TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Critica de Artigo - Projeto Oxigênio da Google

Por:   •  10/8/2019  •  Resenha  •  432 Palavras (2 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 2

Ao reunir excelentes profissionais com os mesmos objetivos, é normal que eles acreditem que não é necessário gestores. Essa conclusão precipitada é comum por conta das experiências anteriores que esses profissionais tiveram com seus antigos gestores, que muitas vezes tinham competências técnicas muito boas, mas não sabiam gerir pessoas.

Através do Projeto Oxigênio, a Google revolucionou a forma de gerenciar pessoas. Foi uma ideia simples, mas que ninguém havia feito ainda (ao menos não na escala que a Google fez). De acordo com o artigo, ao fazer as pesquisas com os colaboradores,foram identificados oito comportamentos que caracterizam um bom líder. São eles: ser um bom mentor; delegar poderes à equipe e não praticar a microgerência; expressar interesse e preocupação com o sucesso e bem-estar dos membros da equipe; ser produtivo e orientado à resultados; ser um bom comunicador — ouvir e compartilhar informações; contribuir com o desenvolvimento da carreira de membros da equipe; ter visão estratégica e clara para a equipe; ter habilidades técnicas cruciais que permitem aconselhar a equipe.

Acredito que a pesquisa foi bastante assertiva e todas essas competências são essenciais para o profissional ser considerado além de um bom gerente, um ótimo líder. Afinal, os colaboradores não precisam de alguém que ensine a fazer seu trabalho ou alguém que lhes diga o que fazer, isso tudo eles já sabem. Mas eles são pessoas, e como todas as pessoas, eles tem necessidades socioemocionais. Eles precisam sentir-se ouvidos, valorizados, saber que estão construindo sua carreira, ter o feedback do seu trabalho para saber onde precisam melhorar, e claro, continuar aprendendo, se desenvolvendo.

Através dos dados apresentados pelo Projeto, os colaboradores reconheceram a importância dos gerentes, e forneceram feedbacks para seus gerentes saberem em quê podiam melhorar. Ainda segundo o artigo, foram diretrizes inclusivas, não fórmulas rígidas; e o departamento de pessoas construiu programas de avaliação e treinamento em torno desses resultados apresentados pelo Projeto Oxigênio. Essas iniciativas facilitaram as mudanças pelas quais os gerentes tiveram que passar. Depois disso, em 2 anos, a pontuação da pesquisa de classificação de gerentes subiu de 83% para 88%.

Outra consequência do Projeto foi o aumento da satisfação dos colaboradores. Com profissionais motivados e felizes, o risco deles quererem abandonar a empresa é muito pequeno. Além disso, a organização é formada por pessoas. Se as pessoas estão felizes, elas tendem a produzir mais e melhor. Contudo, a pesquisa não foi capaz de descobrir o impacto real desses fatores na produtividade, nas vendas e na rentabilidade da empresa. Ainda assim, investir no bem-estar e desenvolvimento pessoal dos colaboradores é importante para o futuro do trabalho e da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (38.6 Kb)   docx (7.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com