TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE COUROS

Por:   •  28/7/2020  •  Monografia  •  4.545 Palavras (19 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 19

                                                   [pic 1]

 PROJETO DE MELHORIA DE PROCESSOS EM UMA EMPRESA DE COUROS

2019


LISTA DE FIGURAS

FIGURA 1 – PDCA        6

FIGURA 2 – NIVEIS DE ABSTRAÇÃO        7

FIGURA 3 – CADEIA DE VALOR        11

FIGURA 4 – PROCESSOS PRIMARIOS        12

FIGURA 5 – SIPOC        13

FIGURA 6 – ESTADO ATUAL        14

FIGURA 7 – ESTADO ATUAL SUBPROCESSO        15

FIGURA 8 – LEVANTAMENTO DE OPORTUNIDADES        16

FIGURA 9 – GUT        18

FIGURA 10 – GUT        18

FIGURA 11 – ESTADO FUTURO        21

FIGURA 12 – ESTADO FUTURO SUBPROCESSOS        22

FIGURA 13 - INDICADORES        23

FIGURA 14 - PLANO DE AÇÃO        25

FIGURA 15 – INDICADOR PRODUTIVIDADE        27

FIGURA 16 – INDICADOR RETRABALHO        27

FIGURA 17 – INDICADOR CONSUMO DE LIXA        28

FIGURA 18 – INDICADOR SETUP        28


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

1.1 PROBLEMA        5

1.2 OBJETIVO GERAL        7

1.2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

1.3 JUSTIFICATIVA        8

2. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS        9

3. GOVERNANÇA DE PROCESSOS        10

4. CADEIA DE VALOR        10

5. ANÁLISE E DESENHO DO PROCESSO ATUAL        12

5.1 LEVANTAMENTO DE DADOS DO PROCESSO ATUAL        12

5.2 REPRESENTAÇÃO DO PROCESSO ATUAL        13

5.3 ANÁLISE DO PROCESSO ATUAL        15

6. MODELAGEM FUTURA DO PROCESSO        16

7. PROPOSTA DE GERENCIAMENTO DE DESEMPENHO        22

8. PLANO DE IMPLEMENTAÇÃO        24

9. CONSIDERAÇÕES FINAIS        26

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        30

APÊNDICE 1 – MODELAGEM BIZAGI SITUAÇÃO ATUAL        32

APÊNDICE 2 – MODELAGEM BIZAGI SITUAÇÃO FUTURA        39

1. INTRODUÇÃO

        Na busca por melhoria de processos em uma indústria de couros, serão aplicados e praticados os conhecimentos e conceitos relacionados à diferentes fases do BPM.

Esse projeto de melhoria de processos será realizada na empresa ABC, a qual criou sua divisão de couros em 1990 como uma importante parte de sua estratégia para agregar valor à cadeia produtiva. A ABC é uma grande indústria de processamento de couros do mundo, com diversas unidades fabris e centros de distribuição, espalhadas pelo mundo. Atualmente, a unidade de negócios conta com cerca de 10 mil colaboradores em todo o mundo e produz couros nos estágios Wet Blue, semi e acabado para os setores automotivo, moveleiro, de calçados e artefatos.

O acesso privilegiado à matéria-prima, a proximidade dos principais rebanhos, as plataformas de produção e a distribuição nos maiores mercados consumidores contribuem para que a ABC seja referência no mercado e tenha mais proximidade de empresas que precisam de alta capacidade produtiva, qualidade, garantia de entrega e segurança em parcerias duradouras.

A prioridade da ABC é acompanhar todos os processos, desde o cuidado com o transporte, manejo de animais e abate, até o processo de preservação e envio das peles para o curtume.

Nas linhas de processamento de couros, os procedimentos claros e padronizados, aliados a investimentos constantes em tecnologia e capacitação, fazem da ABC uma das empresas mais modernas do mundo, transformando materiais orgânicos em produtos nobres e de qualidade, amplamente usados nas indústrias mundiais.

A ABC preza pela qualidade do seu produto, sustentabilidade e atendimento ao cliente, portanto possui diversas certificações como Leather Working Group (LWG), IAFT 16949:2016, ISO 9001:2015, ISO 14001:2015 e OHSAS 18001:2007. E tem como sua missão: “Sermos os melhores naquilo que fazemos, com foco nas atividades, garantindo os melhores produtos aos clientes, solidez aos fornecedores, rentabilidade aos acionistas e a oportunidade a todos os colaboradores”. E os seus valores são: “Atitude de Dono”, “Determinação” e “Disciplina”.

A empresa em questão autorizou a realização do projeto de melhoria de processos que abrange esse trabalho de conclusão de curso.

        

1.1 PROBLEMA

Este presente projeto visa estudar, compreender e analisar os diversos fatores que influenciam o desempenho do processo de lixamento. O qual, hoje apresenta-se insatisfatório em uma empresa de grande porte no setor coureiro. Baseado no contexto apresentado, o presente trabalho, objetiva responder a seguinte questão de pesquisa:

Como melhorar o processo de lixamento na produção de couros?

Sendo assim, esse projeto irá, com a aplicação dos conhecimentos de BPM e com a metodologia PDCA, otimizar o processo de lixa a partir de análises para encontrar as causas raízes da não performance desejável. Além de realizar um estudo aprofundado sobre os processos e detalhes que tangem o lixamento afim de buscar a padronização.

O BPM (Business Process Management) possui o enfoque para identificar, projetar, executar, documentar, mensurar, monitorar e controlar processos de negócio, com objetivo de obter resultados consistentes alinhados com objetivos estratégicos da organização (ABPMP 3ª versão, 2013). BPM engloba estratégias, objetivos, cultura, estruturas organizacionais, papéis, políticas, métodos e tecnologias para analisar, desenhar, implementar, gerenciar desempenho, transformar e estabelecer a governança de processos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)   pdf (178.5 Kb)   docx (173.6 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com