TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceitue Planejamento; O planejamento pode ser caracterizado quanto ao tempo

Por:   •  16/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  826 Palavras (4 Páginas)  •  3.231 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2][pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS

                                         

[pic 3]

ATIVIDADE

  1. Conceitue Planejamento; O planejamento pode ser caracterizado quanto ao tempo, e em níveis. Cite-os e caracterize;

Planejamento de recursos humanos é o processo de decisão, a respeito dos recursos humanos necessários para atingir os objetivos organizacionais dentro de determinado período de tempo, ou seja, o planejamento do RH é uma estratégia de abordagem e de tratamento global da administração de recursos humanos integrado ao negócio da empresa e que se inclui a preocupação com o futuro, é um processo gerencial, administrativa e estratégico. Ele pode ser caracterizado quanto ao tempo:

Curto prazo, geralmente realizado para 6 meses a um ano;

Médio prazo, geralmente realizado para prazos de até 2 anos;

Longo prazo, geralmente realizado para 5 anos ou mais, é claro que esses prazos não são a regra.

Quanto aos níveis:

Planejamento Estratégico, é o planejamento maior, o definido pela alta direção, pelo nível estratégico, nesse nível define-se o rumo maior, ou seja, objetivo maior.

Planejamento Tático, é o nível onde se estabelecem as estratégias, as táticas, as metas para realização dos resultados, é o nível que estabelece a organização dos recursos para execução do planejamento. Ele é desenvolvido pelos gerentes.

Planejamento Operacional, é o tipo de planejamento em que se estabelece cada etapa de execução, isto é, quais os passos devem ser seguidos.

  1. Faça um texto máximo 15 linhas respondendo a seguinte questão: O que ganha? O que Perde? Qual a realidade organizacional para organizações com e sem planejamento? Qual impacto dessa existência ou ausência na ARH?

O planejamento por si só não garante sucesso, mas está provado que sem essa função administrativa o sucesso estará cada vez mais distante, ou seja, a empresa ganha muito com planejamento, porque as perguntas como, o que somos? Quem queremos atende? O que e como produzimos? Devem fazer parte de um inicial de ideia de planejamento, pois planejar é um exercício mental e de futurologia, e sua grande importância dentro da empresa é atrelá-lo ao planejamento estratégico da organização, é desenvolver uma visão sistêmica estratégica. Quanto a realidade das organizações o planejamento serve como uma forma de melhorar nas práticas de recursos humanos, e em mão-de-obra com qualidade e com diferencial, isso não está fácil de achar e de reter, portanto em processo de seleção e recrutamento o planejamento pode tratar de grandes benefícios para empresa, pois em geral o planejamento avalia as ações e os projetos e a necessidade da empresa. Com existência do planejamento dentro da ARH, tem justamente a proposta de estabelecer estratégias e metas para supri as necessidades de pessoal, considerando os objetivos estratégicos da organização, já com ausência do planejamento a empresa não encontrará resposta para o processo operacional, não haverá uma investigação, pois, o planejamento é uma atividade de integração e voltada para toda organização.

                                         

[pic 4]

ATIVIDADE

01 - O que é uma análise de cargo? Contextualize sua resposta;

Consiste em um detalhamento, ou seja, na especificação dos requisitos e das exigências do cargo para ocupá-lo, onde na realidade, analisar cargo significa fazer uma apreciação responsável dos atributos que uma pessoa deve ter para desenvolver as suas tarefas e suas funções, dessa forma a análise de cargo consiste em especificar antecipadamente o perfil do ocupante do cargo, é uma etapa seguinte à descrição do cargo, através da descrição da análise de cargo o administrador está estabelecendo comportamentos esperados, portanto análise de cargo também é uma estratégia de resultados e de desempenho.

02 – Comente sobre o modelo humanístico para descrever e analisar cargos;

O modelo humanístico surgiu com o advento da Teoria das Relações Humanas, em que o conceito de homo economicus “é substituído pelo conceito de homem social. Neste modelo de descrição e análise de cargo procura-se priorizar as pessoas e as suas relações para desempenhar o cargo, a ênfase é colocada em parte nas pessoas e não nas tarefas e nas atividades”.

03 – Liste pelo menos 02 Métodos para descrever e analisar cargos;

Observação direta: consiste na atividade ou no esforço do analista de recursos humanos em acompanhar as atividades do ocupante do cargo no seu local de trabalho, é um método recomendado para os cargos operacionais, tem como vantagem a exatidão das informações.

Método da entrevista: consiste no papel da analista de recursos humanos em conversar com o ocupante do cargo e com o superior do ocupante para escolher os dados que necessita para efetivar a descrição e análise do cargo. É um método geralmente adotado para cargos gerenciais e executivos, é um método que adota pouco papel e formulário.

BOM TRABALHO!

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (179.5 Kb)   docx (82.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com