TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DIRIGIDO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Por:   •  16/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 3

PLANEJAMENTO DIRIGIDO

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO:

É o planejamento global da organização, define os objetivos estratégicos, políticas e filosofias a serem seguidas por todos os setores da organização, por um período relativamente longo.

Aborda planos a longo prazo na relação da organização com o meio externo.

A administração de cúpula da empresa deve decidir como será a empresa a longo prazo, e como a empresa vai se comportar diante das oportunidades e ameaças.

O planejamento estratégico é, portanto, aquele que define as estratégias de longo prazo da empresa. Esse planejamento contribui na definição da visão, missão e valores da organização.

Também colabora com a concepção dos objetivos (metas), e da análise dos fatores internos e externos da companhia. O planejamento estratégico é o mais amplo dos três e abrange toda a organização. No geral, podemos resumi-lo como um processo gerencial que possibilita estabelecer o rumo a ser seguido pela empresa, com vistas a obter um nível de otimização na relação da empresa com o seu ambiente.

COMENTÁRIOS:

Em minha opinião um planejamento estratégico é uma responsabilidade da administração que auxilia gestores a pensar no longo prazo de uma organização. Ele deve ter sempre uma passo à frente de todos com características como missão, visão, bons planos para encaixar em sua estratégia, objetivos e metas para cumprir tudo em determinado prazo, para que a empresa siga em um bom caminho.

PLANEJAMENTO TÁTICO:

É o planejamento setorial. Vincula os planos de cada área da empresa com os objetivos traçados no planejamento estratégico. Dessa forma tenta otimizar determinadas áreas de resultados e não a empresa como um todo.

Sua dimensão temporal e a amplitude de seus efeitos é mais restrita.

Ocorre em níveis organizacionais inferiores, dirigido a determinada área; trabalha com os objetivos e desafios traçados no planejamento estratégico. O planejamento tático é, portanto, aquele que faz a intermediação entre o nível estratégico e o operacional. Geralmente, o planejamento tático é projetado a médio prazo e abrange cada unidade da organização, ele traduz e interpreta as decisões do planejamento estratégico e os transforma em planos concretos dentro das unidades da empresa. Cada unidade, em específico, procura atingir seus próprios objetivos, que varia desde otimizar determinada área de resultado até utilizar de modo eficiente os recursos disponíveis.

COMENTÁRIOS:

Pelo que entendi sobre o planejamento tático é de lá onde sai as ações e metas traçadas em um nível tático para atingir os objetivos das decisões que foram feitas estrategicamente. Quem se envolve nisso executam as ações que são aplicadas em um determinado prazo (longo) e procuram ter de deixar seus planos bem objetivos e concretos para a empresa.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL:

O planejamento operacional é a formalização dos objetivos e procedimentos, ou seja, a implementação das ações previamente desenvolvidas e estabelecidas pelos baixos níveis de gerência (nível

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (32.9 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com