TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Oxigênio do Google

Por:   •  31/3/2016  •  Resenha  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.439 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Ely Batista do Rêgo Júnior
Mat.: 201601067984

Trabalho da Disciplina

Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,

                                                    Tutor: Prof. ANTONIO LUIS DRAQUE PENSO

Jaboatão dos Guararapes - PE

2016

Estudo de Caso

CASO: Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes são importantes?

No início dos anos 2000 a Google iniciou um projeto chamado Oxigênio, que foi iniciado por causa de uma questão fundamental que os executivos do Google haviam levantado: gerentes são importantes? Essa questão terminou iniciando um projeto de pesquisa de vários anos que por fim terminou criando um programa projetado para ajudar os funcionários do Google a se tornarem melhores gerentes. O programa se concentra em oito atributos principais e com ele se pode indicar melhorias estatisticamente significantes nos gerentes.

Os oitos comportamentos Oxigênio para Grandes Gerentes

  1. É um bom orientador
  2. Dá poder para a equipe e não faz microgerenciamento
  3. Expressa interesse / preocupação com o sucesso dos membros da equipe e com o bem-estar pessoal
  4. É produtivo  e voltado para os resultados
  5. É um bom comunicador – escuta e compartilha informações
  6. Ajuda no desenvolvimento da carreira
  7. Tem uma visão/estratégia clara para a equipe
  8. Possui habilidades técnicas centrais que ajudam a aconselhar a equipe

Sabendo o que torna um gerente bom, eles poderiam: ver quais tipos de treinamentos poderiam criar; que tipos de gerentes poderiam precisar de mais atenção em técnicas de liderança; a forma de contratação; etc.

O Google foi fundado em 1998 por Sergey Brin e Larry Page, que desenvolveram um algoritmo que classificava os resultados de busca da Internet com base em quais páginas possuíam a maior quantidade de links direcionados. A cultura da empresa foi projetada para encorajar o coleguismo e quebrar as barreiras para um desenvolvimento rápido de idéias.

O Google criou um programa de publicidade voltado para palavras-chaves chamado AdWords, onde os publicitários poderiam comprar palavras-chaves e o Google exibia os anúncios para os usuários quando eles digitassem aquelas palavras-chaves. Os serviços de publicidades do Google permitiram a empresa a começar a ganhar dinheiro. Em 2002 esses serviços geraram $ 440 milhões em receita e $ 100 milhões em lucros. Em 2004 o Google abriu o capital e recebeu $ 2 bilhões. Em 2011 o Google tinha uma receita de $ 37,9 bilhões e $ 9,7 bilhões de receita líquida.

Quando o Google fez sua oferta pública de aquisição (OPA), a empresa tinha em torno de 3.000 funcionários e era administrado como um “triunvirato” com Schmidt (Eric Schmidt, antigo Presidente da Novell), Brin e Page. No final de 2012, o número de funcionários do Google era de aproximadamente 35.000. Os funcionários eram organizados em três grupos básicos: engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A).

O Google possuía uma cultura dominada por engenheiros. A tomada de decisões era descrita como “voltada para o consenso” e a empresa era muito plana. Existiam relativamente poucos gerentes. Com isso, havia questões internas sobre a importância geral e a contribuição dos gerentes. A autoridade era derivada do respeito ao próximo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (28.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com