TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE

Por:   •  30/10/2019  •  Resenha  •  1.242 Palavras (5 Páginas)  •  217 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Resenha Crítica de Caso

Bárbara Maria da Silva Brito

Trabalho da disciplina Fundamentos do Gerenciamento de Projetos

                                                Tutor: Prof. Antônio Luiz Draque Penso

Rio de Janeiro

2019

PROJETO OXIGÊNIO DO GOOGLE: OS GERENTES SÃO IMPORTANTES?

Referências: David A. Garvin / Alison Berkley Wagonfeld / Liz  Kind

A execução eficiente de projetos é o fator para o desenvolvimento de qualquer empresa. Entretanto, é preciso buscar direcionar da melhor forma possível as tarefas as quais precisam ser acompanhadas efetivamente. Mas, para muitos empreendedores, nem sempre é fácil delegar tarefas. Sempre há a tendência de centralização das tarefas nas mãos do dono da empresa. Isso pode, entretanto, prejudicar a evolução da empresa e por essa razão, a função de gerenciamento tem uma importância significativa.

Construir uma equipe de trabalho com bons perfis é fundamental para o crescimento de qualquer organização. Nesse contexto, o gerente é uma das peças mais importantes. É ele que vai planejar, controlar e direcionar as rotinas que devem ser seguidas dentro dos diferentes setores da empresa. A função de gerente representa uma posição chave na empresa, por influenciar diretamente no rendimento da corporação. Ele é quem vai controlar e organizar projetos, definir papeis que se façam necessários, atribuir tarefas e acompanhar a equipe.

O projeto oxigênio do google, pensando na evolução e nos melhores resultados para a corporação, conseguiu atingir seu objetivo e demonstrar que os gerentes são de fato importantes para uma empresa. O projeto oxigênio denotou que foi através dos gerentes que obtiveram promissores resultados, os quais resultaram em satisfação no ambiente de trabalho bem como melhores desempenhos dos colaboradores.

A identificação dos comportamentos comuns destacados nos gerentes foi de supra importância para a elaboração de um plano de ação, onde o foco era contribuir para o desenvolvimento dos gerentes, buscando a evolução nos pontos que precisavam de melhorias para atuar eficientemente na sua gestão. Através de treinamentos e elaboração de relatórios compartilhados com todos da equipe, fazendo-os parte do processo melhorando, dessa forma, o desempenho esperado de todos da equipe.

A troca de experiência foi enriquecedora. Nas pesquisas realizadas, a empresa optou por adquirir a opinião dos seus próprios funcionários para buscar entender o que era necessário para ter o sucesso almejado.

A visão de futuro da Gloogle foi e é surpreendente. É fato que sem estas preocupações na qualidade do gerenciamento, a empresa não teria crescido com a mesma desempenho, qualidade e rapidez. Estima-se um crescimento e sabiam que tinham chances para ter o sucesso almejado e para que isto ocorresse efetivamente, precisava se preparar.

Fundada em 1998 e com levantamento em investimento de $26 milhões, praticamente em 01 ano, formou-se a idéia oficial de ser de fato transformada em uma organização. No final do ano seguinte, a nova sede já estava situada em Mountain View e estabelecida uma cultura mais informal, visando o bem estar e o bom relacionamento entre os colaboradores.

Efetuada parcerias com grandes empresas, e também com a criação de um programa de publicidade, com o nome de AdWords, a empresa Google alavancou rapidamente os lucros e em 2002 já atingia a marca de $440 milhões em receita e $100 milhões em lucros, contando, nesse período, com apenas 700 colaboradores. A cada ano, empresa crescia cada vez mais, atingindo cerca de $37,9 bilhões e $9,7 bilhões na receita líquida.

Enquanto a empresa alavancava na receita, o número de colaboradores crescia, e em 2012 já estimava-se em torno de 35.000 funcionários. Isso ocorreu também devido às aquisições efetivadas pela empresa, a exemplo da aquisição do YouTube e a Motorola Mobility. A perspectiva da empresa era ter um reconhecimento avassalador no mercado corporativo, com os melhores profissionais envolvidos em sua gestão. E conseguiu.

Cada colaborador é peça fundamental para que os projetos e atividades sejam de fato concretizados. A empresa Google não foi indiferente a esta questão. Os Gerentes/executivos conseguiram obtiver o espaço que precisavam para se sentir parte do processo, e assim contribuir de forma mais precisa nos resultados, sem centralização e sim, com maior participação e ação dos Gerentes envolvidos nos processos.

Quanto a estrutura da empresa, os colaboradores eram organizados em três grupos funcionais básicos:  engenharia, organização global de negócios (vendas) e geral e administrativo (G&A).  

A empresa Google passou por um ponto crítico e se tornou adepta ao desenvolvimento de gerenciamento. É perceptível que muitos gerentes aprenderam bastante e traçaram melhorias em suas competências gerenciais com o advento do projeto.

No âmbito do RH, parceiros de negócios puderam trabalhar junto aos gerentes com níveis mais baixos, ou seja, aquele que obtiveram notas abaixo da média em medições de produtividade, ajudando-os a desenvolverem novas habilidades. A maioria dos resultados baixos tenderam a estimular ações de melhoria.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (46.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com