TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO

Artigos Científicos: PLANEJAMENTO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  1.001 Palavras (5 Páginas)  •  195 Visualizações

Página 1 de 5

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO EM INFORMÁTICA

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO MÍNIMO EM INFORMÁTICA

No contexto atual de mundo onde o avanço tecnológico permeia todas as esferas da sociedade, as escolas precisam inserir as tecnologias em seus princípios norteadores de educação, tendo nos laboratórios de informática ferramentas que possam ampliar as condições de aprendizagem, num contexto maior do papel da escola como espaço de exercício de cidadania. Aqui entendida além dos direitos e deveres garantidos nas sociedades democráticas, promovendo a inclusão desses alunos no mundo digital, propiciando caminhos mais amplos neste famigerado mundo capitalista.

Considerando que estar em frente a uma máquina não garante aprendizagem e competência para operá-la por si, o Programa busca formas de promover esta integração entre conteúdo programático das disciplinas com a informática, utilizando para isso ferramentas pedagógicas, estimulando a pesquisa e incentivando a comunicação. Assim, o aluno passa a ser levado a participar de maneira significativa no processo de ensino e aprendizagem, desenvolvendo a autonomia para o estudo e para a pesquisa através da utilização dos recursos tecnológicos.

O que se pretende com este documento é nortear os trabalhos a serem desenvolvidos nas unidades de ensino do Município, através de um currículo mínimo por segmento, visando uma visão integrada, que caminhe paralelo aos conteúdos escolares, complementando as fontes e que se somem as muitas outras possibilidades de apreender o Conhecimento.

Este currículo mínimo dependerá das ferramentas utilizadas pelo professor regente de cada turma/série, no desenvolvimento de seu conteúdo através da utilização do laboratório de informática e, em nenhuma hipótese, deverá caminhar sozinho, tendo a informática pela informática, pois o objetivo do Programa é trabalhar os conteúdos pedagógicos através das ferramentas tecnológicas.

EDUCAÇÃO INFANTIL

Os objetivos tecnológicos nas aulas de informática na Educação Infantil priorizam desenvolver nos alunos atitudes corretas no uso do computador, onde os alunos apropriam-se das habilidades tecnológicas básicas e demonstram iniciativa e autonomia no uso do computador como meio de expressão e criatividade.

Trabalha-se com muitos jogos para introduzir ou rever, retomar conteúdos trabalhados no primeiro momento da aula. Desta forma, as crianças aprendem brincando desde o uso correto do mouse, como o nome das partes do computador.

Esses jogos são elaborados a partir dos objetivos da aula planejada entre professor regente e mediador.

OBJETIVOS TECNOLÓGICOS

Tendo em vista o processo educativo escolar, no qual a informática se insere como um recurso de ensino aprendizagem, as atividades desenvolvidas junto aos alunos da Educação Infantil objetivam, de uma maneira geral, atentar aos seguintes aspectos de habilidades e conteúdos:

 Coordenação motora, atenção e concentração.

 Controle visomotor.

 Familiarização com o equipamento e softwares.

 Percepção visual: identificação de cor, forma, tamanho, posição, contagem, sequência e outros elementos.

 Organização espacial: reconhecimento de posição, espaço e lateralidade.

 Curiosidade e memória visual

 Desenho, exploração de palavras e escrita e raciocínio lógico

CONTEÚDOS TECNOLÓGICOS POR IDADE:

2 e 3 ANOS

• Identificar as partes do computador

• Identificar e manusear corretamente mouse e seus botões (direita, esquerda, um click, dois clicks);

• Identificar e manusear corretamente algumas funções do teclado: teclas alfanuméricas, espaço, backspace, delete, enter, setas direcionais;

• Ligar e desligar um computador

4 e 5 ANOS

• Identificar as partes do computador;

• Ligar e desligar o computador;

• Identificar e manusear corretamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com