TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR

Por:   •  5/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS FLORIANÓPOLIS

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE METAL-MECÂNICA

CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR - circuito integrado com 555

FLORIANÓPOLIS, 2018.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA - CAMPUS FLORIANÓPOLIS

DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE METAL-MECÂNICA

CURSO SUPERIOR EM ENGENHARIA MECATRÔNICA

CAROLINA SAYURI

PRÁTICA DE PROJETO INTEGRADOR - circuito integrado com 555

Relatório de pesquisa submetido à Unidade Curricular de Metodologia de Pesquisa e Projeto Integrador I, da 1ª fase, turma 2018.2 do Curso superior em Engenharia Mecatrônica do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Florianópolis.

Orientadores:

Prof.ª Dr.ª Claúdia R. Silveira

Prof. Me. Cassiano Bonim

Prof. Me. Francisco Edson N. de Melo

FLORIANÓPOLIS, 2018.

SUMÁRIO

1

2

3

INTRODUÇÃO .................................................................................................

PROCEDIMENTO E DISCUSSÃO ...............................................................

CONSIDERAÇÕES FINAIS ...........................................................................

REFERÊNCIAS ................................................................................................

04

05

08

09

1 INTRODUÇÃO

Os circuitos integrados estão presentes nos mais diversos aparelhos eletrônicos, pois apresentam uma ampla gama de utilidades, sua principal estrutura é o frágil chip, feito por um pequeno substrato retangular minúsculo de cristal de silício de alta pureza onde são impressas milhões de elementos dos circuitos.

O circuito integrado 555 é um dos mais simples e resistentes do mercado, recebeu esse nome em uma alusão a rede interna de divisor de tensão com três resistores de 5k (1k = 1000ohms) que servem para identificação de tensão para os compradores. Foi projetado por Hans R. Carmezind em 1970 e comercializado em 1973, composto por 23 transistores, 2 diodos e 16 resistores num chip em um encapsulamento duplo em linha (DIP) de 8 pinos. Ademais usado geralmente como temporizador ou multivibrador, o 555 tem três modos de operação:

• Modo monoestável: nesta configuração, o CI 555 funciona como um disparador. Suas aplicações incluem temporizadores, detector de pulso, chaves imunes a ruído, interruptores de toque, etc.

• Modo astável: o CI 555 opera como um oscilador. Os usos incluem pisca-pisca de LED, geradores de pulso, relógios, geradores de tom, alarmes de segurança, etc.

• Modo biestável: o CI 555 pode operar como um flip-flop, se o pino DIS não for conectado e se não for utilizado capacitor. As aplicações incluem interruptores imunes a ruído, etc.

Dessa forma nesse trabalho verificaremos como foi a montagem de um multivibrador astável com o 555 em uma matriz de contato juntamente com leds para demonstrar o tempo em modo baixo e o tempo em modo alto.

2 Procedimento e discussão

Primeiramente, o procedimento realizado foi o ajuste da tensão para 5v e por meio de um curto-circuito na fonte o ajuste da corrente para 0,15 amperes, posteriormente conectada a matriz de contatos para fornecer corrente ao sistema. Dessa maneira, o ci 555 foi instalado juntamente com resistores de 330ohms e um capacitor, que tem direta influência sobre o tempo em nível alto e o tempo em nível baixo do ci apontados pelos 2 LEDs, um em cor vermelha e outro em cor verde.

Dado um breve resumo do circuito montado, é necessário alguns conhecimentos teóricos e matemáticos para se entender o que ocorre “dentro” do circuito, de uma forma breve o oscilador produz uma onda com a energia fornecida a ele, com os tempos em nível alto representando a crista da onda e o os tempos em nível baixo os vales, a frequência da onda e o seu período podem ser calculados facilmente no site OHMS LAW CALCULATOR indicado pelos professores, para valores de R1 (resistência 1)= 220Ω, R2 (resistência 2)=47Ω e C (capacitor)=10µf. A imagem abaixo foi retirada do site indicado e com os valores fornecidos obtivemos os seguintes resultados:

Observa-se que a frequência é equivalente a 0,098Hz e o período (intervalo de tempo para a repetição) é de 10,227s no total, passando 8,696s no nível alto, momento no qual o LED vermelho permanece aceso, e o 1,531s

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (15.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com