TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?

Por:   •  19/8/2018  •  Dissertação  •  960 Palavras (4 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÂO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?

Thiago Eloi Corrêa Lima

Trabalho da Disciplina:

 FUNDAMENTOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

                                                                Tutor: Prof. Antonio Luis Draque

Recife - PE

2018

FICHAMENTO

TÍTULO: Fundamentos de gerenciamento de projetos 

CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São Importantes?

RESUMO:

        O artigo fala sobre um projeto inovador implantado no Google no final do ano de 2009. Este projeto foi construído com o intuito de analisar o nível de gerenciamento dos gestores de equipes de engenharia da companhia e demonstrar a importância de tal função para o desempenho dos colaboradores e do crescimento desta Megaempresa do ramo de TI.

        O foco do projeto foi trazido pela alta administração nos anos 2000, com o questionamento: os gerentes são importantes?, desta forma foi gerado um projeto de pesquisa em longo prazo, que abrangesse um programa para ajudar os colaboradores do Google a se tornarem melhores gerentes e entenderem a sua importância para a organização.

        Para construir este projeto, inicialmente foi montada uma equipe sobre a direção do PiLab e suportada por Patel, Donovam e Kurkoski, onde nomearam o projeto como: Projeto Oxigênio. Tendo-se uma equipe multidisciplinar os integrantes começaram a levantar o máximo de informações possíveis sobre os funcionários, focando no entendimento do motivo da saída dos funcionários nos anos anteriores e averiguando a ligação de insatisfação do funcionário com algum comportamento gerencial.

        Foram encontradas evidências importantes que o nível de satisfação, de retenção e desempenho era ligado com o nível de gerenciamento das equipes. A pesquisa enxergou que equipes que eram chefiadas por gerentes de notas mais altas, eram mais felizes, tinham melhores desempenhos, eram mais inovadoras, possuíam melhor equilíbrio de vida e desenvolvimento de carreira. Além destes detalhes, a equipe também detalhou que o nível salarial ou de senioridade dos funcionários não eram os motivos de tournover nas áreas e sim os fatores citados.

        Desta forma a equipe liderada por Patel, partiu para elaborar o plano de ação baseado em todos os dados levantados do banco de dados e em entrevistas com funcionários e ex-funcionários. Este plano teve como linhas principais o levantamento dos principais requisitos para um bom gestor de pessoas e aprimoramento do desempenho dos gerentes do Google com treinamentos, pesquisas de feedbacks e motivação através de reconhecimentos e premiações. Com este plano de ação a equipe percebeu que com o andamento do projeto, as partes interessadas haviam mudado e não só a alta administração possuía o interesse nos resultados, mas como todos os funcionários da empresa seriam afetados e deveriam ser envolvidos para aumentar a eficácia do projeto.

        Para implementar a primeira ação a equipe do projeto envolveu a área de operações de pessoal para pensar em como medir os requisitos aplicados na pesquisa. Ficou definido que estes atributos seriam divididos em dois grupos, um para funcionários da organização global de negócios e outra para os gerentes técnicos de engenharia. As pesquisas de feedbacks foram feitas, sendo a primeira em junho de 2010.

        Após a realização das pesquisas, os gerentes receberam os feedbacks e em cima disso foi montada a segunda ação de treinamento em cima dos gaps levantados de cada área gerencial. Como citado no artigo, os gerentes eram incentivados a compartilhar seus relatórios com a equipe e falar abertamente das ações de melhoria que ele enxergava. Os relatórios iniciais fazia referencia a oito atributos, que também podem ser chamados de requisitos em gestão de projetos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (133.1 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com