

ANGICOS/RN (2016)

KAMILLA THUANY DE MORAIS RIBEIRO

CARACTERIZAÇÃO DO PERFIL DOS EMPREENDEDORES E EMPREENDIMENTOS DO CENTRO COMERCIAL DE SERRA DO MEL

Projeto apresentado ao Conselho de Curso Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, como requisito parcial da elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso.

Orientador: Profº. Dr. Maristélio da Cruz Costa - UFERSA

Aprovado pelo Conselho de Curso em: ____/_____/_____.

________________________________________

Assinatura do Coordenador de Curso

ANGICOS/RN (2016)

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        

2.        PROBLEMA        

3.        JUSTIFICATIVA        

4.        REFERENCIAL TEÓRICO        

5.        METODOLOGIA        

6.        OBJETIVOS        

7.        CRONOGRAMA        

8.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        

  1. INTRODUÇÃO

A competitividade no mercado de trabalho traz uma nova realidade para o profissional que busca se destacar no mercado, apresentando assim um perfil empreendedor, surgindo o gestor diferenciado com uma visão ampla da sua organização que muda sua realidade e de todos a sua volta. Este profissional desenvolverá estratégias inovadoras que obterão sucesso para a organização.

O empreendedorismo é hoje um fenômeno mundial, estando claramente associado ao crescimento e desenvolvimento econômico. O Brasil é citado por diversos estudiosos como um dos países mais criativos do mundo, e onde mais se desenvolvem empreendedores, seja por oportunidade ou por necessidade, “A palavra empreendedor origina-se da palavra emtrepreneur que é francesa, literalmente traduzida, significa Aquele que está entre ou intermediário.” (HISRICH, Robert. D., 1986, p.96).

A definição de empreendedor evoluiu com o passar do tempo, devido às mudanças ocorridas na área econômica mundial tornando-se mais complexa. Desde seu início na idade média, o indivíduo que participava ou administrava grandes projetos de produção era chamado de empreendedor.

O movimento do empreendedorismo no Brasil começou a tomar forma na década de 1990, quando entidades como SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Softex (Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas. Antes disso, praticamente não se falava em empreendedorismo e em criação de pequenas empresas. (DORNELAS, 2005, p.26).

        

Para Chiavenato (2007), existem três características básicas para um empreendedor. São elas: 1-Necessidade de realização: Uma necessidade pessoal, o que o diferencia dos outros. 2-Disposição para assumir riscos: Riscos financeiros e de demais ordens assumidos ao iniciar o próprio negócio. 3 - Autoconfiança: Segurança ao sentir que pode enfrentar os desafios e problemas. Deixando claro que o perfil do empreendedor que deseja alcançar sucesso nos negócios necessita de características tais como: coragem e paixão para desbravar o novo, e equilíbrio, racionalidade e facilidade em lidar com as mais variadas situações, já dentro do empreendimento.

A utilização de questionários fornecerão os dados estatísticos necessários para que se possa basear o trabalho. que buscará caracterizar o perfil dos empreendedores e analisar os empreendimentos existentes na cidade de Serra do Mel – RN.

  1. PROBLEMA

Analisando o significativo crescimento comercial e econômico de Serra do Mel - RN,

A utilização de questionários permitirá traçar um diagnóstico dos empreendimentos da cidade, e assim possibilitando caracterizá-los quanto aos seus perfis empreendedores do centro comercial. Identificando, diagnosticando e caracterizando os empreendimentos e perfis dos empreendedores por meio de pesquisas e conhecimentos da devida localidade a fim de obter a situação do comércio da cidade em estudo, é o nosso problema.

  1. JUSTIFICATIVA

O Brasil tem todos os elementos necessários para iniciar uma verdadeira revolução empreendedora, já que é destaque no cenário mundial como país de empreendedores em ascensão. Sendo imprescindível que os setores públicos e privados trabalhem em sintonia fina.

É de suma importância este projeto de pesquisa, tendo em vista sua devida contribuição para o desenvolvimento da cidade, e assim poderemos traçar o perfil dos empreendimentos e empreendedores da cidade de Serra do Mel-RN.

A pesquisa em foco contribui e auxilia para que o município se interaja diretamente e indiretamente com o fator da economia, fazendo com que o município se associe com a sociedade empreendedora.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Esse projeto será realizado na cidade de Serra do Mel. Localizada na microrregião de Mossoró. Sendo um antigo projeto de colonização, a cidade de Serra do Mel logo passou a ser município, onde consolidou sua economia na produção de caju. Situado numa área onde o sertão e o litoral se encontram no extremo noroeste do estado, em meio aos vales do Assu e Apodi, região de terras produtivas encravadas entre os rios Mossoró e Assu, o município uma extensão territorial de 617 km², O clima é semi-árido, com temperatura média anual de 27 °C e umidade de 69%.( IBGE, 2015).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (154.1 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com