TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Por:   •  1/9/2019  •  Resenha  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Cirlene Aparecida de Souza

              Trabalho da disciplina: Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

                                               Tutor: Prof. Antonio Luis Draque Penso

Rio de Janeiro

2019


 PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Referências: David A. Garvin, Alison Berkley Wagonfeld, Liz Kind, Havard Business School.

O caso estudado, refere-se a um projeto desenvolvido na empresa Google, a partir de uma  questão levantada pelos seus executivos no início dos anos 2000, que era: " Os gerentes são importantes?" O projeto foi nomeado de Oxigênio, e a partir desde foi gerado uma lista com oito comportamentos, que criaram um  programa de treinamento para ajudar  os funcionários a se tornarem melhores gerentes.

A empresa Google foi criada em 1998, por dois estudantes de doutorado de ciências da computação, Sergey Brin e Larry Page, o ambiente da mesma foi criado informal para poder exercitar a empatia e assim ter um desenvolvimento rápido de ideias.

No  final de 2012 o número de funcionários do Google era de aproximadamente 35.000, com uma cultura dominada por engenheiros, com uma estrutura plana e com muitos funcionários com cargos similares. A empresa suportou o crescimento de funcionários graças ao processo de seleção rigoroso e voltado para dados.

Os criadores do Google tinham a visão que os recursos humanos iam além dos benefícios e revisões de desempenho, sendo assim contrataram um executivo para dirigir e comandar esse setor, que o nomeou de "operações de pessoal". Esse setor não somente cuidava do nível correto de salário e benefícios, como também de detalhes do local de trabalho, como formato de mesas de refeitório. Além dessas funções a "operação de pessoal" ajudava a executar as revisões desempenho, e para isso foi criado um setor dentro da "operação de pessoal", chamado análise de pessoal, cuja missão inicial era "todas as decisões de pessoal devem ser feitas com base em dados" se tornando mais tarde "todas as decisões de pessoal devem ser informadas por dados e análises".

No início de 2009 foi feito um conjunto de questões, cuja pergunta que mais se destacava era "Os gerentes são importantes ?", essa pesquisa era justamente para verificar se os gerentes afetavam o desempenho de sua equipes, a partir dessa questão surgiu um amplo projeto de pesquisa nomeado de Projeto Oxigênio.

Essa pesquisa se iniciou com a revisão de pesquisas com ex-funcionários do Google, com isso a equipe descobriu que o gerente tinha uma relação com os baixos rendimentos e as rotatividades na empresa, porém como não havia alta rotatividade na empresa, essa pesquisa não tinha como comprovar se os gerentes eram motivo de insatisfações, pois os esses dados não correspondiam aos valores da população do Google. Sendo assim a pesquisa avançou para a relação entre os gerentes de altos resultados e os de baixo resultado, e essa pesquisa adicional demonstrou que a retenção de funcionários tinha haver mais com a qualidade do gerente do que a senioridade, desempenho ou promoções. Com esse resultado a pergunta estava respondida, os gerentes são realmente importantes. Surge então uma nova questão "o que os melhores gerentes fazem". Essa  nova pesquisa foi feita por meio de entrevistas com os gerentes e funcionários e também com dados sobre a nomeação do Prêmio Grande Gerente. Assim foram identificados os oito comportamentos comuns entre os melhores gerentes, que seriam : ser um bom orientador, dar poder a equipe e não faz microgerenciamento, expressar interesse pelo sucesso e bem-estar dos membros da equipe, ser produtivo e voltado para os resultados, ser um bom comunicador, ajudar no desenvolvimento da carreira, ter uma visão clara para equipe e possuir habilidades técnicas que ajudam a aconselhar a equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (142.5 Kb)   docx (45.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com