TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Tese: PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/9/2013  •  Tese  •  1.699 Palavras (7 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 7

1º ANO – 2º SEMESTRE

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

ITAPECERICA DA SERRA

2011.

INTRODUÇÃO

Segundo o dicionário da língua portuguesa, o ato de planejar quer dizer traçar, fazer plano de, projetar, programar, planificar. Quando pensamos em relação a uma

empresa, existem três tipos de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Pode ser considerado como estratégico todo planejamento realizado no nível institucional da empresa. É orientado para o futuro, de modo que se torna necessário tomar decisões baseadas, muitas vezes, na intuição e no julgamento.

A ação empresarial parte do planejamento estratégico, decidido no nível mais alto da organização, mas para que esse planejamento seja executado, é necessário que seja implementado nos níveis mais baixos da empresa. Quem faz essa transição para que as estratégias sejam colocadas em prática é o nível intermediário (tático). Permite a programação a médio prazo.

Operacional é o nível do planejamento que precisa operar sem as incertezas do ambiente externo, para que funcione com a máxima eficiência possível. O nível operacional do planejamento precisa sempre obter regularidade e produtividade.

CAPÍTULO 7

1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

1.1 - CARACTERÍSTICAS

1 – É projetado no longo prazo.

2 – Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa.

3 – Envolve a empresa como um todo.

O planejamento estratégico é um conjunto de decisões acerca dos fatores que afetam a empresa por longos períodos de tempo. É genérico, portanto necessita ser desdobrado em planos táticos (intermediários) e operacionais, detalhando cada atividade a ser executada.

1.2 - ETAPAS

São sete as etapas que envolvem o planejamento estratégico:

1 – Determinação dos objetivos.

É a determinação das pretensões ou propósitos da empresa, como por exemplo, diminuir os custos de produção sem alterar a qualidade do produto. Os objetivos da empresa podem ser agrupados em 4 categorias: lucro, expansão da empresa, segurança, autonomia.

2 – Análise ambiental externa.

É a maneira pela qual a empresa busca conhecer as necessidades, oportunidades, recursos, dificuldades, ameaças, e contingências que estão a sua volta. Deve abranger o ambiente geral (fatores tecnológicos, políticos, econômicos, legais, sociais, demográficos e ecológicos) e o ambiente de tarefa (clientes, fornecedores, concorrentes e agências regulamentadoras). Pode ser feita através de pesquisas e análises, estudos de previsão, espionagem e sistemas de informação gerencial.

3 – Análise organizacional interna.

É a maneira pela qual a empresa examina seus recursos, sejam financeiros, mercadológicos, produtivos ou humanos, para dessa maneira, identificar suas forças e fraquezas e explorar as oportunidades. A análise organizacional deve levar em conta: missão e visão organizacional, recursos empresariais disponíveis, competências atuais e potenciais, estrutura organizacional, tecnologia, pessoas e cultura organizacional.

4 – Formulação de alternativas.

É a definição das alternativas estratégicas que levarão a empresa a alcançar os objetivos propostos. Pode ser feita dentro de padrões rotineiros ou altamente criativos, utilizando estratégias ativas (agressivas) ou passivas (defensivas).

5 – Elaboração do planejamento.

É a maneira pela qual a estratégia será colocada em prática. A estratégia vai definir “o que fazer”, enquanto que o planejamento irá definir o “como fazer”. Deve envolver todos os níveis da empresa e deve ser resultante do trabalho em equipe da organização. O planejamento estratégico precisa considerar alguns fatores, conhecidos como os sete “S”: staff, style, skill, systems, structure, shared values, superordinated goals.

6 – Implementação e Execução.

É a parte da execução, de colocar os planos em ação. Sem uma execução adequada, a estratégia não acontece, por isso, requer organização, intensa coordenação, incentivo às pessoas, controles, acompanhamento e liderança estratégica por parte de executivo principal e tática e operacional por parte dos gerentes e supervisores. Para implantar com sucesso o planejamento, a empresa deve seguir estes passos: participação das pessoas, comunicação intensiva, preparação prévia do pessoal, reforço contínuo, avaliação sistemática, recompensas por resultados.

7 – Avaliação dos resultados.

É o acompanhamento dos resultados alcançados de maneira contínua. Segundo o sistema de avaliação criado por Kaplan e Norton (Balanced Scorecard – BSC) existem 4 perspectivas a serem consideradas na avaliação dos resultados: financeira, do cliente, dos processos internos e do aprendizado e crescimento.

CAPÍTULO 8

2 - PLANEJAMENTO TÁTICO

2.1 - CARACTERÍSTICAS

1 – É um processo permanente e contínuo.

2 – É sempre voltado para o futuro.

3 – Se preocupa com a racionalidade de tomada de decisões.

4 – Seleciona dentre as alternativas um determinado curso de ação.

5 – É sistêmico.

6 – É iterativo.

7 – É uma técnica de alocação de recursos.

8 – É uma técnica cíclica.

9 – É uma função administrativa que interage diretamente com as demais.

10 – É uma técnica de coordenação.

11

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com