TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPOSTA DE MAPEAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA EM MOSSORÓ

Por:   •  13/5/2021  •  Artigo  •  3.365 Palavras (14 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMIÁRIDO – UFERSA                                     [pic 1]

CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA                                          

Trabalho de Conclusão de Curso (2020.2) 

[pic 2]

PROPOSTA DE MAPEAMENTO E ESTRUTURAÇÃO DO SETOR DE LOGÍSTICA DE UMA EMPRESA EM MOSSORÓ.

Matheus Belmino de Sena¹, André Pedro Fernandes Neto²

Resumo: No dia a dia das organizações, são intrínsecas as tomadas de decisões envolvendo somas consideráveis de recursos. O objetivo desse trabalho é mapear todos os processos do setor de logística da empresa, encontrar os gargalos, buscar soluções para supri-los e por fim apresentar essa solução como proposta de melhoramento para o setor, dessa forma diminuir custos, diminuir tempo de operação e evitar ociosidade de mão de obra. Para realizar tal tarefa, foi necessário mapear os processos de cada subsetor da logística por meio de uma entrevista e utilizando do Software Bizagi Modeler para digitalizar as operações, a partir disso, encontrar os gargalos, solucionar, interligar as funções e propor as melhorias da forma mais viável possível.  

Palavras-chave: Mapeamento de processos, proposta de melhoramento, Software.

Abstract: In the day-to-day life of organizations, decision making involving considerable sums of resources is intrinsic. The objective of this work is to map all the processes of the company's logistics sector, find bottlenecks, seek solutions to supply them and, finally, present this solution as an improvement proposal for the sector, thus reducing costs, decreasing uptime and avoid idleness of labor. To accomplish this task, it was necessary to map the processes of each logistics subsector through an interview and using the Bizagi Modeler Software to digitize the operations, from there, find the bottlenecks, solve, interconnect the functions and propose the improvements in the way as viable as possible.

Keyword: Process mapping, improvement proposal, Software

  1. INTRODUÇÃO

O mapeamento dos processos tem sido cada vez mais necessário para um moderno modelo de gestão, dessa forma sua aplicabilidade tem se tornado crucial para uma padronização eficiente e consequentemente o sucesso da empresa. O processo enxuto, otimizado, atendendo todas as necessidades não é fácil e nem simples de se construir, entretanto se elaborado de forma coerente e aplicado, pode ser o marco para o sucesso da empresa.

O atual cenário competitivo empresarial exige que as organizações busquem, constantemente, aperfeiçoar seus processos de produção e a qualidade de seus produtos. Para Ribeiro et al. (2006) a competitividade das empresas na atualidade está associada à habilidade de gerar valor ao cliente através de uma relação custo-qualidade-tempo.

O mapeamento de processo é usado para compreender como o trabalho se desenvolve em uma organização ou sistema e, utilizam-se diagramas de fluxo do processo que fornecem detalhes sequenciais de como a tarefa é executada. Esta técnica gera um vocabulário que permite não só estudar como o processo está acontecendo, como também, determinar problemas, limitações e oportunidades de melhorias (O'BRIEN et al., 1994; ALVARENGA et al., 2013).

A proposta apresentada tem como objetivo mapear os processos do setor de logística e estoque, detalhar os mesmos, encontrar os gargalos, estudar uma maneira de suprir os gargalos, otimizar os micro processos e padronizar de forma a ter menos custos e gerar mais lucratividade. O entendimento sobre o que são gargalos e como suprir, uma comunicação fluída e clara entre empresa e cliente e a mesma comunicação também entre os funcionários pode ser a maneira mais eficiente de tocar um bom negócio. A escolha desse tema foi devido a todos esses problemas apresentados anteriormente ocorrerem no setor de logística e estoque.

  1. REFERENCIAL TEÓRICO

Nesta seção, são abordados temas que embasam conceitualmente a problemática da pesquisa em questão. Nas primeiras subseções são descritas questões relacionadas a logística, o estoque, mapeamento de processos, os gargalos, por fim, é apresentado na última subseção o software a ser utilizado.

  1. Logística

Existem duas origens mais conhecidas para o termo e o significado de logística da forma como conhecemos hoje. Ambas estão intimamente relacionadas às guerras e à preparação necessária para dar conta desses momentos.

A Grécia Antiga é a primeira suposição do local de origem da logística. Nesta região foi onde surgiu o termo “logistikas”, que significa cálculo e raciocínio, no sentido matemático. Em derivação desse termo, os militares responsáveis pelos assuntos financeiros e pela distribuição de suprimentos em meio às batalhas, eram chamados de “logistikos”. Nos Impérios Romano e Bizantino também era usual essa nomenclatura.

A segunda suposição vem do verbo francês “loger”, que significa alojar ou acolher, e deu origem à palavra “logistique”. O termo passou a ser utilizado nos estudos do teórico Barão Antoine Henri Jomini, militar que estudou a guerra, dividindo-a em 5 grandes partes: estratégia, grandes táticas, logística, engenharia e táticas menores. Com essa divisão, ficou definido logística como “a arte de movimentar exércitos”.

Ao acompanhar Napoleão Bonaparte na organização das guerras, execução de planejamentos estratégicos de transporte de tropas, armamentos e de distribuição de suprimentos, Jomini detectou a necessidade da logística e descreveu-a em sua obra “Sumário da Arte da Guerra”.

A Logística, de acordo com o Council of Supply Chain Management Professionals (2013), é definida como a parte do gerenciamento da cadeia de suprimentos que planeja, implementa e controla o fluxo e o armazenamento eficiente e econômico dos bens, bem como as informações a eles relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de atender às exigências dos clientes. Portanto, esta tem a missão de disponibilizar aos consumidores os bens ou serviços no prazo acordado, no lugar e nas condições adequadas (BALLOU, 1997; GONZÁLES, 2002). A gestão da Logística integrada compreende, então, o suprimento (fornecedores-empresa), o apoio à produção (empresa), a distribuição física (empresa-consumidores) e a Logística reversa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)   pdf (684.2 Kb)   docx (465.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com