TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

Por:   •  25/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  967 Palavras (4 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE TECNOLOGIA

FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA

COORDENAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

PLANO DE TRABALHO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

  1. DADOS ALUNO

  • NOME: Joel Natan Andrade dos santos
  • MATRÍCULA: 201202140081
  • E-MAIL: Joel.natan.engmec@gmail.com
  1. DADOS DO ORIENTADOR

NOME: Luanna Nayara dos Santos Costa

TITULAÇÃO: Mestre

INSTITUIÇÃO: Instituto de Tecnologia / Faculdade de Engenharia Mecânica – UFPA

E-MAIL: luannansc@yahoo.com.br

  1. DADOS DO TRABALHO

        Estudo de metodologia para implantação e desenvolvimento de sistema de gestão da manutenção em empresa do setor alimentício.

  1. INTRODUÇÃO

        Com a globalização da economia e o aumento da competitividade no mercado, as Empresas são forçadas a introduzirem novas ferramentas e metodologias no gerenciamento de seus processos para garantir a sobrevivência de seu negócio. Estes processos produtivos estão se tornando cada vez mais complexos, e a busca pela excelência em termos de qualidade, segurança, preservação do meio ambiente e custos, são requisitos básicos para a geração de forças competitivas. Para gerenciar esta complexidade organizacional, a manutenção é evidenciada como um dos setores mais importantes das empresas. Dentro deste contexto, o objetivo deste trabalho é identificar as melhores práticas que são utilizadas atualmente, para implementação e desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento da Manutenção. Para isso, realizou-se um levantamento bibliográfico nacional e internacional sobre as práticas mais utilizadas em tal área. Com base nesse levantamento bibliográfico, pode-se dizer que existem inúmeros modos para aumentar a eficiência e eficácia da manutenção, porém devem ser adaptadas para cada caso em particular, para que a gerencia da Manutenção venha atender as particularidades de cada instalação / equipamento.

  1.  A Empresa

        O presente trabalho se dará no sistema de produção da empresa PIPOLANDIA PIPOCAS E SALGADINHOS. Esta empresa Paraense, localizada no município de Ananindeua, atua no mercado desde 2006 produzindo pipocas e salgadinhos. Como uma empresa do ramo de alimentação, ela possui um rigoroso sistema de produção que deve obedecer a normas de higiene e tecnologia de produção. A empresa divide suas atividades em três segmentos: batatas, extrusados de milho e os salgados preparados a base de trigo. Para a confecção destes produtos a empresa dispõe de equipamentos como:

  • Batedor – responsável pela homogeneização da farinha de milho com água.
  • Extrusora: sistemas de roscas, de alta pressão e temperatura, responsáveis pela condução da mistura feita no batedor.
  • Matriz: a massa cozida de farinha de milho passa pela matriz para ganhar a forma final do salgadinho.
  • Empacotadoras: responsáveis pela embalagem dos salgados.

        

        Todos estes equipamentos citados no parágrafo anterior necessitam de um sistema de gerenciamento da manutenção para que a empresa venha evitar paradas não programadas e assim perder produtividade.

  1. JUSTIFICATIVA / IMPORTANCIA DO PROJETO
  1.  Objetivo Geral

        O tema em questão é de grande relevância no gerenciamento estratégico de uma indústria, pois estas práticas têm sido largamente utilizadas como estratégia organizacional para atingir metas e objetivos. Portanto, o objetivo geral deste trabalho é identificas as melhores práticas que estão sendo utilizadas atualmente, para implantação e desenvolvimento dos sistemas de gerenciamento da Manutenção. Como objetivos específicos temos:

        - Revisar os conceitos básicos de manutenção;

        - Escolher a metodologia e ferramentas que mais venham a atender o objetivo da empresa estudada.

        - Identificar os principais fatores que devem ser considerados na escolha das ferramentas pesquisadas.

  1. Justificativa

        Decorrente das condições competitivas imposta pelo nosso mercado regional, e o avanço tecnológico dos equipamentos, a manutenção destes tem sido considerada como uma estratégia para atingir os objetivos organizacionais. Para isso, devemos aplicar soluções eficientes e eficazes nos equipamentos para garantir o aumento de sua confiabilidade e disponibilidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (147 Kb)   docx (41.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com