TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA

Artigos Científicos: PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2015  •  316 Palavras (2 Páginas)  •  983 Visualizações

Página 1 de 2

PRÁTICA PROFISSIONAL SUPERVISIONADA - PPS

ALEX VERÍSSIMO DOS SANTOS

EDUCAÇÃO, SOCIEDADE E TRABALHO: ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DA EDUCAÇÃO

O objetivo desta atividade é elaborar um texto explicativo a partir de observações feitas no decorrer da semana na escola em que atuo, tais como: as condições de trabalho na minha função e nas dos demais funcionários, assim como o relacionamento dos funcionários com os alunos e seus familiares.

A educação brasileira encontra-se em constante embate, tanto entre estudiosos e pesquisadores, como nos meios de comunicação. Todos apontam possíveis causas dos problemas estruturais (física e pedagógica) e financeiros acerca da precariedade da nossa educação. É claro que a minha opinião não poderia ser diferente, principalmente quando faço parte de tal contexto educacional. Mas, apesar de todos saberem das dificuldades que o país apresenta correlacionado ao âmbito escolar, não se pode deixar de observar que muitas vezes nos omitimos enquanto funcionários.

As condições de trabalho não são as melhores, falta muito para que possamos dizer que temos um sistema educacional pelo menos razoável. Contudo, a falha não está somente no sistema gestacional financeiro e pedagógico. Também está em nós enquanto funcionários e cidadãos, partindo do pressuposto de que não cumprimos com nossas obrigações porque o sistema não nos possibilita. Um sistema educacional falho não é motivo para tratarmos mal os alunos e/ou familiares.

O que se vê dentro da escola pública geralmente é a falta de compromisso, ética, competências e habilidades profissionais. Os meus colegas criticam os que tentam cumprir com suas obrigações taxando-os de “puxa-saco”. O diretor bom é aquele que tudo permite, tentar fazer o oposto é estar contra eles ou persegui-los. O problema ou deficiência dos serviços públicos são causados por outros ou por algo, menos por nós mesmos. Enquanto não nos vermos como parte deste todo, e tentar mudar este quadro a partir de nós mesmos, a promessa de um futuro melhor estará cada vez mais distante da realidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com