TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Oxigênio do Google Os gerentes São importantes

Por:   •  5/12/2016  •  Trabalho acadêmico  •  848 Palavras (4 Páginas)  •  537 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Fichamento de Estudo de Caso

Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos,

                                                Tutor: Prof. Antônio Luís Draque Penso

2015

Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São importantes?

Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

Garvin, David A.; WAGONFELD, Alison Berkley; KIND, Liz. Projeto Oxigênio do Google: Os gerentes São importantes? Harvard Business School. 2007.

        Da necessidade de melhorias de gestão foi criado o Projeto Oxigênio pelo Google como forma de enfatizar a importância do gerenciamento na empresa, além do desafio de melhorar a qualidade de trabalho e provar a importância dos gerentes para os funcionários.

        O Google foi criado por Sergey Brin e Larry Page, com a concepção de que as decisões seriam tomadas a partir de um consenso entre os funcionários, baseada numa cultura informal dos Engenheiros, cujo lema seria o Google como uma empresa feita de Engenheiros para Engenheiros, sem necessidades de gerentes, considerando-se que qualquer tipo de gestão adotada poderia ser ainda prejudicial à empresa.

        Acreditava-se também que com processos de seleção rígidos e voltados para dados, poderia-se obter funcionários mais bem qualificados. De acordo como Google, este fator seria determinante para o sucesso da empresa e dos seus funcionários.

        O Projeto Oxigênio foi um programa de pesquisa criado para provar a importância dos gerentes e ampliar a sua qualidade de trabalho tendo sua formação composta por um grupo de Operações de Pessoal. Através da utilização de dados já coletados de funcionários que já haviam saído da empresa e, através da análise desses dados em pesquisas, foi observado que os gerentes eram os responsáveis por gerar insatisfação do grupo de funcionários. Foi possível comprovar que os melhores gerentes tinham equipes com melhor desempenho, pois buscavam a inovação e o equilíbrio no trabalho. Em uma dessas pesquisas, foi comprovada a relação entre as melhores gerências com a satisfação da equipe, desempenho e retenção de funcionários.

        Através dessas pesquisas, foi comprovada a importância dos gerentes, sendo possível compreender quais os requisitos necessários para formar um bom gerente. Através de entrevistas qualitativas duplo-cego com gerentes das categorias superiores e inferiores foram obtidos dados e, após uma revisão, foram identificados os oito comportamentos comuns que estão entre os gerentes mais bem avaliados.

Identificados os oito comportamentos, os funcionários de Operações de Pessoal puderam criar um plano de ação para melhorar a qualidade dos gerentes e aumentar a conscientização de sua importância em toda a empresa. Uma das primeiras medidas a ser tomada foi alterar o formato de pesquisa de feedback  realizada anualmente pelo Google focando nos oito atributos de grandes gerentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (108.7 Kb)   docx (27.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com