TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE – OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Por:   •  19/6/2018  •  Resenha  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

TRABALHO:  ESTUDO DE CASO DO PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

DISCIPLINA: SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ALUNA: LUCIANA ANDRADE DE SOUZA

CURSO: ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

PERIODO: 9

DATA: JUNHO/2018

MAT: 201309078866

RECIFE

2018


PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE – OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

HISTÓRIO DO GOOGLE

            O “google” foi fundado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, que desenvolveram um algoritmo que classificava os resultados de busca  da internet com base em quais paginas possuíam maior quantidade de links direcionados. A cultura da empresa foi projetada para encorajar o coleguismo e quebrar  as barreiras para um desenvolvimento rápido de ideias.

            O google criou um programa de publicidade voltado para palavras chaves chamado adwords, onde os publicitários poderiam comprar as palavras chaves e o google exibiam os anúncios para os usuários quando eles digitassem aquelas palavras chaves. Os serviços de publicidades do google permitiram que a empresa a começar ganhar dinheiro. Em 2002, esses serviços lucraram 440 milhões em receita e 100 milhões em lucro. Em 2004 o google abriu o capital e recebeu 2 bilhões de dólares. Em 2011 o google já tinha uma receita de 37,9 bilhões de dólares de receita liquida.

 PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE

           

          Quando o google fez sua oferta publica de aquisição, a empresa tinha em torno de 3000 funcionários, e era administrado como um triunvirato, com  Eric schmidt, Brin e Page. No final de 2012 a empresa passou a ter 35.000. a empresa passou a ter três grupos básicos engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral – administrativo (G&A).

           O google possuía uma atitude dominada por engenheiros. A tomada de decisões  era descrita como voltada para o consenso,  e a empresa era muito plana. Existiam relativamente poucos gerentes. Com isso haviam questões internas sobre a importância geral e a contribuição dos gerentes. A autoridade era derivada do respeito ao próximo.

           No inicio dos anos 2000 O google iniciou um projeto chamado oxigênio que foi iniciado por uma questão fundamental que os executivos da google haviam levantado: gerente são importantes? Essa questão terminou iniciando um projeto de pesquisa de vários anos que por fim terminou criando um programa projetado para ajudar os empregados do google a se tornarem melhores gerentes.

         

 O programa se concentra em oito atributos principais e com ele se pode indicar melhorias estatisticamente significantes nos gerentes:

Os oito comportamentos oxigênio para grandes gerentes:

  • 1 é um bom orientador
  • 2 dá poder para equipe e não faz microgerenciamento
  • 3 expressa interesse e preocupação com o sucesso dos membros da equipe e com o bem estar pessoal
  • 4 É produtivo e voltado para os resultados
  • 5 É um bom  comunicador: escuta e compartilha informações
  • 6 Ajuda no desenvolvimento da carreira
  • 7 Tem uma visão estratégica / clara para a equipe
  • 8 Possui habilidades técnicas centrais que ajudam a aconselhar a equipe

Sabendo o que se torna um gerente bom eles poderiam: ver quais tipos de treinamentos poderiam criar; que tipos de gerentes poderiam precisar de mais atenção em técnicas de liderança; a forma de contratação, etc. Então os atributos do projeto oxigênio são extremamente importantes, mas não são aspiracionais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (109.7 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com