TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DA BOMBA NUCLEAR

Por:   •  8/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  4.160 Palavras (17 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]


SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO

2  HISTORIA E DESENVOLVIMENTO

2.1 Mercado (consumidores, concorrentes, abrangência)

2.2 Matéria-prima e fornecedores

2.3 Mão-de-obra e qualificação

3. ÓRGÃOS REGULADORES E FISCALIZADORES

4. O PROCESSO

4.1 Evolução histórica

4.2 Etapas do processo

4.3 Nível de automação no processo

5 CONCLUSÃO

6 REFERÊNCIAS


1  INTRODUÇÃO

O trabalho descreve como é o processo de fabricação da bomba nuclear, a maior arma de destruição em massa já feita pelo homem, testada pela primeira vez em 16 julho de 1945 na área de testes de Trinity, em Los Alamos, no Novo México e utilizada em 6 de agosto de 1945, deixando sua marca histórica para o mundo devido o seu alto poder destrutivo.

Será apresentado as etapas do processo desde a extração da matéria prima, o urânio, até a montagem e detonação da bomba, além de toda a física existente por traz de mecanismos elétricos e mecânicos e sua caminhada para chegar ao que conhecemos hoje.

As fontes utilizadas são vídeos do Discovery channel, History, sites de jornalismo, ciência, you tube e sites do governo do Brasil.

2  HISTORIA E DESENVOLVIMENTO

        Tudo começa em 1938 com o físico italiano e naturalizado Estadunidense de 37 anos, Enrico Fermi, por ter desenvolvido o primeiro reator nuclear recebendo o premio Nobel de física em 1938.

        Enrico Fermi foi o responsável por provar ser possível utilizar a grande quantidade de energia contida nos elementos radioativos, logo os Estados Unidos colocaria seus mais brilhantes cientistas, engenheiros, físicos, químicos etc... para desenvolver uma bomba com princípios atômicos de fissão nuclear já que este provou ser possível.

        Em Oak Ridge Tennessee, 1941, a pacata cidade seria sede de um projeto importante e decisivo para o termino da segunda guerra mundial, como parte do projeto Manhattan, Oak Ridge seria a responsável pela construção da bomba nuclear devido seu local cercado de montanhas que serviriam de escudo caso algo desse errado, a desapropriação foi necessária, as pessoas do local foram reembolsados e comunicados que estariam ajudando o pais em um projeto ultra secreto.

        O local mais importante dos Estados unidos, recebeu cientistas, engenheiros, soldados, operários, empreiteiros para criar uma nova cidade de 75 mil trabalhadores, que teria seus edifícios militares concluídos em agosto de 1943.

        Os 9 prédios construídos em Oak Ridge seriam responsável pelo enriquecimento do urânio necessário para a construção da bomba nuclear, a “Little Boy’’.

         Ainda o projeto Manhattan mobilizou a construção da cidade hoje fantasma chamado Hanford localizada as margens do rio Columbia, La foram instalados 7 reatores nucleares para a produção do elemento combustível o plutônio, utilizado na “Fat Man”.

          De Oak Ridge a Los Alamos, Novo México o material radioativo seria transportado até os cientistas que o aguardavam para a montagem da primeira bomba nuclear.

        Julius Robert Oppenheimer, diretor do projeto de construção da bomba nuclear hoje nomeado Pai da bomba atômica concluiu seu projeto de fabricação e testou com sucesso sua primeira bomba em 16 Julho de 1945.

        [pic 6][pic 7]

         

2.1 Mercado

A produção de bomba nuclear esta interrompida e muito menos existe um mercado de consumidores, pois a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) criada em 8 de dezembro de 1953 pelo presidente dos Estados Unidos  Dwight D. Eisenhower onde possui a sede em Viena na Áustria passou a monitorar a utilização de energia nuclear e em especial a produção de bombas nucleares. Em 5 março de 1970 entrou em vigor o “Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares” que atualmente contam com a adesão de 189 países incluindo Estados Unidos, Rússia, França, Reino unido e China que são detentores de bomba nucleares.

Assim qualquer país do tratado que queira pesquisar e realizar testes com a energia nuclear estão sujeitos a inspeções de técnicos do AIEA para verificar se existe intenção de produção de armamento nuclear.

        Alguns que não fazem parte do tratado tentam produzir bombas atômicas como a Coreia do Norte.

2.2 Matéria-prima e fornecedores

A matéria prima é o minério de Urânio, um metal cinza e rígido com propriedades radioativas sendo ela dois isótopos, o Urânio 238 (U-238) e Urânio 235 (U-235) que é adquirido em escavações. Em sua forma natural é chamado de lavra de urânio, ainda não é altamente radioativo e pode ser manuseado sem a utilização de equipamentos específicos de proteção contra radiação, pois possuem apenas 0,3% de Urânio total, mas durante a mineração pode ocorrer contaminação de lençol freático afetando comunidades que utilizam do recurso para plantio e ou consumo próprio.

[pic 8][pic 9]

Fonte: http://www.inb.gov.br/ (galerias)

No Brasil a única exploradora das jazidas de urânio é INB (Indústrias nucleares do Brasil) e atualmente esta explorando no município de Caetité na Bahia, porem a exploração é realizada para a produção de combustível de usina termonuclear para a geração de energia elétrica apenas.

[pic 10]

Segundo as projeções, (Matos ET al, 1999), as reservas brasileiras de urânio possuem 309 mil toneladas, isso representa 5,9% da reserva mundial conhecidas até então.

As reservas do Brasil estão na província de Lagoa Real, Caetité, Maniaçu e São Timóteo localizados no centro-sul do estado da Bahia.

        

2.3 Mão-de-obra e qualificação

Para realizar todo o processo de construção é preciso de vários profissionais com graus de escolaridades e especializações diferentes, pois as tarefas variam de serviços operacionais a administrativos.

Segue a lista de cargos disponibilizados no site da INB (Indústrias nucleares do Brasil):

  • PROFISSIONAL DE APOIO OPERACIONAL E TÉCNICO – PAOT
  • PROFISSIONAL DE APOIO ADMINISTRATIVO E TÉCNICO – PAAT
  • PROFISSIONAL SEGURANÇA QUALIDADE E MONITORAÇÃO - PSQM
  • PROFISSIONAL MINERAÇÃO DE MATETRIAIS NUCLEARES - PMMN
  • PROFISSIONAL DE PRODUÇÃO DE COMBUSTÍVEL NUCLEAR - PPCN
  • PROFISSIONAL DE FABRICAÇÃO DO ELEMENTO COMBUSTÍVEL - PFEC
  • ESPECIALISTA SUPERIOR DE ATIVIDADES DE SUPORTE - ESAS
  • ESPECIALISTA SUPERIOR DE LOGÍSTICA NUCLEAR - ESLN
  • ESPECIALISTA SUPERIOR DE ESTRATÉGIA NUCLEAR – ESEN


3. ÓRGÃOS REGULADORES E FISCALIZADORES

        Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) criada em 8 de dezembro de 1953 pelo presidente dos Estados Unidos  Dwight D. Eisenhower monitora e inspeciona operações de pesquisa, desenvolvimento e utilização de energia nuclear nos países que assinaram o “Tratado de não proliferação de armas nucleares”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)   pdf (498.3 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com