TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

Por:   •  10/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  830 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

        [pic 1]

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

PRÁTICA DE ENSINO: OBSERVAÇÃO E PROJETO (PE:OP)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

RELATO DE OBSERVAÇÃO

Jaime Ayres de Oliveira Junior RA 1853003

BAURU

2018

AMBIENTES EDUCATIVOS ESCOLARES ENCONTRADOS

Creche Sementinhas

Localizada no município de Bauru, Estado de São Paulo, a referida escola situa-se a Rua Maria Rosa, 3-27, Vila Independência. Atualmente atende 90 crianças com idades entre um ano e oito meses até cinco anos e sete meses da educação básica e seu funcionamento é de período integral, das 07:10h da manhã até às 17:00h.

Conta com 13 funcionários, tanto de meio período quanto de período integral, com diferentes graus de formação. Em períodos alternados, voluntários da Igreja Cristã Missionária de Bauru, como dentistas, cozinheiras, professora de balé, Kung-fu e pastor se revezam para atender as demais demandas da creche, como atendimento odontológico e aconselhamento pastoral às funcionárias, sendo totalmente sem financiados pela igreja mantenedora.

A Prefeitura Municipal de Bauru mantém com a creche um convênio, no qual envia mensalmente alimentação para todos os períodos do dia (café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar) além de auxiliar com parte da folha de pagamento dos funcionários. Sendo assim, a instituição escolar deve obedecer ao calendário estipulado pela Secretaria da Educação.

Seu prédio possui 3 salas de aula, uma possui um banheiro adaptado com vaso e pias para crianças menores, uma sala de multimeios para a prática do balé às quintas-feiras pela manhã com as meninas do Infantil IV e V e de Kung-fu no período da tarde do mesmo dia para os meninos das mesmas salas, além disso, a sala também é utilizada para a prática de brincadeiras, jogos e sala de TV. Há também uma brinquedoteca, dois banheiros, sendo um adaptados para cadeirantes, sala para os funcionários, secretaria, área de serviço, despensa, cozinha, refeitório. Na área externa existe um quiosque com motocas, um tanque de areia com uma amoreira, balanços, escorredor e ponte e uma casinha de bonecas com diferentes tipos de brinquedos.

No momento atende crianças do bairro e entorno mas, por ter sido inaugurada somente há dois anos, para completar o quadro de alunos, em seu primeiro ano de funcionamento aceitou crianças de diversas faixas de renda. Em seu segundo ano foi feita uma avaliação socioeconômica, buscando atender somente crianças de baixa renda. Hoje, seu público é misto.

AMBIENTES EDUCATIVOS NÃO ESCOLARES ENCONTRADOS

Salão de Beleza Toda Bonita

O salão se encontra na Rua Felicíssimo Antônio Pereira, 4-33 Vila Independência, atende de terça à sábado, das 08:00h às 19:00, somente mulheres e com horário marcado, promovendo não somente corte e coloração, mas também manicure, depilação e sobrancelhas das pessoas da região e entorno. A sala possui somente um ambiente onde são feitos os cortes, pintura, etc, e um banheiro para atende-las, pois foi feito um pequeno salão na frente da casa.

Drogaria Droga A

Este estabelecimento situa-se a rua Felicíssimo Antônio Pereira, 4-68 Vila Independência, com horário de funcionamento das 08:00h às 20:00h, de segunda à sábado. A farmácia se encontra em uma casa que foi adaptada para ser um estabelecimento comercial, possuindo quatro quartos que não são utilizados, apenas para um pequeno depósito de medicamentos (pouco estoque). Conta ainda com dois banheiros e um pequeno quintal no fundo e, não possui garagem, que foi transformada na entrada da farmácia.

Fortmaq

Loja especializada na manutenção e conserto de máquinas de lavar, microondas, geladeiras entre outros equipamentos domésticos de diferentes marcas. Encontra-se na Rua Felicíssimo Antônio Pereira, 5-17. Seu horário de funcionamento é de segunda à sexta das 09:00h às 18:00h. Novamente aqui, uma casa foi transformada em estabelecimento comercial, contando com três quartos um servindo como depósito e os outros dois para manutenção dos equipamentos e dois banheiros. Também não possui garagem, pois foi convertida em recepção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (167.1 Kb)   docx (63.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com