TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE PESQUISA EM REFERÊNCIA AO ARTIGO: COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE MEGAEMPREENDIMENTOS NO ESTADO DO AMAZONAS

Por:   •  25/10/2018  •  Projeto de pesquisa  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO - UNIJORGE

GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL

PROJETO DE PESQUISA EM REFERÊNCIA AO ARTIGO: COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE MEGAEMPREENDIMENTOS NO ESTADO DO AMAZONAS: RELAÇÃO ENTRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO

Salvador - BA

2018

 

PROJETO DE PESQUISA EM REFERÊNCIA AO ARTIGO: COMPENSAÇÃO AMBIENTAL DE MEGAEMPREENDIMENTOS NO ESTADO DO AMAZONAS: RELAÇÃO ENTRE CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE E DESENVOLVIMENTO

[pic 2]

Salvador – Ba

2018

1 OBJETO

A pesquisa aqui apresentada, tem como tema a Compensação ambiental de megaempreendimentos no estado do Amazonas: relação entre conservação da biodiversidade e desenvolvimento.

2 HIPÓTESE

A principal hipótese é que existem consequências negativas, tanto sociais quanto ambientais, causadas pelas construções dos megaempreendimentos, com ênfase na área de estudo que é o estado do Amazonas. A solução para esta problemática seria compensar os impactos socioambientais causados pela implantação destas grandes obras.

3 METODOLOGIA

Com o intuito de aprofundar tal compreensão, foi utilizado o método exploratório, com a adoção de pesquisa bibliográfica e documental. Para a análise da implementação da Compensação Ambiental no estado do Amazonas, foram obtidos documentos e informações com acesso aos Processos de Compensação Ambiental-PCA instruídos no âmbito dos órgãos ambientais licenciadores e órgãos ambientais como o Conama e o Ibama, além de averiguação in loco dos processos nos setores competentes.

4 OBJETIVOS

A pesquisa, junto aos sujeitos mencionados, tinha por objetivo: atestar que fatores políticos e técnicos em prol aos megaempreendimentos estão vinculados com a importância da infraestrutura, crescimento e desenvolvimento do país mas nem sempre com a responsabilidade socioambiental.

5 JUSTIFICATIVA

Tal esforço se justifica pela importância do tema, visto que a Compensação Ambiental traz consigo uma alternativa para solucionar ou minimizar as desigualdades sociais e regionais do país, desfavorecendo a ampliação da degradação ambiental e marginalização social.

6 REFERENCIAIS TEÓRICOS

Por fim, cabe enfatizar que tal temática vem sendo amplamente estudada a exemplo da autora: BECHARA, Erika. Licenciamento e compensação ambiental na Lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação - Snuc. São Paulo: Atlas, 2009.

O Artigo utilizado para esse trabalho está disponível na Revista Sociedade & Natureza. ISSN:1982-4513 Online V. 29, N. 1 (2017)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (127.3 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com